Como trabalhar equilíbrio e coordenação com berçário
Aqu
Aqui
sugerimos várias atividades para ajudar a desenvolver a coordenação e o
equilíbrio dos bebês do berçário, separados por faixa etária confira!!!
0 a 4 meses
• Deitar o bebê de bruços, deixando objetos a frente.
• Pegar um chocalho e balança-lo em todas as direções para que o bebê acompanhe com a cabeça.
• Deixar o bebê de bruços em cima de um rolo para sustentar a cabeça.
• Estimular o rastejar com dissociação de braços.
• Estimular o rolar no colchão ou em cima bola.
• Colocar músicas relaxantes e massagear o seu bebê, para um melhor efeito dê banho em seguida.
5 a 10 meses
• Propor exercícios para pegar, amassar, lançar, objetos, quebra-cabeças com peças grandes, encaixes, empilhagens...
• Colocar
em cima de um rolo deixar o bebê em cima e balancear, e em seguida
deixar as mãos apoiadas no chão para fortalecer braços.
• Utilizar uma bola grande e fortalecer coluna e pernas realizando a flexão.
• Incentivar
o sentar, rastejar, controlar a postura sentado em cima do rolo com ou
sem auxílio, permanecer em pé segurando em carrinhos de empurrar e
estimular o engatinhar.
10 meses a 1 ano e três meses
• Propor
circuitos que promovam os conteúdos rolar, engatinhar, rastejar,
saltar, pular, passar por cima e por baixo de cordas ou bambolês.
• Confeccionar um cabo de vassoura como apoio para caminhar.
• Fortalecer pernas e coluna através da manipulação dos pais.
• Entrar dentro de um túnel para estimular o conceito de dentro e fora.
• Usar músicas que envolvam expressividade para que conheçam animais, objetos, partes do corpo,etc.
• Estimular
autonomia e noções de A.V.D (atividade da vida diária) como: escovar os
dentes, comer sozinho, pentear cabelo, vestir-se sozinho, etc.
Outras dicas também muito importantes!!!
• Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.
• Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as.
•
Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos
objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar
objetos, encaixar etc.
• Proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.
• Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
O que toda professora de maternal precisa saber
Com
o objetivo de facilitar o trabalho do professor da turminha do
maternal, sugerimos algumas atividades e práticas a serem aplicadas para
as crianças dessa fase escolar. Aproveite!
• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa.
• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.
• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que eleaprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.
• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Conte histórias infantis, porém curtas.
• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
• Incentive e desenvolva a fala,
conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia,
possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando
somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de
sua linguagem.
• Trabalhe com garatujas,
utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache
atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de
forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.
• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo
a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com
formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de
encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a
criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.
Como trabalhar equilíbrio e coordenação com berçário
Aqu
Aqui
sugerimos várias atividades para ajudar a desenvolver a coordenação e o
equilíbrio dos bebês do berçário, separados por faixa etária confira!!!
0 a 4 meses
• Deitar o bebê de bruços, deixando objetos a frente.
• Pegar um chocalho e balança-lo em todas as direções para que o bebê acompanhe com a cabeça.
• Deixar o bebê de bruços em cima de um rolo para sustentar a cabeça.
• Estimular o rastejar com dissociação de braços.
• Estimular o rolar no colchão ou em cima bola.
• Colocar músicas relaxantes e massagear o seu bebê, para um melhor efeito dê banho em seguida.
5 a 10 meses
• Propor exercícios para pegar, amassar, lançar, objetos, quebra-cabeças com peças grandes, encaixes, empilhagens...
• Colocar
em cima de um rolo deixar o bebê em cima e balancear, e em seguida
deixar as mãos apoiadas no chão para fortalecer braços.
• Utilizar uma bola grande e fortalecer coluna e pernas realizando a flexão.
• Incentivar
o sentar, rastejar, controlar a postura sentado em cima do rolo com ou
sem auxílio, permanecer em pé segurando em carrinhos de empurrar e
estimular o engatinhar.
10 meses a 1 ano e três meses
• Propor
circuitos que promovam os conteúdos rolar, engatinhar, rastejar,
saltar, pular, passar por cima e por baixo de cordas ou bambolês.
• Confeccionar um cabo de vassoura como apoio para caminhar.
• Fortalecer pernas e coluna através da manipulação dos pais.
• Entrar dentro de um túnel para estimular o conceito de dentro e fora.
• Usar músicas que envolvam expressividade para que conheçam animais, objetos, partes do corpo,etc.
• Estimular
autonomia e noções de A.V.D (atividade da vida diária) como: escovar os
dentes, comer sozinho, pentear cabelo, vestir-se sozinho, etc.
Outras dicas também muito importantes!!!
• Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.
• Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as.
•
Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos
objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar
objetos, encaixar etc.
• Proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.
• Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
O que toda professora de maternal precisa saber
Com
o objetivo de facilitar o trabalho do professor da turminha do
maternal, sugerimos algumas atividades e práticas a serem aplicadas para
as crianças dessa fase escolar. Aproveite!
• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranquila e gradativa.
• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.
• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que eleaprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.
• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Conte histórias infantis, porém curtas.
• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
• Incentive e desenvolva a fala,
conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia,
possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando
somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de
sua linguagem.
• Trabalhe com garatujas,
utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache
atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de
forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.
• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo
a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com
formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de
encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a
criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário