👍Projeto: Olimpíadas

 👍Projeto: Olimpíadas


PROJETO OLIMPÍADAS 

JUSTIFICATIVA 

O esporte de uma forma geral com os jogose as diversas formas de ginástica sempre estiveram muito presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. 
Com a proximidade de grandes eventos esportivos que acontecerão, queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como momento de união entre os povos. 
Desde a sua origem na Grécia Antiga, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Na antiguidade, era 
conhecido como um período de paz entre as guerras, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças, sejam elas raciais, religiosas, políticas, 
culturais e das guerras. 
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes. 
A educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior 
sociabilidade e integração entre as crianças e os jovens dentro das escolas. 
Nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer, que poderão contribuir significativamente para aformação integral das crianças que se encontram no ambiente escolar. 

OBJETIVOS GERAIS
• Envolver as crianças/educadores em atividades saudáveis, com espírito esportivo baseados, sobretudo, na amizade e no respeito mútuo;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
• Conhecer as variadas modalidades esportivas; 
• Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes; 
• Conhecer a origem das olimpíadas; 
• Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo; 
• Relacionar as modalidades esportivas; 
• Identificar as diversas modalidades esportivas; 
• Estimular a coordenação motora: equilíbrio, força, resistência, postura, etc; 
• Trabalhar a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder; 
• Executar atividades em equipe; 
• Estimular e desenvolver a expressão corporal; a linguagem verbal e as habilidades motoras; 

DESENVOLVIMENTO 
Os alunos terão o primeiro contato com as Olimpíadas através da mídia. Os jogos e o destaque dado por ela colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico. Aproveitando esta curiosidade, tem-se dentro do espaço escolar, um momento único para trabalhar valores como ética, cooperação, solidariedade, valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade, no qualos conhecimentos poderão ser aprofundados através de conversas, leituras diversificadas e reportagens apresentadas na mídia impressa, internet e televisiva. 

CONTEÚDOS PROPOSTOS 
• Regras de cada esporte; 
• Esportes. 
• Montar um circuito esportivo na sala;
• Corrida no saco; 
• Dança da cadeira; 
• Cabo de guerra; 
• Estourar balões (sentando em cima); 
• Empilhar latas, caixas...; 

Jogos e brincadeiras lúdicas que possam contribuir com o ensino-aprendizagem da criança. Lembrando que as atividades propostas serão realizadas, trabalhadas em equipes de forma competitivas. 

RECURSOS HUMANOS 
• Equipe escolar; 
• Educadores; 
• Pais de alunos; 
• Alunos. 

MATERIAIS 
• Textos; 
• Materiais esportivos; 
• Rádio; 
• TV; 
• Vídeo; 
• Quadra esportiva; 
• Papel sulfite; 
• Pinceis; 
• Lápis de cor; 
• Cola; 
• Tesoura; 
• Fita métrica; 
• Bandeiras; 
• Jornais; 
• Revistas;
• Livros de História; 
• Xerox; 
• Computador; 
• Impressora; 
• Réguas; 
• TNT; 
• EVA; 
• Painéis para mural. 

PRODUTO FINAL 
Mini olimpíada na escola. 
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos. 

AVALIAÇÃO 
 A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos. 

DURAÇÃO 
Todo o mês de junho.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRACHT, Valter. Aprendizagem social e educação física. Porto Alegre: Magister, 1992. 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação 
física. São Paulo: Cortez, 1992.







 👍Projeto: Olimpíadas


PROJETO OLIMPÍADAS 

JUSTIFICATIVA 

O esporte de uma forma geral com os jogose as diversas formas de ginástica sempre estiveram muito presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. 
Com a proximidade de grandes eventos esportivos que acontecerão, queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como momento de união entre os povos. 
Desde a sua origem na Grécia Antiga, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Na antiguidade, era 
conhecido como um período de paz entre as guerras, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças, sejam elas raciais, religiosas, políticas, 
culturais e das guerras. 
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes. 
A educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior 
sociabilidade e integração entre as crianças e os jovens dentro das escolas. 
Nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer, que poderão contribuir significativamente para aformação integral das crianças que se encontram no ambiente escolar. 

OBJETIVOS GERAIS
• Envolver as crianças/educadores em atividades saudáveis, com espírito esportivo baseados, sobretudo, na amizade e no respeito mútuo;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
• Conhecer as variadas modalidades esportivas; 
• Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes; 
• Conhecer a origem das olimpíadas; 
• Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo; 
• Relacionar as modalidades esportivas; 
• Identificar as diversas modalidades esportivas; 
• Estimular a coordenação motora: equilíbrio, força, resistência, postura, etc; 
• Trabalhar a capacidade de lidar com as questões de ganhar e perder; 
• Executar atividades em equipe; 
• Estimular e desenvolver a expressão corporal; a linguagem verbal e as habilidades motoras; 

DESENVOLVIMENTO 
Os alunos terão o primeiro contato com as Olimpíadas através da mídia. Os jogos e o destaque dado por ela colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico. Aproveitando esta curiosidade, tem-se dentro do espaço escolar, um momento único para trabalhar valores como ética, cooperação, solidariedade, valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade, no qualos conhecimentos poderão ser aprofundados através de conversas, leituras diversificadas e reportagens apresentadas na mídia impressa, internet e televisiva. 

CONTEÚDOS PROPOSTOS 
• Regras de cada esporte; 
• Esportes. 
• Montar um circuito esportivo na sala;
• Corrida no saco; 
• Dança da cadeira; 
• Cabo de guerra; 
• Estourar balões (sentando em cima); 
• Empilhar latas, caixas...; 

Jogos e brincadeiras lúdicas que possam contribuir com o ensino-aprendizagem da criança. Lembrando que as atividades propostas serão realizadas, trabalhadas em equipes de forma competitivas. 

RECURSOS HUMANOS 
• Equipe escolar; 
• Educadores; 
• Pais de alunos; 
• Alunos. 

MATERIAIS 
• Textos; 
• Materiais esportivos; 
• Rádio; 
• TV; 
• Vídeo; 
• Quadra esportiva; 
• Papel sulfite; 
• Pinceis; 
• Lápis de cor; 
• Cola; 
• Tesoura; 
• Fita métrica; 
• Bandeiras; 
• Jornais; 
• Revistas;
• Livros de História; 
• Xerox; 
• Computador; 
• Impressora; 
• Réguas; 
• TNT; 
• EVA; 
• Painéis para mural. 

PRODUTO FINAL 
Mini olimpíada na escola. 
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos. 

AVALIAÇÃO 
 A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos. 

DURAÇÃO 
Todo o mês de junho.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRACHT, Valter. Aprendizagem social e educação física. Porto Alegre: Magister, 1992. 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação 
física. São Paulo: Cortez, 1992.








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