👍Projeto: Olimpíadas
PROJETO OLIMPÍADAS
JUSTIFICATIVA
O
esporte de uma forma geral com os jogose as diversas formas de
ginástica sempre estiveram muito presentes na nossa cultura,
influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do
dia-a-dia das pessoas.
Com a proximidade de grandes eventos
esportivos que acontecerão, queremos que os alunos, reconheçam a
importância do esporte como momento de união entre os povos.
Desde a sua origem na Grécia Antiga, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Na antiguidade, era
conhecido
como um período de paz entre as guerras, hoje, atletas do mundo inteiro
se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e
religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua
força, acima das diferenças, sejam elas raciais, religiosas, políticas,
culturais e das guerras.
Este
momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam
conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a
competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática
de esportes.
A educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior
sociabilidade e integração entre as crianças e os jovens dentro das escolas.
Nesse
sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática
esportiva nas escolas, visto que a universalização do esporte dá
oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas,
recreativas e de lazer, que poderão contribuir significativamente para
aformação integral das crianças que se encontram no ambiente escolar.
OBJETIVOS GERAIS
•
Envolver as crianças/educadores em atividades saudáveis, com espírito
esportivo baseados, sobretudo, na amizade e no respeito mútuo;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer as variadas modalidades esportivas;
• Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes;
• Conhecer a origem das olimpíadas;
• Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
• Relacionar as modalidades esportivas;
• Identificar as diversas modalidades esportivas;
• Estimular a coordenação motora: equilíbrio, força, resistência, postura, etc;
• Trabalhar a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
• Executar atividades em equipe;
• Estimular e desenvolver a expressão corporal; a linguagem verbal e as habilidades motoras;
DESENVOLVIMENTO
Os
alunos terão o primeiro contato com as Olimpíadas através da mídia. Os
jogos e o destaque dado por ela colaboram para a curiosidade e interesse
das crianças sobre este tema tão rico. Aproveitando esta curiosidade,
tem-se dentro do espaço escolar, um momento único para trabalhar valores
como ética, cooperação, solidariedade, valores cidadãos de respeito ao
outro em sua individualidade, no qualos conhecimentos poderão ser
aprofundados através de conversas, leituras diversificadas e reportagens
apresentadas na mídia impressa, internet e televisiva.
CONTEÚDOS PROPOSTOS
• Regras de cada esporte;
• Esportes.
• Montar um circuito esportivo na sala;
• Corrida no saco;
• Dança da cadeira;
• Cabo de guerra;
• Estourar balões (sentando em cima);
• Empilhar latas, caixas...;
Jogos
e brincadeiras lúdicas que possam contribuir com o ensino-aprendizagem
da criança. Lembrando que as atividades propostas serão realizadas,
trabalhadas em equipes de forma competitivas.
RECURSOS HUMANOS
• Equipe escolar;
• Educadores;
• Pais de alunos;
• Alunos.
MATERIAIS
• Textos;
• Materiais esportivos;
• Rádio;
• TV;
• Vídeo;
• Quadra esportiva;
• Papel sulfite;
• Pinceis;
• Lápis de cor;
• Cola;
• Tesoura;
• Fita métrica;
• Bandeiras;
• Jornais;
• Revistas;
• Livros de História;
• Xerox;
• Computador;
• Impressora;
• Réguas;
• TNT;
• EVA;
• Painéis para mural.
PRODUTO FINAL
Mini olimpíada na escola.
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através
da observação e registro do professor, mediante a participação dos
alunos.
DURAÇÃO
Todo o mês de junho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRACHT, Valter. Aprendizagem social e educação física. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular
nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação
física. São Paulo: Cortez, 1992.
Apostila Olimpíadas 2021 CLIQUE AQUI
Colorindo Miraitowa e Someity CLIQUE AQUI
Numerais de parede Olimpíadas CLIQUE AQUI
Capas para Caderno Olimpíadas CLIQUE AQUI
Turma da Mônica: Você sabia? Jogos Olímpicos CLIQUE AQUI
Almanaque: Mônica nas Olimpíadas CLIQUE AQUI
Cards: História dos Jogos Olímpicos CLIQUE AQUI
Olimpíadas: escrita de esportes olímpicos CLIQUE AQUI
Cards Olimpíadas CLIQUE AQUI
Apostila Olimpíadas CLIQUE AQUI
***
👍Projeto: Olimpíadas
PROJETO OLIMPÍADAS
JUSTIFICATIVA
O
esporte de uma forma geral com os jogose as diversas formas de
ginástica sempre estiveram muito presentes na nossa cultura,
influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do
dia-a-dia das pessoas.
Com a proximidade de grandes eventos
esportivos que acontecerão, queremos que os alunos, reconheçam a
importância do esporte como momento de união entre os povos.
Desde a sua origem na Grécia Antiga, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Na antiguidade, era
conhecido
como um período de paz entre as guerras, hoje, atletas do mundo inteiro
se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e
religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua
força, acima das diferenças, sejam elas raciais, religiosas, políticas,
culturais e das guerras.
Este
momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam
conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a
competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática
de esportes.
A educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior
sociabilidade e integração entre as crianças e os jovens dentro das escolas.
Nesse
sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática
esportiva nas escolas, visto que a universalização do esporte dá
oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas,
recreativas e de lazer, que poderão contribuir significativamente para
aformação integral das crianças que se encontram no ambiente escolar.
OBJETIVOS GERAIS
•
Envolver as crianças/educadores em atividades saudáveis, com espírito
esportivo baseados, sobretudo, na amizade e no respeito mútuo;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer as variadas modalidades esportivas;
• Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes;
• Conhecer a origem das olimpíadas;
• Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
• Relacionar as modalidades esportivas;
• Identificar as diversas modalidades esportivas;
• Estimular a coordenação motora: equilíbrio, força, resistência, postura, etc;
• Trabalhar a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder;
• Executar atividades em equipe;
• Estimular e desenvolver a expressão corporal; a linguagem verbal e as habilidades motoras;
DESENVOLVIMENTO
Os
alunos terão o primeiro contato com as Olimpíadas através da mídia. Os
jogos e o destaque dado por ela colaboram para a curiosidade e interesse
das crianças sobre este tema tão rico. Aproveitando esta curiosidade,
tem-se dentro do espaço escolar, um momento único para trabalhar valores
como ética, cooperação, solidariedade, valores cidadãos de respeito ao
outro em sua individualidade, no qualos conhecimentos poderão ser
aprofundados através de conversas, leituras diversificadas e reportagens
apresentadas na mídia impressa, internet e televisiva.
CONTEÚDOS PROPOSTOS
• Regras de cada esporte;
• Esportes.
• Montar um circuito esportivo na sala;
• Corrida no saco;
• Dança da cadeira;
• Cabo de guerra;
• Estourar balões (sentando em cima);
• Empilhar latas, caixas...;
Jogos
e brincadeiras lúdicas que possam contribuir com o ensino-aprendizagem
da criança. Lembrando que as atividades propostas serão realizadas,
trabalhadas em equipes de forma competitivas.
RECURSOS HUMANOS
• Equipe escolar;
• Educadores;
• Pais de alunos;
• Alunos.
MATERIAIS
• Textos;
• Materiais esportivos;
• Rádio;
• TV;
• Vídeo;
• Quadra esportiva;
• Papel sulfite;
• Pinceis;
• Lápis de cor;
• Cola;
• Tesoura;
• Fita métrica;
• Bandeiras;
• Jornais;
• Revistas;
• Livros de História;
• Xerox;
• Computador;
• Impressora;
• Réguas;
• TNT;
• EVA;
• Painéis para mural.
PRODUTO FINAL
Mini olimpíada na escola.
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através
da observação e registro do professor, mediante a participação dos
alunos.
DURAÇÃO
Todo o mês de junho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRACHT, Valter. Aprendizagem social e educação física. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,
1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular
nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação
física. São Paulo: Cortez, 1992.
Apostila Olimpíadas 2021 CLIQUE AQUI
Colorindo Miraitowa e Someity CLIQUE AQUI
Numerais de parede Olimpíadas CLIQUE AQUI
Capas para Caderno Olimpíadas CLIQUE AQUI
Turma da Mônica: Você sabia? Jogos Olímpicos CLIQUE AQUI
Almanaque: Mônica nas Olimpíadas CLIQUE AQUI
Cards: História dos Jogos Olímpicos CLIQUE AQUI
Olimpíadas: escrita de esportes olímpicos CLIQUE AQUI
Cards Olimpíadas CLIQUE AQUI
Apostila Olimpíadas CLIQUE AQUI
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário