A importância do educador no inicio do conceito numérico...
O desenvolvimento da noção de número depende das experiências que são
vividas pela criança. Mas o professor deve levar em consideração que nem
todas as crianças vivem as mesmas experiências e, ás vezes, encontramos
crianças de 5,6 ou mesmo 7 anos que não têm uma noção adequada de
número .
Há crianças que escrevem os números e os recitam até trinta ou quarenta.
Apesar disso, se você pedir que elas tragam cinco lápis, elas não
acertam.
Isto quer dizer que na verdade essas crianças não entendem os números.
É nesse momento que o professor tem um papel importante, argumentando e
elaborando, intervenções que possibilite o entendimento da criança.
É possível ajudar as crianças a formar a ideia de número, mas não
devemos nos iludir: Somente explicações não levam a criança á noção de
número.
A criança começa a formar a ideia de número a partir de situações que
envolvem quantidades. O professor pode aplicar com a turma experiências.
Proponha da seguinte maneira: “Você tem quatro lápis na mão e vai
distribuí-los a um grupo de cinco alunos”. Você pode perguntar:
-Veja quantos lápis tenho. Será que posso dar um lápis para cada aluno?
Se os alunos tiverem dificuldades para responder o professor pode criar
estratégias para ajudar: Quem fica com este lápis? E quem fica com este
outro?
Desta forma você leva as crianças a fazerem a distribuição.
No final elas percebem que falta um lápis.
Nesta situação, as crianças podem comparar quantidades. Compararam a
quantidade de lápis com a quantidade de crianças do grupo e podem
perceber que há mais crianças do que lápis. Elas conseguem fazer isso
sem usar números.
A partir de experiências como esta, trabalhando com quantidades, é que
as crianças, pensando sobre a situação, vão construindo o conceito de
número no processo inicial do desenvolvimento numérico.
A ideia de número não se explica. Ela vai se formando, pouco a pouco,
dentro de cada criança.
Tudo o que dissermos sobre as experiências com quantidades pode ser
feito todo dia, um pouquinho por dia. Se perceber que os alunos resolvem
facilmente os problemas propostos, esse período inicial pode ser curto.
Caso contrário é necessário que o professor proponha um maior número de
experiências que envolvam noções de quantidades.
A importância do educador no inicio do conceito numérico...
O desenvolvimento da noção de número depende das experiências que são
vividas pela criança. Mas o professor deve levar em consideração que nem
todas as crianças vivem as mesmas experiências e, ás vezes, encontramos
crianças de 5,6 ou mesmo 7 anos que não têm uma noção adequada de
número .
Há crianças que escrevem os números e os recitam até trinta ou quarenta.
Apesar disso, se você pedir que elas tragam cinco lápis, elas não
acertam.
Isto quer dizer que na verdade essas crianças não entendem os números.
É nesse momento que o professor tem um papel importante, argumentando e
elaborando, intervenções que possibilite o entendimento da criança.
É possível ajudar as crianças a formar a ideia de número, mas não
devemos nos iludir: Somente explicações não levam a criança á noção de
número.
A criança começa a formar a ideia de número a partir de situações que
envolvem quantidades. O professor pode aplicar com a turma experiências.
Proponha da seguinte maneira: “Você tem quatro lápis na mão e vai
distribuí-los a um grupo de cinco alunos”. Você pode perguntar:
-Veja quantos lápis tenho. Será que posso dar um lápis para cada aluno?
Se os alunos tiverem dificuldades para responder o professor pode criar
estratégias para ajudar: Quem fica com este lápis? E quem fica com este
outro?
Desta forma você leva as crianças a fazerem a distribuição.
No final elas percebem que falta um lápis.
Nesta situação, as crianças podem comparar quantidades. Compararam a
quantidade de lápis com a quantidade de crianças do grupo e podem
perceber que há mais crianças do que lápis. Elas conseguem fazer isso
sem usar números.
A partir de experiências como esta, trabalhando com quantidades, é que
as crianças, pensando sobre a situação, vão construindo o conceito de
número no processo inicial do desenvolvimento numérico.
A ideia de número não se explica. Ela vai se formando, pouco a pouco,
dentro de cada criança.
Tudo o que dissermos sobre as experiências com quantidades pode ser
feito todo dia, um pouquinho por dia. Se perceber que os alunos resolvem
facilmente os problemas propostos, esse período inicial pode ser curto.
Caso contrário é necessário que o professor proponha um maior número de
experiências que envolvam noções de quantidades.
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