Como trabalhar o fazer musical com maternal de berçário
Trabalhar
com música com a turminha pequena além de desenvolver o gosto pela
música, estimula a percepção dos sons e ajuda também a desenvolver as
habilidades musicais.
Aí
vão algumas dicas e práticas que podem ser aplicadas em sala de aula e
que com certeza vão te auxiliar nesta tarefa. As dicas podem ser
aplicadas tanto para turmas de maternal quanto para outras turmas, como
creche e berçário. Tome nota!
· Propicie a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
· Leve a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
· Estimule a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés);
· Favoreça a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
· Promova o contato com obras musicais diversas;
· Grave as produções e interpretações das crianças;
· Realize, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
. Promova passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
· Ofereça oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
· Confeccione materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças da turma;
· Conte histórias enfatizando os sons existentes;
· Proporcione a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
· Promova a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).
·
As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período.
Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para
desenvolvimento oral.
· Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
Plano de aula para trabalhar desafios corporais com berçário
Objetivos
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.
Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.
Desenvolvimento
Na
maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se
movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de
modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um
de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física
proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a
importância desses momentos.
Outro
fator importante é a presença do adulto. Ainda que simples, certas
atividades podem paralisar uma criança que sinta medo ou dificuldade em
realizá-las - e o educador ajuda tanto a evitar acidentes quanto a dar
mais confiança aos pequenos. Além disso, o adulto deve ficar atento às
etapas do desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis
demais, não estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis,
não despertam o interesse em superar limites. Portanto, as atividades
até podem ser as mesmas para as diferentes faixas etárias da creche, mas
pequenas variações em seu planejamento e execução são muito bem-vindas.
Atividade 1
Uma
proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a
passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e
assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro
obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a
regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração,
estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2
No
pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para descida.
Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser interessante.
Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma,
a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada
criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os
pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos
estímulos à outra mão.
Atividade 3
Propostas
que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o
desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar
uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega
envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e
trabalho em equipe.
Atividade 4
Aproveite
que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre
imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo,
minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e guepardos
correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante
reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as
crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Atividade 5
Bolas
variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão,
handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma
competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa
etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e
dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode
incrementar ainda mais o trabalho.
Avaliação
Faça
anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para
compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das
atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir
realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das
possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda
orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de
também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos
filhos.
Como trabalhar o fazer musical com maternal de berçário
Trabalhar
com música com a turminha pequena além de desenvolver o gosto pela
música, estimula a percepção dos sons e ajuda também a desenvolver as
habilidades musicais.
Aí
vão algumas dicas e práticas que podem ser aplicadas em sala de aula e
que com certeza vão te auxiliar nesta tarefa. As dicas podem ser
aplicadas tanto para turmas de maternal quanto para outras turmas, como
creche e berçário. Tome nota!
· Propicie a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
· Leve a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
· Estimule a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés);
· Favoreça a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
· Promova o contato com obras musicais diversas;
· Grave as produções e interpretações das crianças;
· Realize, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
. Promova passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
· Ofereça oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
· Confeccione materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças da turma;
· Conte histórias enfatizando os sons existentes;
· Proporcione a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
· Promova a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).
·
As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período.
Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para
desenvolvimento oral.
· Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
Plano de aula para trabalhar desafios corporais com berçário
Objetivos
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.
Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.
Desenvolvimento
Na
maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se
movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de
modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um
de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física
proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a
importância desses momentos.
Outro
fator importante é a presença do adulto. Ainda que simples, certas
atividades podem paralisar uma criança que sinta medo ou dificuldade em
realizá-las - e o educador ajuda tanto a evitar acidentes quanto a dar
mais confiança aos pequenos. Além disso, o adulto deve ficar atento às
etapas do desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis
demais, não estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis,
não despertam o interesse em superar limites. Portanto, as atividades
até podem ser as mesmas para as diferentes faixas etárias da creche, mas
pequenas variações em seu planejamento e execução são muito bem-vindas.
Atividade 1
Uma
proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a
passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e
assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro
obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a
regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração,
estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2
No
pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para descida.
Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser interessante.
Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma,
a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada
criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os
pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos
estímulos à outra mão.
Atividade 3
Propostas
que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o
desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar
uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega
envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e
trabalho em equipe.
Atividade 4
Aproveite
que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e mostre
imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por exemplo,
minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e guepardos
correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser interessante
reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que ajuda as
crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Atividade 5
Bolas
variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão,
handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma
competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa
etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e
dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode
incrementar ainda mais o trabalho.
Avaliação
Faça
anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não para
compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das
atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir
realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das
possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda
orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de
também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos
filhos.
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