A história da Matemática...

A história da Matemática...

Quando enfrentamos situações em que queremos saber( quantos), nossa primeira atitude é contar. Mas s homens que viveram há milhares de anos não conheciam os números nem sabiam contar. Então como surgiram os números? Naquele tempo, o homem, para se alimentar, caçava, pescava, usava paus e pedras. Mas esse modo de vida foi-se modificando a pouco. Encontrar alimento suficiente para todos os membros de um grupo foi se tornando cada vez mais difícil á medida que a população aumentava e a caça ia se tornando mais rara. O homem começou a procurar formas mais segura e mais eficientes de atender ás necessidades. Foi então que ele começou a cultivar plantas e criar animais, surgindo a agricultura e o pastoreio, há cerca de 10.000 anos atrás. Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, o pastor separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de pedras. Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em Matemática, correspondência um a um. Fazer correspondência um a um é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. Mas provavelmente o homem não usou somente pedras para fazer correspondência um a um. É muito provável que ele tenha utilizado qualquer coisa que estivesse bem á mão e nada estava mais á mão do que seus próprios dedos. Certamente o homem primitivo usava também os dedos para fazer contagens, levantando um dedo para cada objeto. Entretanto, surgiu um novo problema: Como guardar essa informação? Era fácil esquecer quantos dedos haviam sido levantados. Separar pedras já permitia guardar a informação por mais tempo, mas não era muito seguro. Surgiu, portanto, o problema de registrar as quantidades. Nos museus de todo o mundo há inúmeros objetos com marcas, pertencentes a épocas antigas. São pedaços de pau com talhos, pedaços de barro com marcas e cordas com nós. Existem cavernas em cujas paredes podemos ver marcas talhadas ou pintadas. Isso parece indicar que o homem sentiu necessidade de registrar o total de objetos que contava. E como ele usava também a correspondência um a um: uma marca para cada objeto.




A história da Matemática...

Quando enfrentamos situações em que queremos saber( quantos), nossa primeira atitude é contar. Mas s homens que viveram há milhares de anos não conheciam os números nem sabiam contar. Então como surgiram os números? Naquele tempo, o homem, para se alimentar, caçava, pescava, usava paus e pedras. Mas esse modo de vida foi-se modificando a pouco. Encontrar alimento suficiente para todos os membros de um grupo foi se tornando cada vez mais difícil á medida que a população aumentava e a caça ia se tornando mais rara. O homem começou a procurar formas mais segura e mais eficientes de atender ás necessidades. Foi então que ele começou a cultivar plantas e criar animais, surgindo a agricultura e o pastoreio, há cerca de 10.000 anos atrás. Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu rebanho usando conjuntos de pedras. Ao soltar as ovelhas, o pastor separava uma pedra para cada animal que passava e guardava o monte de pedras. Uma ligação do tipo: para cada ovelha, uma pedra chama-se, em Matemática, correspondência um a um. Fazer correspondência um a um é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. Mas provavelmente o homem não usou somente pedras para fazer correspondência um a um. É muito provável que ele tenha utilizado qualquer coisa que estivesse bem á mão e nada estava mais á mão do que seus próprios dedos. Certamente o homem primitivo usava também os dedos para fazer contagens, levantando um dedo para cada objeto. Entretanto, surgiu um novo problema: Como guardar essa informação? Era fácil esquecer quantos dedos haviam sido levantados. Separar pedras já permitia guardar a informação por mais tempo, mas não era muito seguro. Surgiu, portanto, o problema de registrar as quantidades. Nos museus de todo o mundo há inúmeros objetos com marcas, pertencentes a épocas antigas. São pedaços de pau com talhos, pedaços de barro com marcas e cordas com nós. Existem cavernas em cujas paredes podemos ver marcas talhadas ou pintadas. Isso parece indicar que o homem sentiu necessidade de registrar o total de objetos que contava. E como ele usava também a correspondência um a um: uma marca para cada objeto.





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