A história da Matemática...
Quando enfrentamos situações em que queremos saber( quantos), nossa
primeira atitude é contar. Mas s homens que viveram há milhares de anos
não conheciam os números nem sabiam contar.
Então como surgiram os números?
Naquele tempo, o homem, para se alimentar, caçava, pescava, usava paus e
pedras.
Mas esse modo de vida foi-se modificando a pouco. Encontrar alimento
suficiente para todos os membros de um grupo foi se tornando cada vez
mais difícil á medida que a população aumentava e a caça ia se tornando
mais rara. O homem começou a procurar formas mais segura e mais
eficientes de atender ás necessidades.
Foi então que ele começou a cultivar plantas e criar animais, surgindo a
agricultura e o pastoreio, há cerca de 10.000 anos atrás.
Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu
rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, o pastor
separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de
pedras.
Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em
Matemática, correspondência um a um. Fazer correspondência um a um é
associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção.
Mas provavelmente o homem não usou somente pedras para fazer
correspondência um a um. É muito provável que ele tenha utilizado
qualquer coisa que estivesse bem á mão e nada estava mais á mão do que
seus próprios dedos.
Certamente o homem primitivo usava também os dedos para fazer contagens,
levantando um dedo para cada objeto.
Entretanto, surgiu um novo problema: Como guardar essa informação?
Era fácil esquecer quantos dedos haviam sido levantados. Separar pedras
já permitia guardar a informação por mais tempo, mas não era muito
seguro. Surgiu, portanto, o problema de registrar as quantidades.
Nos museus de todo o mundo há inúmeros objetos com marcas, pertencentes a
épocas antigas. São pedaços de pau com talhos, pedaços de barro com
marcas e cordas com nós. Existem cavernas em cujas paredes podemos ver
marcas talhadas ou pintadas.
Isso parece indicar que o homem sentiu necessidade de registrar o total
de objetos que contava. E como ele usava também a correspondência um a
um: uma marca para cada objeto.
A história da Matemática...
Quando enfrentamos situações em que queremos saber( quantos), nossa
primeira atitude é contar. Mas s homens que viveram há milhares de anos
não conheciam os números nem sabiam contar.
Então como surgiram os números?
Naquele tempo, o homem, para se alimentar, caçava, pescava, usava paus e
pedras.
Mas esse modo de vida foi-se modificando a pouco. Encontrar alimento
suficiente para todos os membros de um grupo foi se tornando cada vez
mais difícil á medida que a população aumentava e a caça ia se tornando
mais rara. O homem começou a procurar formas mais segura e mais
eficientes de atender ás necessidades.
Foi então que ele começou a cultivar plantas e criar animais, surgindo a
agricultura e o pastoreio, há cerca de 10.000 anos atrás.
Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu
rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, o pastor
separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de
pedras.
Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em
Matemática, correspondência um a um. Fazer correspondência um a um é
associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção.
Mas provavelmente o homem não usou somente pedras para fazer
correspondência um a um. É muito provável que ele tenha utilizado
qualquer coisa que estivesse bem á mão e nada estava mais á mão do que
seus próprios dedos.
Certamente o homem primitivo usava também os dedos para fazer contagens,
levantando um dedo para cada objeto.
Entretanto, surgiu um novo problema: Como guardar essa informação?
Era fácil esquecer quantos dedos haviam sido levantados. Separar pedras
já permitia guardar a informação por mais tempo, mas não era muito
seguro. Surgiu, portanto, o problema de registrar as quantidades.
Nos museus de todo o mundo há inúmeros objetos com marcas, pertencentes a
épocas antigas. São pedaços de pau com talhos, pedaços de barro com
marcas e cordas com nós. Existem cavernas em cujas paredes podemos ver
marcas talhadas ou pintadas.
Isso parece indicar que o homem sentiu necessidade de registrar o total
de objetos que contava. E como ele usava também a correspondência um a
um: uma marca para cada objeto.
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