Natureza e Sociedade
Por que trabalhar natureza e sociedade?
A
capacidade de observação e a curiosidade são características que devem
ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem
os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo.
"Vivemos
em nosso cotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco
sobre o mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível,
sobre a gravidade que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos
projetaria girando para o espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos
e de cuja estabilidade dependemos fundamentalmente. Com exceção das
crianças (que não sabem o suficiente para não fazerem as perguntas
importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar por que é
que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui esteve;
se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as
causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano".
(Introdução de Carl Sagan para o livro "Breve História do Tempo", do
físico Stephen Hawking).
Conhecer
diferentes culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças
étnicas, culturais e sociais - dentro e fora da escola, assim como
compreender como se dão esses fenômenos na natureza são aprendizagens
que contribuem decisivamente para que os pequenos tenham um bom
desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino Fundamental. Um bom
trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele que ajuda
as crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e relacioná-los
às novas experiências estimuladas na pré-escola.
As noções
sobre a vida em sociedade contribuem para que as crianças compensem
desigualdades sociais e culturais desde cedo. Uma das suas principais
tarefas nessa fase é ajudar os pequenos a se adaptar ao meio. Isso
significa trabalhar tanto a relação da criança com as outras pessoas
quanto com o meio físico no qual se dá o seu desenvolvimento. Quando a
criança pode conhecer e, principalmente, atuar sobre os fenômenos, ela
compreende que as pessoas vivem em espaços e tempos determinados, e
seguem normas estabelecidas entre si ou impostas pela natureza.
Natureza e Sociedade
Por que trabalhar natureza e sociedade?
A
capacidade de observação e a curiosidade são características que devem
ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem
os "comos" e os "por quês" dos fenômenos do mundo.
"Vivemos
em nosso cotidiano sem entendermos quase nada do mundo. Refletimos pouco
sobre o mecanismo que gera a luz solar e que torna a vida possível,
sobre a gravidade que nos cola a uma Terra que, de outro modo, nos
projetaria girando para o espaço, ou sobre os átomos de que somos feitos
e de cuja estabilidade dependemos fundamentalmente. Com exceção das
crianças (que não sabem o suficiente para não fazerem as perguntas
importantes), poucos de nós dedicamos algum tempo a indagar por que é
que a natureza é assim; de onde veio o cosmos ou se sempre aqui esteve;
se um dia o tempo fluirá ao contrário e se os efeitos irão preceder as
causas; ou se haverá limites definidos para o conhecimento humano".
(Introdução de Carl Sagan para o livro "Breve História do Tempo", do
físico Stephen Hawking).
Conhecer
diferentes culturas, respeitar (e valorizar) a diversidade - diferenças
étnicas, culturais e sociais - dentro e fora da escola, assim como
compreender como se dão esses fenômenos na natureza são aprendizagens
que contribuem decisivamente para que os pequenos tenham um bom
desenvolvimento quando chegarem ao 1º ano do Ensino Fundamental. Um bom
trabalho com o eixo natureza e sociedade, portanto, é aquele que ajuda
as crianças a aproveitar os conhecimentos que já possuem e relacioná-los
às novas experiências estimuladas na pré-escola.
As noções
sobre a vida em sociedade contribuem para que as crianças compensem
desigualdades sociais e culturais desde cedo. Uma das suas principais
tarefas nessa fase é ajudar os pequenos a se adaptar ao meio. Isso
significa trabalhar tanto a relação da criança com as outras pessoas
quanto com o meio físico no qual se dá o seu desenvolvimento. Quando a
criança pode conhecer e, principalmente, atuar sobre os fenômenos, ela
compreende que as pessoas vivem em espaços e tempos determinados, e
seguem normas estabelecidas entre si ou impostas pela natureza.
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