Projetos de leitura/Sugestões
Mala Viajante: Vamos viajar com a família na leitura.
Justificativa
As histórias educam e estimulam o desenvolvimento, atenção, imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
Tendo
em vista a fundamental importância da formação do leitor, este projeto
de leitura foi elaborado com o objetivo de incentivar o hábito de ler no
convívio familiar e estimular a criatividade do aluno. Dessa forma, o
contato com o mundo da leitura explorado em contos, versos ou prosa,
fará com que o aluno aprenda através da fantasia, a solucionar eventuais
problemas da sua vida diária, compensando as pressões de seu cotidiano,
desenvolvendo o otimismo, transmitindo uma mensagem de felicidade e
realização.
O projeto será desenvolvido no período de quatro meses,
com os alunos das turmas de 4º e 5º ano de ensino fundamental (series
iniciais) e foi denominado “Mala Viajante” por contar com a utilização
de uma mala, que viaja diariamente com uma criança e que vai acompanhada
de alguns livros que deverão ser lidos junto com a família e um caderno
de registro onde deverá ser registrado o que a criança mais gostar da
história que lhe foi contada.
O projeto tem como finalidade proporcionar, através da interação da
criança com o adulto, tanto na escola como no ambiente familiar, uma
oportunidade para as mesmas, de conviverem de forma dinâmica, criativa e
prazerosa com os adultos e com livros de literatura infantil bem como
com história populares, lendas e histórias locais, favorecendo a
formação do espírito critico do leitor e socialização de uma informação.
Objetivos
· Desenvolver
estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os
alunos, começando pelo trabalho com a mala viajante;
· Propor
situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de
gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de
dificuldade crescente;
· Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
· Oportunizar
aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de
variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas
capacidades criativas;
· Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
· Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar
recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para
relacioná-las com seu gênero;
· Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir bons textos;
· Proporcionar
a interação da criança com a sua família, convivendo de forma dinâmica,
criativa e prazerosa com os familiares e com livros de literatura bem
como com histórias populares, lendas e histórias locais, favorecendo a
formação do espírito critico do leitor;
· Aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos, de modo a ampliar o vocabulário.
Metodologia
· O
professor deverá enfeitar uma pasta plástica à sua maneira colocando
dentro dela livros que serão escolhidos pelo aluno, anexando a mesma um
caderno de registro e um classificador contendo alguns questionamentos
referente à obra lida.
· Abertura do projeto: 01/08/2013
*Apresentação dos professores caracterizados de personagens de contos infantis;
*Apresentação de história em slides com conversação dialogada;
*Explicações sobre como acontecerá o projeto, apresentando para a turma a “Mala Viajante” e os objetos que a compõe;
· Sessão cinema: Referente à leitura;
· Nos
dias de segunda-feira e quinta-feira uma criança será sorteada e a
mesma levará a mala pra casa, com o compromisso de devolvê-la depois de 3
dias de viagem em sua casa. Nela estarão livros de diversos assuntos
(fábulas, contos, lendas, jornais, ...),de acordo com o que já está
sendo trabalhado em sala de aula ou com aquilo que o professor dispõe em
termo de leitura.
· Chegando
em casa a criança deverá escolher um dos livros e começar a sua
leitura. É necessário contar com o auxilio dos pais nessa empreitada,
pois eles devem acompanhar a história junto com os filhos. Após a
leitura a criança deverá fazer um registro no caderno, resumindo a
leitura que realizou. Além do caderno segue na mala um classificador com
alguns questionamentos referente a autores, ilustradores, personagens e
assunto abordado pelo livro lido para que a criança preencha.
· Toda
segunda-feira de cada semana as duas crianças que tiverem levado a mala
para casa, na semana anterior, deverão comentar para todos os outros
alunos: qual era o assunto do livro escolhido, o que lhe chamou mais
atenção, autor, a razão da escolha, editora, coleção, etc. Neste mesmo
dia serão realizadas atividades de leitura e escrita para melhor
alcançar as metas traçadas para este projeto, sendo uma a cada dia:
*Leitura e interpretação de história em slides (Dognaldo e sua nova situação);
*Em
grupos de 5 componentes, os alunos irão criar uma pequena apresentação
de forma artística com base no cotidiano que possa passar para a turma a
ideia central da história que foi apresentada no primeiro momento;
*Apresentação das equipes e avaliação coletiva dos trabalhos apresentados;
*Em
grupos de 5 pessoas será proposta a organização de histórias que serão
entregues aos alunos e recortada para que os mesmos para que possam
encontrar a ordem dos acontecimento, colar em uma folha e contá-la para
os colegas de turma. Cada grupo receberá uma história diferente, sendo
que todas se referem a temas como: alimentação humana, corpo humano,
doenças, higiene...;
*Visita a biblioteca da escola para conhecer os livros que dispomos e quais são os procedimentos para pegar livros emprestados;
*Falar
sobre a importância da leitura e propor que cada aluno escreva um
pequeno verso que possa traduzir a importância da leitura para o
desenvolvimento de cada cidadão, fazendo em seguida a leitura do mesmo;
*Montar
um texto com no mínimo 50 palavras recortadas de livros e revistas
falando sobre o que está achando do projeto de leitura “Mala Viajante”.
Lembrando que esse texto deverá ter a cara de uma obra de arte. Logo
após leitura individual e apresentação das obras;
*Apresentação
de uma imagem que retrate o assunto de ciências que esteja sendo
trabalhado na semana para que os alunos possam realizar a leitura da
mesma e em seguida fazer uma produção textual da leitura realizada.
Leitura individual comentada;
*Proporcionar rodas de leitura;
*Culminância: Apresentação teatral preparada com as turmas (29/11/2013).
Avaliação
Ao
avaliarmos o projeto como um todo foi possível observar como foi
gratificante para as famílias envolvidas esse momento de reunir-se com
os filhos para o momento de leitura, uma vez que essa é uma atitude
pouco praticada pelos pais, acompanhar os filhos nos deveres de casa.
Percebemos também uma grande melhoria na participação e o interesse de
cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas,
na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de
exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com
base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
Portanto, considerando o desenvolvimento do projeto é possível afirmar
que os objetivos almejados foram alcançados de forma significativa, uma
vez que podemos afirmar eu os nossos alunos, na sua maioria, não leem
por obrigação e sim por prazer.
Mais: AQUI
PROJETO: “ERA UMA VEZ, AGORA É A SUA VEZ”
NÍVEL: Educação Infantil, Maternal, Pré I, Pré II e 1° Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1° e 2° Semestre de 2015
INTRODUÇÃO:
Ler
é essencial. Através da leitura, examinamos os próprios valores e
conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem
ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para
outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres.
Essa atividade deve ser diária para despertar na criança o prazer pela
leitura, propiciando momentos encantadores que possam cativá-la a
buscar, cada vez com mais autonomia, boas leituras ajudando-a assim, na
construção de uma postura de leitor.
É
ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como
a tristeza, a raiva, o bem-estar, a alegria, o medo, e tantas outras. É
ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!
Deixar
fluir o imaginário levará a criança a despertar a curiosidade, que
prontamente será respondida no transcorrer da leitura. É uma
possibilidade de descobrir o mundo dos conflitos, dos impasses, das
soluções que todos vivem e atravessam de um jeito ou de outro, através
dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não pelas
personagens de cada história.
OBJETIVO GERAL: estimular o hábito da leitura como processo dinâmico e prazeroso, visando formar cidadãos conscientes e críticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Fortalecer o gosto pela leitura;
· Valorização da importância da leitura;
· Favorecer a construção do comportamento leitor;
· Desenvolver a atenção concentração e o hábito de saber ouvir;
· Ampliar o repertório de histórias, oportunizando o conhecimento de diferentes gêneros literários;
· Reescrever e recontar uma história;
· Reconhecer e refletir a adaptação de alguns contos;
· Desenvolver
a expressão oral, corporal a espontaneidade da criança através da
valorização das diferentes opiniões e informações vinculadas nos textos
como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo;
OPERACIONALIZAÇÃO:
OPERACIONALIZAÇÃO:
Ler a história previamente;
Selecionar livros adequados à faixa etária;
Apresentar o livro, a capa, o autor, ilustrador, editora;
Envolver as crianças para o momento da história, como
Preparar
o ambiente: tecido no centro da roda, contar em cabanas, ler com
abajur, usar lanterna ou vela, cantar uma música calmante.
Utilizar a área externa;
Contar a história com fantoches;
Brincar de teatro com as crianças e vestidas com as fantasias, elas serão as personagens das histórias;
Dizer “palavras mágicas” ao iniciar ou finalizar as histórias (parlendas, trava-línguas, poemas...);
Música de fundo.
Variar a entonação da voz de acordo com a necessidade do gênero literário e suas personagens;
Propor que as crianças contem as histórias em alguns momentos ou apenas alguns trechos, podendo fazer uma antecipação do texto;
A
roda de história é um momento de “ler por prazer”, portanto, não há
necessidade de fazer atividades relacionadas às histórias após a
leitura.
Proporcionar a criança diferentes formas de se apreciar uma história (CD, DVD, contada, cantada, encenada, entre outros)
Orientar em relação ao cuidado e manuseio do livro e postura adequada ao ler
Diversificar a escolha de gêneros e títulos com o objetivo de ampliar o repertório.
AVALIAÇÃO:
Observar, identificar e avaliar a criança em relação:
· Ao prazer em ouvir histórias lidas por um adulto
· A exposição de suas preferências
· Ao cuidado da criança, bem como, sua postura quanto a leitura e manuseio dos livros
· A escuta da história demonstrando concentração e interesse do começo até o fim
· A condição da criança em expor sentimentos através da história
· A evolução do vocabulário, das atitudes e da apropriação no cotidiano baseado nas reflexões vivenciadas durante o ano letivo.
MATERIAL
· LIVROS:
Clássicos (Branca de Neve, Bela Adormecida, Os Três Porquinhos,
Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, João e Maria, A
Princesa e a Ervilha, A gata Borralheira, O Gato de Botas, João e o Pé
de Feijão, O Patinho Feio, Pinóquio). E outros títulos (Um dois três,
agora é sua vez!, A Centopeia que pensava, O Pintinho do Vizinho,
Saladinha de queixas, Mamão, melancia tecido e poesia, Meu material
escolar, Como se fosse dinheiro, Lá vem o ano novo, O corpo (coleção
criança curiosa), Se essa rua fosse minha, Abobrinha quando cresce, Uni
Duni Tê, O menino que aprendeu a ver, A bacaeacó- Ninguém me entende,
Um avião e uma viola, Bililico, Caco Coelho adora ler, Fiz voar o meu
chapéu, Galo, galo não me calo, -O jogo do vira-vira,Limeriques das
coisas boas, O Leão e o Jabuti, A ovelha branca da família, A Lua e a
Bola, Parem de construir é hora de dormir, Pode, pai?
Outros
Autores: Ana Maria Machado , Helbert de Souza , Pedro Bandeira ,
Tatiana Belink, Fabio Sombra , Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Michele
Longour a, Fátima Miguez , Carlos Queiroz Telles , Angela Lago , Luís
Colombini, Tales Elias Colombini , j Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia
Dreyfuss , Peter Bently , Sylva Orthof, Luciana Garcia, Alexandre
Azevedo , Sherri Duskey, Carlos Jorge, Ziraldo, Maurício de Souza,
Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Monteiro Lobato, dentre outros que
forem adequados para a faixa etária e a proposta do projeto.
· DVD: Todos Clássicos acima, Palavra Cantada e outros.
· CD: Saltimbancos, Arca de Noé, Casa de Brinquedos, Palavra Cantada, e outros que possam ser lançados no decorrer do ano.
· TEATRO DE FANTOCHES
Bibliografia: Títulos acima,
Parâmetros curriculares nacionais
Referencial Curricular Nacional.
Fonte:Colégio Santo Ivo
PROJETO: QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO...
Era
uma vez um grupo de crianças que se encantava com o mundo dos contos de
fadas. Inventar histórias, fantasiar e dar vida a personagens eram
suas atividades preferidas. Em meio a essas muitas histórias de dragões e
bruxas, príncipes e princesas, reis e rainhas, animais e crianças,
fadas e duendes, surgiu o projeto “Quem conta um conto, aumenta um
ponto...”, que proporcionou às crianças situações significativas de
aprendizagem ao ouvir, dramatizar, contar, criar e recriar histórias com
os mais diferentes personagens e os mais divertidos enredos.
Preparem-se!
1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
*TEMPO ESTIMADO: 01 mês.
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.
3. PROBLEMÁTICA:
De
acordo com o diagnóstico realizado pelos educadores, no inicio do ano
letivo de 2014 a maioria dos alunos da escola, demonstraram dificuldades
em demonstrar o gosto pela leitura, interpretação e produção textual.
Diagnóstico esse que possibilitou aos educadores uma reflexão sobre o
problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de
leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos
diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.
4. JUSTIFICATIVA:
A
leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto
que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do
prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção
da criança no mundo letrado.
Pensando
nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a
interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com
uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil, o
projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de
pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da
comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino
aprendizagem.
5. OBJETIVOS:
• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
•
Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e
revistas, internet), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
•
Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências,
ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Participar da apresentação dos contos apresentadas pelos pais dos alunos;
• Conhecer a biblioteca pública de nossa cidade;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
6. AÇÕES NECESSÁRIAS:
- Seleção de literaturas infantil;
- Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
- Criação das caixas ou baús da leitura;
- Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
- Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
- Criação do concurso do aluno “Medalha de ouro” na contação de histórias para os colegas;
7. METODOLOGIAS:
- Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
- Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas, utilizando slide;
- Contação de historias por professores;
- Contação de histórias por alunos;
- Contação de histórias pelos pais dos alunos e por pessoas da comunidade local;
- Leituras orais de histórias pelos professores;
- Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
- Pesquisa e leitura de histórias na internet;
- Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
- Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
- Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
- Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
- Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
- Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
- Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
- Contação de histórias usando fantoches;
- Escrita e reescrita de histórias;
- Piquenique em área rural com contação de história dramatizada;
- Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
- Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
- Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
- Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
- Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos com dramatizações e lições deixadas pelos contos de fadas;
- Apresentações dos personagens dos contos de fadas pelos alunos, através da caracterização dos mesmos.
8. CONTEÚDOS:
- Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais;
- Linguagem oral e escrita;
- Interpretação;
- Produção escrita verbal e não-verbal;
- Oralidade;
- Estudo do vocabulário;
- Sequência lógica: Início, meio e fim;
- Coerência e coesão textual;
- Noções de grandezas;
- Numerais;
- Cores primárias e secundárias.
9. RECURSOS:
- Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; palanque; aparelho de TV e DVD, projetor de imagem, microfone;
- Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, EVA, TNT, etc.
10. AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto foi realizada durante todo o processo de seu
desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as
atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados,
atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e
recontos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da
comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e
demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
11. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do
projeto aconteceu com a realização do Dia D da leitura e contação de
histórias no Espaço cultural de nossa cidade. Onde estava acontecendo a
exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas
as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos
contando com a participação da comunidade local.
Fonte:E.E.I.Primeiros Passos
Projetos de leitura/Sugestões
Mala Viajante: Vamos viajar com a família na leitura.
Justificativa
As histórias educam e estimulam o desenvolvimento, atenção, imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
Tendo
em vista a fundamental importância da formação do leitor, este projeto
de leitura foi elaborado com o objetivo de incentivar o hábito de ler no
convívio familiar e estimular a criatividade do aluno. Dessa forma, o
contato com o mundo da leitura explorado em contos, versos ou prosa,
fará com que o aluno aprenda através da fantasia, a solucionar eventuais
problemas da sua vida diária, compensando as pressões de seu cotidiano,
desenvolvendo o otimismo, transmitindo uma mensagem de felicidade e
realização.
O projeto será desenvolvido no período de quatro meses,
com os alunos das turmas de 4º e 5º ano de ensino fundamental (series
iniciais) e foi denominado “Mala Viajante” por contar com a utilização
de uma mala, que viaja diariamente com uma criança e que vai acompanhada
de alguns livros que deverão ser lidos junto com a família e um caderno
de registro onde deverá ser registrado o que a criança mais gostar da
história que lhe foi contada.
O projeto tem como finalidade proporcionar, através da interação da
criança com o adulto, tanto na escola como no ambiente familiar, uma
oportunidade para as mesmas, de conviverem de forma dinâmica, criativa e
prazerosa com os adultos e com livros de literatura infantil bem como
com história populares, lendas e histórias locais, favorecendo a
formação do espírito critico do leitor e socialização de uma informação.
Objetivos
· Desenvolver
estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os
alunos, começando pelo trabalho com a mala viajante;
· Propor
situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de
gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de
dificuldade crescente;
· Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
· Oportunizar
aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de
variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas
capacidades criativas;
· Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
· Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar
recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para
relacioná-las com seu gênero;
· Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir bons textos;
· Proporcionar
a interação da criança com a sua família, convivendo de forma dinâmica,
criativa e prazerosa com os familiares e com livros de literatura bem
como com histórias populares, lendas e histórias locais, favorecendo a
formação do espírito critico do leitor;
· Aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos, de modo a ampliar o vocabulário.
Metodologia
· O
professor deverá enfeitar uma pasta plástica à sua maneira colocando
dentro dela livros que serão escolhidos pelo aluno, anexando a mesma um
caderno de registro e um classificador contendo alguns questionamentos
referente à obra lida.
· Abertura do projeto: 01/08/2013
*Apresentação dos professores caracterizados de personagens de contos infantis;
*Apresentação de história em slides com conversação dialogada;
*Explicações sobre como acontecerá o projeto, apresentando para a turma a “Mala Viajante” e os objetos que a compõe;
· Sessão cinema: Referente à leitura;
· Nos
dias de segunda-feira e quinta-feira uma criança será sorteada e a
mesma levará a mala pra casa, com o compromisso de devolvê-la depois de 3
dias de viagem em sua casa. Nela estarão livros de diversos assuntos
(fábulas, contos, lendas, jornais, ...),de acordo com o que já está
sendo trabalhado em sala de aula ou com aquilo que o professor dispõe em
termo de leitura.
· Chegando
em casa a criança deverá escolher um dos livros e começar a sua
leitura. É necessário contar com o auxilio dos pais nessa empreitada,
pois eles devem acompanhar a história junto com os filhos. Após a
leitura a criança deverá fazer um registro no caderno, resumindo a
leitura que realizou. Além do caderno segue na mala um classificador com
alguns questionamentos referente a autores, ilustradores, personagens e
assunto abordado pelo livro lido para que a criança preencha.
· Toda
segunda-feira de cada semana as duas crianças que tiverem levado a mala
para casa, na semana anterior, deverão comentar para todos os outros
alunos: qual era o assunto do livro escolhido, o que lhe chamou mais
atenção, autor, a razão da escolha, editora, coleção, etc. Neste mesmo
dia serão realizadas atividades de leitura e escrita para melhor
alcançar as metas traçadas para este projeto, sendo uma a cada dia:
*Leitura e interpretação de história em slides (Dognaldo e sua nova situação);
*Em
grupos de 5 componentes, os alunos irão criar uma pequena apresentação
de forma artística com base no cotidiano que possa passar para a turma a
ideia central da história que foi apresentada no primeiro momento;
*Apresentação das equipes e avaliação coletiva dos trabalhos apresentados;
*Em
grupos de 5 pessoas será proposta a organização de histórias que serão
entregues aos alunos e recortada para que os mesmos para que possam
encontrar a ordem dos acontecimento, colar em uma folha e contá-la para
os colegas de turma. Cada grupo receberá uma história diferente, sendo
que todas se referem a temas como: alimentação humana, corpo humano,
doenças, higiene...;
*Visita a biblioteca da escola para conhecer os livros que dispomos e quais são os procedimentos para pegar livros emprestados;
*Falar
sobre a importância da leitura e propor que cada aluno escreva um
pequeno verso que possa traduzir a importância da leitura para o
desenvolvimento de cada cidadão, fazendo em seguida a leitura do mesmo;
*Montar
um texto com no mínimo 50 palavras recortadas de livros e revistas
falando sobre o que está achando do projeto de leitura “Mala Viajante”.
Lembrando que esse texto deverá ter a cara de uma obra de arte. Logo
após leitura individual e apresentação das obras;
*Apresentação
de uma imagem que retrate o assunto de ciências que esteja sendo
trabalhado na semana para que os alunos possam realizar a leitura da
mesma e em seguida fazer uma produção textual da leitura realizada.
Leitura individual comentada;
*Proporcionar rodas de leitura;
*Culminância: Apresentação teatral preparada com as turmas (29/11/2013).
Avaliação
Ao
avaliarmos o projeto como um todo foi possível observar como foi
gratificante para as famílias envolvidas esse momento de reunir-se com
os filhos para o momento de leitura, uma vez que essa é uma atitude
pouco praticada pelos pais, acompanhar os filhos nos deveres de casa.
Percebemos também uma grande melhoria na participação e o interesse de
cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas,
na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de
exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com
base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
Portanto, considerando o desenvolvimento do projeto é possível afirmar
que os objetivos almejados foram alcançados de forma significativa, uma
vez que podemos afirmar eu os nossos alunos, na sua maioria, não leem
por obrigação e sim por prazer.
Mais: AQUI
PROJETO: “ERA UMA VEZ, AGORA É A SUA VEZ”
NÍVEL: Educação Infantil, Maternal, Pré I, Pré II e 1° Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1° e 2° Semestre de 2015
INTRODUÇÃO:
Ler
é essencial. Através da leitura, examinamos os próprios valores e
conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem
ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para
outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres.
Essa atividade deve ser diária para despertar na criança o prazer pela
leitura, propiciando momentos encantadores que possam cativá-la a
buscar, cada vez com mais autonomia, boas leituras ajudando-a assim, na
construção de uma postura de leitor.
É
ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como
a tristeza, a raiva, o bem-estar, a alegria, o medo, e tantas outras. É
ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!
Deixar
fluir o imaginário levará a criança a despertar a curiosidade, que
prontamente será respondida no transcorrer da leitura. É uma
possibilidade de descobrir o mundo dos conflitos, dos impasses, das
soluções que todos vivem e atravessam de um jeito ou de outro, através
dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não pelas
personagens de cada história.
OBJETIVO GERAL: estimular o hábito da leitura como processo dinâmico e prazeroso, visando formar cidadãos conscientes e críticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Fortalecer o gosto pela leitura;
· Valorização da importância da leitura;
· Favorecer a construção do comportamento leitor;
· Desenvolver a atenção concentração e o hábito de saber ouvir;
· Ampliar o repertório de histórias, oportunizando o conhecimento de diferentes gêneros literários;
· Reescrever e recontar uma história;
· Reconhecer e refletir a adaptação de alguns contos;
· Desenvolver
a expressão oral, corporal a espontaneidade da criança através da
valorização das diferentes opiniões e informações vinculadas nos textos
como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo;
OPERACIONALIZAÇÃO:
OPERACIONALIZAÇÃO:
Ler a história previamente;
Selecionar livros adequados à faixa etária;
Apresentar o livro, a capa, o autor, ilustrador, editora;
Envolver as crianças para o momento da história, como
Preparar
o ambiente: tecido no centro da roda, contar em cabanas, ler com
abajur, usar lanterna ou vela, cantar uma música calmante.
Utilizar a área externa;
Contar a história com fantoches;
Brincar de teatro com as crianças e vestidas com as fantasias, elas serão as personagens das histórias;
Dizer “palavras mágicas” ao iniciar ou finalizar as histórias (parlendas, trava-línguas, poemas...);
Música de fundo.
Variar a entonação da voz de acordo com a necessidade do gênero literário e suas personagens;
Propor que as crianças contem as histórias em alguns momentos ou apenas alguns trechos, podendo fazer uma antecipação do texto;
A
roda de história é um momento de “ler por prazer”, portanto, não há
necessidade de fazer atividades relacionadas às histórias após a
leitura.
Proporcionar a criança diferentes formas de se apreciar uma história (CD, DVD, contada, cantada, encenada, entre outros)
Orientar em relação ao cuidado e manuseio do livro e postura adequada ao ler
Diversificar a escolha de gêneros e títulos com o objetivo de ampliar o repertório.
AVALIAÇÃO:
Observar, identificar e avaliar a criança em relação:
· Ao prazer em ouvir histórias lidas por um adulto
· A exposição de suas preferências
· Ao cuidado da criança, bem como, sua postura quanto a leitura e manuseio dos livros
· A escuta da história demonstrando concentração e interesse do começo até o fim
· A condição da criança em expor sentimentos através da história
· A evolução do vocabulário, das atitudes e da apropriação no cotidiano baseado nas reflexões vivenciadas durante o ano letivo.
MATERIAL
· LIVROS:
Clássicos (Branca de Neve, Bela Adormecida, Os Três Porquinhos,
Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, João e Maria, A
Princesa e a Ervilha, A gata Borralheira, O Gato de Botas, João e o Pé
de Feijão, O Patinho Feio, Pinóquio). E outros títulos (Um dois três,
agora é sua vez!, A Centopeia que pensava, O Pintinho do Vizinho,
Saladinha de queixas, Mamão, melancia tecido e poesia, Meu material
escolar, Como se fosse dinheiro, Lá vem o ano novo, O corpo (coleção
criança curiosa), Se essa rua fosse minha, Abobrinha quando cresce, Uni
Duni Tê, O menino que aprendeu a ver, A bacaeacó- Ninguém me entende,
Um avião e uma viola, Bililico, Caco Coelho adora ler, Fiz voar o meu
chapéu, Galo, galo não me calo, -O jogo do vira-vira,Limeriques das
coisas boas, O Leão e o Jabuti, A ovelha branca da família, A Lua e a
Bola, Parem de construir é hora de dormir, Pode, pai?
Outros
Autores: Ana Maria Machado , Helbert de Souza , Pedro Bandeira ,
Tatiana Belink, Fabio Sombra , Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Michele
Longour a, Fátima Miguez , Carlos Queiroz Telles , Angela Lago , Luís
Colombini, Tales Elias Colombini , j Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia
Dreyfuss , Peter Bently , Sylva Orthof, Luciana Garcia, Alexandre
Azevedo , Sherri Duskey, Carlos Jorge, Ziraldo, Maurício de Souza,
Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Monteiro Lobato, dentre outros que
forem adequados para a faixa etária e a proposta do projeto.
· DVD: Todos Clássicos acima, Palavra Cantada e outros.
· CD: Saltimbancos, Arca de Noé, Casa de Brinquedos, Palavra Cantada, e outros que possam ser lançados no decorrer do ano.
· TEATRO DE FANTOCHES
Bibliografia: Títulos acima,
Parâmetros curriculares nacionais
Referencial Curricular Nacional.
Fonte:Colégio Santo Ivo
PROJETO: QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO...
Era
uma vez um grupo de crianças que se encantava com o mundo dos contos de
fadas. Inventar histórias, fantasiar e dar vida a personagens eram
suas atividades preferidas. Em meio a essas muitas histórias de dragões e
bruxas, príncipes e princesas, reis e rainhas, animais e crianças,
fadas e duendes, surgiu o projeto “Quem conta um conto, aumenta um
ponto...”, que proporcionou às crianças situações significativas de
aprendizagem ao ouvir, dramatizar, contar, criar e recriar histórias com
os mais diferentes personagens e os mais divertidos enredos.
Preparem-se!
1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
*TEMPO ESTIMADO: 01 mês.
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.
3. PROBLEMÁTICA:
De
acordo com o diagnóstico realizado pelos educadores, no inicio do ano
letivo de 2014 a maioria dos alunos da escola, demonstraram dificuldades
em demonstrar o gosto pela leitura, interpretação e produção textual.
Diagnóstico esse que possibilitou aos educadores uma reflexão sobre o
problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de
leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos
diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.
4. JUSTIFICATIVA:
A
leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto
que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do
prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção
da criança no mundo letrado.
Pensando
nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a
interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com
uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil, o
projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de
pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da
comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino
aprendizagem.
5. OBJETIVOS:
• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
•
Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e
revistas, internet), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
•
Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências,
ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios
próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Participar da apresentação dos contos apresentadas pelos pais dos alunos;
• Conhecer a biblioteca pública de nossa cidade;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
6. AÇÕES NECESSÁRIAS:
- Seleção de literaturas infantil;
- Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
- Criação das caixas ou baús da leitura;
- Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
- Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
- Criação do concurso do aluno “Medalha de ouro” na contação de histórias para os colegas;
7. METODOLOGIAS:
- Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
- Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas, utilizando slide;
- Contação de historias por professores;
- Contação de histórias por alunos;
- Contação de histórias pelos pais dos alunos e por pessoas da comunidade local;
- Leituras orais de histórias pelos professores;
- Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
- Pesquisa e leitura de histórias na internet;
- Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
- Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
- Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
- Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
- Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
- Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
- Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
- Contação de histórias usando fantoches;
- Escrita e reescrita de histórias;
- Piquenique em área rural com contação de história dramatizada;
- Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
- Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
- Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
- Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
- Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos com dramatizações e lições deixadas pelos contos de fadas;
- Apresentações dos personagens dos contos de fadas pelos alunos, através da caracterização dos mesmos.
8. CONTEÚDOS:
- Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais;
- Linguagem oral e escrita;
- Interpretação;
- Produção escrita verbal e não-verbal;
- Oralidade;
- Estudo do vocabulário;
- Sequência lógica: Início, meio e fim;
- Coerência e coesão textual;
- Noções de grandezas;
- Numerais;
- Cores primárias e secundárias.
9. RECURSOS:
- Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; palanque; aparelho de TV e DVD, projetor de imagem, microfone;
- Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, EVA, TNT, etc.
10. AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto foi realizada durante todo o processo de seu
desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as
atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados,
atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e
recontos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da
comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e
demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
11. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do
projeto aconteceu com a realização do Dia D da leitura e contação de
histórias no Espaço cultural de nossa cidade. Onde estava acontecendo a
exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas
as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos
contando com a participação da comunidade local.
Fonte:E.E.I.Primeiros Passos
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