Técnicas de Alfabetização

Técnicas de Alfabetização
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.

As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
  • técnicas de leitura
  • técnicas de escrita

Técnicas de Leitura

  • Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
  • Leituras de textos em conjunto.
  • Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos

Técnicas de Escrita

  • A criança deve perceber a forma das letras.
  • O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
  • Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
  • Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.


Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.

AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.


Autora: Maria de Fátima Saramago Quinet A. de Oliveira



Técnicas de Alfabetização
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.

As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
  • técnicas de leitura
  • técnicas de escrita

Técnicas de Leitura

  • Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
  • Leituras de textos em conjunto.
  • Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos

Técnicas de Escrita

  • A criança deve perceber a forma das letras.
  • O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
  • Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
  • Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.


Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.

AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.


Autora: Maria de Fátima Saramago Quinet A. de Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário