A importância do educador no inicio do conceito numérico...


A importância do educador no inicio do conceito numérico...

O desenvolvimento da noção de número depende das experiências que são vividas pela criança. Mas o professor deve levar em consideração que nem todas as crianças vivem as mesmas experiências e, ás vezes, encontramos crianças de 5,6 ou mesmo 7 anos que não têm uma noção adequada de número . Há crianças que escrevem os números e os recitam até trinta ou quarenta. Apesar disso, se você pedir que elas tragam cinco lápis, elas não acertam. Isto quer dizer que na verdade essas crianças não entendem os números. É nesse momento que o professor tem um papel importante, argumentando e elaborando, intervenções que possibilite o entendimento da criança. É possível ajudar as crianças a formar a ideia de número, mas não devemos nos iludir: Somente explicações não levam a criança á noção de número. A criança começa a formar a ideia de número a partir de situações que envolvem quantidades. O professor pode aplicar com a turma experiências. Proponha da seguinte maneira: “Você tem quatro lápis na mão e vai distribuí-los a um grupo de cinco alunos”. Você pode perguntar: -Veja quantos lápis tenho. Será que posso dar um lápis para cada aluno? Se os alunos tiverem dificuldades para responder o professor pode criar estratégias para ajudar: Quem fica com este lápis? E quem fica com este outro? Desta forma você leva as crianças a fazerem a distribuição. No final elas percebem que falta um lápis. Nesta situação, as crianças podem comparar quantidades. Compararam a quantidade de lápis com a quantidade de crianças do grupo e podem perceber que há mais crianças do que lápis. Elas conseguem fazer isso sem usar números. A partir de experiências como esta, trabalhando com quantidades, é que as crianças, pensando sobre a situação, vão construindo o conceito de número no processo inicial do desenvolvimento numérico. A ideia de número não se explica. Ela vai se formando, pouco a pouco, dentro de cada criança. Tudo o que dissermos sobre as experiências com quantidades pode ser feito todo dia, um pouquinho por dia. Se perceber que os alunos resolvem facilmente os problemas propostos, esse período inicial pode ser curto. Caso contrário é necessário que o professor proponha um maior número de experiências que envolvam noções de quantidades.




A importância do educador no inicio do conceito numérico...

O desenvolvimento da noção de número depende das experiências que são vividas pela criança. Mas o professor deve levar em consideração que nem todas as crianças vivem as mesmas experiências e, ás vezes, encontramos crianças de 5,6 ou mesmo 7 anos que não têm uma noção adequada de número . Há crianças que escrevem os números e os recitam até trinta ou quarenta. Apesar disso, se você pedir que elas tragam cinco lápis, elas não acertam. Isto quer dizer que na verdade essas crianças não entendem os números. É nesse momento que o professor tem um papel importante, argumentando e elaborando, intervenções que possibilite o entendimento da criança. É possível ajudar as crianças a formar a ideia de número, mas não devemos nos iludir: Somente explicações não levam a criança á noção de número. A criança começa a formar a ideia de número a partir de situações que envolvem quantidades. O professor pode aplicar com a turma experiências. Proponha da seguinte maneira: “Você tem quatro lápis na mão e vai distribuí-los a um grupo de cinco alunos”. Você pode perguntar: -Veja quantos lápis tenho. Será que posso dar um lápis para cada aluno? Se os alunos tiverem dificuldades para responder o professor pode criar estratégias para ajudar: Quem fica com este lápis? E quem fica com este outro? Desta forma você leva as crianças a fazerem a distribuição. No final elas percebem que falta um lápis. Nesta situação, as crianças podem comparar quantidades. Compararam a quantidade de lápis com a quantidade de crianças do grupo e podem perceber que há mais crianças do que lápis. Elas conseguem fazer isso sem usar números. A partir de experiências como esta, trabalhando com quantidades, é que as crianças, pensando sobre a situação, vão construindo o conceito de número no processo inicial do desenvolvimento numérico. A ideia de número não se explica. Ela vai se formando, pouco a pouco, dentro de cada criança. Tudo o que dissermos sobre as experiências com quantidades pode ser feito todo dia, um pouquinho por dia. Se perceber que os alunos resolvem facilmente os problemas propostos, esse período inicial pode ser curto. Caso contrário é necessário que o professor proponha um maior número de experiências que envolvam noções de quantidades.




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