Projetos de Leitura





Projetos de leitura/Sugestões

     Mala Viajante: Vamos viajar com a família na leitura.
Justificativa
 As histórias educam e estimulam o desenvolvimento, atenção, imaginação,  observação, memória, reflexão e linguagem.
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, este projeto de leitura foi elaborado com o objetivo de incentivar o hábito de ler no convívio familiar e estimular a criatividade do aluno. Dessa forma, o contato com o mundo da leitura explorado em contos, versos ou prosa, fará com que o aluno aprenda através da fantasia, a solucionar eventuais problemas da sua vida diária, compensando as pressões de seu cotidiano, desenvolvendo o otimismo, transmitindo uma mensagem de felicidade e realização.
                  O projeto será desenvolvido no período de quatro meses, com os alunos das turmas de 4º e 5º ano de ensino fundamental (series iniciais) e foi denominado “Mala Viajante” por contar com a utilização de uma mala, que viaja diariamente com uma criança e que vai acompanhada de alguns livros que deverão ser lidos junto com a família e um caderno de registro onde deverá ser registrado o que a criança mais gostar da história que lhe foi contada.
                  O projeto tem como finalidade proporcionar, através da interação da criança com o adulto, tanto na escola como no ambiente familiar, uma oportunidade para as mesmas, de conviverem de forma dinâmica, criativa e prazerosa com os adultos e com livros de literatura infantil bem como com história populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do leitor e socialização de uma informação.

Objetivos

·     Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos, começando pelo trabalho com a mala viajante;
·     Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
·     Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
·     Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
·     Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·     Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
·     Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir bons textos;
·     Proporcionar a interação da criança com a sua família, convivendo de forma dinâmica, criativa e prazerosa com os familiares e com livros de literatura bem como com histórias populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do leitor;
·     Aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos, de modo a ampliar o vocabulário.

Metodologia

·     O professor deverá enfeitar uma pasta plástica à sua maneira colocando dentro dela livros que serão escolhidos pelo aluno, anexando a mesma um caderno de registro e um classificador contendo alguns questionamentos referente à obra lida.
·     Abertura do projeto: 01/08/2013
*Apresentação dos professores caracterizados de personagens de contos infantis;
*Apresentação de história em slides com conversação dialogada;
*Explicações sobre como acontecerá o projeto, apresentando para a turma a “Mala Viajante” e os objetos que a compõe;
·     Sessão cinema: Referente à leitura;
·     Nos dias de segunda-feira e quinta-feira uma criança será sorteada e a mesma levará a mala pra casa, com o compromisso de devolvê-la depois de 3 dias de viagem em sua casa. Nela estarão livros de diversos assuntos (fábulas, contos, lendas, jornais, ...),de acordo com o que já está sendo trabalhado em sala de aula ou com aquilo que o professor dispõe em termo de leitura.
·     Chegando em casa a criança deverá escolher um dos livros e começar a sua leitura. É necessário contar com o auxilio dos pais nessa empreitada, pois eles devem acompanhar a história junto com os filhos. Após a leitura a criança deverá fazer um registro no caderno, resumindo a leitura que realizou. Além do caderno segue na mala um classificador com alguns questionamentos referente a autores, ilustradores, personagens e assunto abordado pelo livro lido para que a criança preencha.
·     Toda segunda-feira de cada semana as duas crianças que tiverem levado a mala para casa, na semana anterior, deverão comentar para todos os outros alunos: qual era o assunto do livro escolhido, o que lhe chamou mais atenção, autor, a razão da escolha, editora, coleção, etc. Neste mesmo dia serão realizadas atividades de leitura e escrita para melhor alcançar as metas traçadas para este projeto, sendo uma a cada dia:
*Leitura e interpretação de história em slides (Dognaldo e sua nova situação);
*Em grupos de 5 componentes, os alunos irão criar uma pequena apresentação de forma artística com base no cotidiano que possa passar para a turma a ideia central da história que foi apresentada no primeiro momento;
*Apresentação das equipes e avaliação coletiva dos trabalhos apresentados;
*Em grupos de 5 pessoas será proposta a organização de histórias que serão entregues aos alunos e recortada para que os mesmos para que possam encontrar a ordem dos acontecimento, colar em uma folha e contá-la para os colegas de turma. Cada grupo receberá uma história diferente, sendo que todas se referem a temas como: alimentação humana, corpo humano, doenças, higiene...;
*Visita a biblioteca da escola para conhecer os livros que dispomos e quais são os procedimentos para pegar livros emprestados;
*Falar sobre a importância da leitura e propor que cada aluno escreva um pequeno verso que possa traduzir a importância da leitura para o desenvolvimento de cada cidadão, fazendo em seguida a leitura do mesmo;
*Montar um texto com no mínimo 50 palavras recortadas de livros e revistas falando sobre o que está achando do projeto de leitura “Mala Viajante”. Lembrando que esse texto deverá ter a cara de uma obra de arte. Logo após leitura individual e apresentação das obras;
*Apresentação de uma imagem que retrate o assunto de ciências que esteja sendo trabalhado na semana para que os alunos possam realizar a leitura da mesma e em seguida fazer uma produção textual da leitura realizada. Leitura individual comentada;
*Proporcionar rodas de leitura;
*Culminância: Apresentação teatral preparada com as turmas (29/11/2013).

Avaliação

 Ao avaliarmos o projeto como um todo foi possível observar como foi gratificante para as famílias envolvidas esse momento de reunir-se com os filhos para o momento de leitura, uma vez que essa é uma atitude pouco praticada pelos pais, acompanhar os filhos nos deveres de casa. Percebemos também uma grande melhoria na participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
          Portanto, considerando o desenvolvimento do projeto é possível afirmar que os objetivos almejados foram alcançados de forma significativa, uma vez que podemos afirmar eu os nossos alunos, na sua maioria, não leem por obrigação e sim por prazer.
Mais:  AQUI
PROJETO: “ERA UMA VEZ, AGORA É A SUA VEZ”

NÍVEL: Educação Infantil, Maternal, Pré I, Pré II e 1° Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1° e 2° Semestre de 2015
INTRODUÇÃO:
Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. Essa atividade deve ser diária para despertar na criança o prazer pela leitura, propiciando momentos encantadores que possam cativá-la a buscar, cada vez com mais autonomia, boas leituras ajudando-a assim, na construção de uma postura de leitor.
É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, o bem-estar, a alegria, o medo, e tantas outras. É ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!
Deixar fluir o imaginário levará a criança a despertar a curiosidade, que prontamente será respondida no transcorrer da leitura.  É uma possibilidade de descobrir o mundo dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não pelas personagens de cada história.  
OBJETIVO GERAL: estimular o hábito da leitura como processo dinâmico e prazeroso, visando formar cidadãos conscientes e críticos. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Fortalecer o gosto pela leitura;
·       Valorização da importância da leitura;
·       Favorecer a construção do comportamento leitor;
·       Desenvolver a atenção concentração e o hábito de saber ouvir;
·       Ampliar o repertório de histórias, oportunizando o conhecimento de diferentes gêneros literários;
·       Reescrever e recontar uma história;
·       Reconhecer e refletir a adaptação de alguns contos;
·       Desenvolver a expressão oral, corporal a espontaneidade da criança através da valorização das diferentes opiniões e informações vinculadas nos textos como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo;
OPERACIONALIZAÇÃO:
Ler a história previamente;
 Selecionar livros adequados à faixa etária;
Apresentar o livro, a capa, o autor, ilustrador, editora;
 Envolver as crianças para o momento da história, como
Preparar o ambiente: tecido no centro da roda, contar em cabanas, ler com abajur, usar lanterna ou vela, cantar uma música calmante.
Utilizar a área externa;
Contar a história com fantoches;
Brincar de teatro com as crianças e vestidas com as fantasias, elas serão as personagens das histórias;
Dizer “palavras mágicas” ao iniciar ou finalizar as histórias (parlendas, trava-línguas, poemas...);
 Música de fundo.
Variar a entonação da voz de acordo com a necessidade do gênero literário e suas personagens;
Propor que as crianças contem as histórias em alguns momentos ou apenas alguns trechos, podendo fazer uma antecipação do texto;
A roda de história é um momento de “ler por prazer”, portanto, não há necessidade de fazer atividades relacionadas às histórias após a leitura.
Proporcionar a criança diferentes formas de se apreciar uma história (CD, DVD, contada, cantada, encenada, entre outros)
 Orientar em relação ao cuidado e manuseio do livro e postura adequada ao ler
Diversificar a escolha de gêneros e títulos com o objetivo de ampliar o repertório. 
AVALIAÇÃO:
Observar, identificar e avaliar a criança em relação:
·       Ao prazer em ouvir histórias lidas por um adulto
·       A exposição de suas preferências
·       Ao cuidado da criança, bem como, sua postura quanto a leitura e manuseio dos livros
·       A escuta da história demonstrando concentração e interesse  do começo até o fim
·       A condição da criança em expor sentimentos através da história
·       A evolução do vocabulário, das atitudes e da apropriação no cotidiano baseado nas reflexões vivenciadas durante o ano letivo.

MATERIAL
·       LIVROS: Clássicos (Branca de Neve, Bela Adormecida, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, João e Maria, A Princesa e a Ervilha, A gata Borralheira, O Gato de Botas, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, Pinóquio). E outros títulos (Um dois três, agora é sua vez!, A Centopeia que pensava, O Pintinho do Vizinho, Saladinha de queixas,  Mamão, melancia tecido e poesia, Meu material escolar, Como se fosse dinheiro,  Lá vem o ano novo,  O corpo (coleção criança curiosa),  Se essa rua fosse minha, Abobrinha quando cresce, Uni Duni Tê,  O menino que aprendeu a ver,  A bacaeacó- Ninguém me entende, Um avião e uma viola, Bililico, Caco Coelho adora ler, Fiz voar o meu chapéu, Galo, galo não me calo, -O jogo do vira-vira,Limeriques das coisas boas, O Leão e o Jabuti, A ovelha branca da família, A Lua e a Bola, Parem de construir é hora de dormir,  Pode, pai?
Outros Autores: Ana Maria Machado , Helbert de Souza , Pedro Bandeira , Tatiana Belink, Fabio Sombra , Ricardo Azevedo, Ruth Rocha,  Michele Longour a, Fátima Miguez , Carlos Queiroz Telles , Angela Lago , Luís Colombini, Tales Elias Colombini , j Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia Dreyfuss , Peter Bently ,  Sylva Orthof, Luciana Garcia,  Alexandre Azevedo , Sherri Duskey, Carlos Jorge, Ziraldo, Maurício de Souza, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Monteiro Lobato, dentre outros que forem adequados para a faixa etária e a proposta do projeto.
·       DVD: Todos Clássicos acima, Palavra Cantada e outros.
·       CD: Saltimbancos, Arca de Noé, Casa de Brinquedos, Palavra Cantada, e outros que possam ser lançados no decorrer do ano.
·       TEATRO DE FANTOCHES
Bibliografia:  Títulos acima,
                     Parâmetros curriculares nacionais
                    Referencial Curricular Nacional.
 Fonte:Colégio Santo Ivo
          
PROJETO: QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO...
Era uma vez um grupo de crianças que se encantava com o mundo dos contos de fadas.  Inventar histórias, fantasiar e dar vida a personagens eram suas atividades preferidas. Em meio a essas muitas histórias de dragões e bruxas, príncipes e princesas, reis e rainhas, animais e crianças, fadas e duendes, surgiu o projeto “Quem conta um conto, aumenta um ponto...”, que proporcionou às crianças situações significativas de aprendizagem ao ouvir, dramatizar, contar, criar e recriar histórias com os mais diferentes personagens e os mais divertidos enredos. Preparem-se!

1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
*TEMPO ESTIMADO: 01 mês.
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.

3. PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico realizado pelos educadores, no inicio do ano letivo de 2014 a maioria dos alunos da escola, demonstraram dificuldades em demonstrar o gosto pela leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos educadores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.

4. JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.
5. OBJETIVOS:

• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas, internet), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Participar da apresentação dos contos apresentadas pelos pais dos alunos;
• Conhecer a biblioteca pública de nossa cidade;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;

6. AÇÕES NECESSÁRIAS:

  • Seleção de literaturas infantil;
  • Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
  • Criação das caixas ou baús da leitura;
  • Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
  • Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
  • Criação do concurso do aluno “Medalha de ouro” na contação de histórias para os colegas;
7. METODOLOGIAS:

  • Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
  • Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas, utilizando slide;
  • Contação de historias por professores;
  • Contação de histórias por alunos;
  • Contação de histórias pelos pais dos alunos e por pessoas da comunidade local;
  • Leituras orais de histórias pelos professores;
  • Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
  • Pesquisa e leitura de histórias na internet;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
  • Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
  • Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
  • Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
  • Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
  • Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
  • Contação de histórias usando fantoches;
  • Escrita e reescrita de histórias;
  • Piquenique em área rural com contação de história dramatizada;
  • Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
  • Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
  • Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
  • Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
  • Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos com dramatizações e lições deixadas pelos contos de fadas;
  • Apresentações dos personagens dos contos de fadas pelos alunos, através da caracterização dos mesmos.
8. CONTEÚDOS:

  • Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Interpretação;
  • Produção escrita verbal e não-verbal;
  • Oralidade;
  • Estudo do vocabulário;
  • Sequência lógica: Início, meio e fim;
  • Coerência e coesão textual;
  • Noções de grandezas;
  • Numerais;
  • Cores primárias e secundárias.
9. RECURSOS:

  • Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; palanque; aparelho de TV e DVD, projetor de imagem, microfone;
  • Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, EVA, TNT, etc.
10. AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto foi realizada durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e recontos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

11. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do projeto aconteceu com a realização do Dia D da leitura e contação de histórias no Espaço cultural de nossa cidade. Onde estava acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos contando com a participação da comunidade local.

 Fonte:E.E.I.Primeiros Passos
 







Projetos de leitura/Sugestões

     Mala Viajante: Vamos viajar com a família na leitura.
Justificativa
 As histórias educam e estimulam o desenvolvimento, atenção, imaginação,  observação, memória, reflexão e linguagem.
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, este projeto de leitura foi elaborado com o objetivo de incentivar o hábito de ler no convívio familiar e estimular a criatividade do aluno. Dessa forma, o contato com o mundo da leitura explorado em contos, versos ou prosa, fará com que o aluno aprenda através da fantasia, a solucionar eventuais problemas da sua vida diária, compensando as pressões de seu cotidiano, desenvolvendo o otimismo, transmitindo uma mensagem de felicidade e realização.
                  O projeto será desenvolvido no período de quatro meses, com os alunos das turmas de 4º e 5º ano de ensino fundamental (series iniciais) e foi denominado “Mala Viajante” por contar com a utilização de uma mala, que viaja diariamente com uma criança e que vai acompanhada de alguns livros que deverão ser lidos junto com a família e um caderno de registro onde deverá ser registrado o que a criança mais gostar da história que lhe foi contada.
                  O projeto tem como finalidade proporcionar, através da interação da criança com o adulto, tanto na escola como no ambiente familiar, uma oportunidade para as mesmas, de conviverem de forma dinâmica, criativa e prazerosa com os adultos e com livros de literatura infantil bem como com história populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do leitor e socialização de uma informação.

Objetivos

·     Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos, começando pelo trabalho com a mala viajante;
·     Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
·     Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
·     Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
·     Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
·     Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
·     Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir bons textos;
·     Proporcionar a interação da criança com a sua família, convivendo de forma dinâmica, criativa e prazerosa com os familiares e com livros de literatura bem como com histórias populares, lendas e histórias locais, favorecendo a formação do espírito critico do leitor;
·     Aprimorar a linguagem oral e escrita dos alunos, de modo a ampliar o vocabulário.

Metodologia

·     O professor deverá enfeitar uma pasta plástica à sua maneira colocando dentro dela livros que serão escolhidos pelo aluno, anexando a mesma um caderno de registro e um classificador contendo alguns questionamentos referente à obra lida.
·     Abertura do projeto: 01/08/2013
*Apresentação dos professores caracterizados de personagens de contos infantis;
*Apresentação de história em slides com conversação dialogada;
*Explicações sobre como acontecerá o projeto, apresentando para a turma a “Mala Viajante” e os objetos que a compõe;
·     Sessão cinema: Referente à leitura;
·     Nos dias de segunda-feira e quinta-feira uma criança será sorteada e a mesma levará a mala pra casa, com o compromisso de devolvê-la depois de 3 dias de viagem em sua casa. Nela estarão livros de diversos assuntos (fábulas, contos, lendas, jornais, ...),de acordo com o que já está sendo trabalhado em sala de aula ou com aquilo que o professor dispõe em termo de leitura.
·     Chegando em casa a criança deverá escolher um dos livros e começar a sua leitura. É necessário contar com o auxilio dos pais nessa empreitada, pois eles devem acompanhar a história junto com os filhos. Após a leitura a criança deverá fazer um registro no caderno, resumindo a leitura que realizou. Além do caderno segue na mala um classificador com alguns questionamentos referente a autores, ilustradores, personagens e assunto abordado pelo livro lido para que a criança preencha.
·     Toda segunda-feira de cada semana as duas crianças que tiverem levado a mala para casa, na semana anterior, deverão comentar para todos os outros alunos: qual era o assunto do livro escolhido, o que lhe chamou mais atenção, autor, a razão da escolha, editora, coleção, etc. Neste mesmo dia serão realizadas atividades de leitura e escrita para melhor alcançar as metas traçadas para este projeto, sendo uma a cada dia:
*Leitura e interpretação de história em slides (Dognaldo e sua nova situação);
*Em grupos de 5 componentes, os alunos irão criar uma pequena apresentação de forma artística com base no cotidiano que possa passar para a turma a ideia central da história que foi apresentada no primeiro momento;
*Apresentação das equipes e avaliação coletiva dos trabalhos apresentados;
*Em grupos de 5 pessoas será proposta a organização de histórias que serão entregues aos alunos e recortada para que os mesmos para que possam encontrar a ordem dos acontecimento, colar em uma folha e contá-la para os colegas de turma. Cada grupo receberá uma história diferente, sendo que todas se referem a temas como: alimentação humana, corpo humano, doenças, higiene...;
*Visita a biblioteca da escola para conhecer os livros que dispomos e quais são os procedimentos para pegar livros emprestados;
*Falar sobre a importância da leitura e propor que cada aluno escreva um pequeno verso que possa traduzir a importância da leitura para o desenvolvimento de cada cidadão, fazendo em seguida a leitura do mesmo;
*Montar um texto com no mínimo 50 palavras recortadas de livros e revistas falando sobre o que está achando do projeto de leitura “Mala Viajante”. Lembrando que esse texto deverá ter a cara de uma obra de arte. Logo após leitura individual e apresentação das obras;
*Apresentação de uma imagem que retrate o assunto de ciências que esteja sendo trabalhado na semana para que os alunos possam realizar a leitura da mesma e em seguida fazer uma produção textual da leitura realizada. Leitura individual comentada;
*Proporcionar rodas de leitura;
*Culminância: Apresentação teatral preparada com as turmas (29/11/2013).

Avaliação

 Ao avaliarmos o projeto como um todo foi possível observar como foi gratificante para as famílias envolvidas esse momento de reunir-se com os filhos para o momento de leitura, uma vez que essa é uma atitude pouco praticada pelos pais, acompanhar os filhos nos deveres de casa. Percebemos também uma grande melhoria na participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
          Portanto, considerando o desenvolvimento do projeto é possível afirmar que os objetivos almejados foram alcançados de forma significativa, uma vez que podemos afirmar eu os nossos alunos, na sua maioria, não leem por obrigação e sim por prazer.
Mais:  AQUI
PROJETO: “ERA UMA VEZ, AGORA É A SUA VEZ”

NÍVEL: Educação Infantil, Maternal, Pré I, Pré II e 1° Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 1° e 2° Semestre de 2015
INTRODUÇÃO:
Ler é essencial. Através da leitura, examinamos os próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. Essa atividade deve ser diária para despertar na criança o prazer pela leitura, propiciando momentos encantadores que possam cativá-la a buscar, cada vez com mais autonomia, boas leituras ajudando-a assim, na construção de uma postura de leitor.
É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, o bem-estar, a alegria, o medo, e tantas outras. É ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário!
Deixar fluir o imaginário levará a criança a despertar a curiosidade, que prontamente será respondida no transcorrer da leitura.  É uma possibilidade de descobrir o mundo dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivem e atravessam de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo encarados ou não, resolvidos ou não pelas personagens de cada história.  
OBJETIVO GERAL: estimular o hábito da leitura como processo dinâmico e prazeroso, visando formar cidadãos conscientes e críticos. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·       Fortalecer o gosto pela leitura;
·       Valorização da importância da leitura;
·       Favorecer a construção do comportamento leitor;
·       Desenvolver a atenção concentração e o hábito de saber ouvir;
·       Ampliar o repertório de histórias, oportunizando o conhecimento de diferentes gêneros literários;
·       Reescrever e recontar uma história;
·       Reconhecer e refletir a adaptação de alguns contos;
·       Desenvolver a expressão oral, corporal a espontaneidade da criança através da valorização das diferentes opiniões e informações vinculadas nos textos como possibilidades diferenciadas de compreensão do mundo;
OPERACIONALIZAÇÃO:
Ler a história previamente;
 Selecionar livros adequados à faixa etária;
Apresentar o livro, a capa, o autor, ilustrador, editora;
 Envolver as crianças para o momento da história, como
Preparar o ambiente: tecido no centro da roda, contar em cabanas, ler com abajur, usar lanterna ou vela, cantar uma música calmante.
Utilizar a área externa;
Contar a história com fantoches;
Brincar de teatro com as crianças e vestidas com as fantasias, elas serão as personagens das histórias;
Dizer “palavras mágicas” ao iniciar ou finalizar as histórias (parlendas, trava-línguas, poemas...);
 Música de fundo.
Variar a entonação da voz de acordo com a necessidade do gênero literário e suas personagens;
Propor que as crianças contem as histórias em alguns momentos ou apenas alguns trechos, podendo fazer uma antecipação do texto;
A roda de história é um momento de “ler por prazer”, portanto, não há necessidade de fazer atividades relacionadas às histórias após a leitura.
Proporcionar a criança diferentes formas de se apreciar uma história (CD, DVD, contada, cantada, encenada, entre outros)
 Orientar em relação ao cuidado e manuseio do livro e postura adequada ao ler
Diversificar a escolha de gêneros e títulos com o objetivo de ampliar o repertório. 
AVALIAÇÃO:
Observar, identificar e avaliar a criança em relação:
·       Ao prazer em ouvir histórias lidas por um adulto
·       A exposição de suas preferências
·       Ao cuidado da criança, bem como, sua postura quanto a leitura e manuseio dos livros
·       A escuta da história demonstrando concentração e interesse  do começo até o fim
·       A condição da criança em expor sentimentos através da história
·       A evolução do vocabulário, das atitudes e da apropriação no cotidiano baseado nas reflexões vivenciadas durante o ano letivo.

MATERIAL
·       LIVROS: Clássicos (Branca de Neve, Bela Adormecida, Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, João e Maria, A Princesa e a Ervilha, A gata Borralheira, O Gato de Botas, João e o Pé de Feijão, O Patinho Feio, Pinóquio). E outros títulos (Um dois três, agora é sua vez!, A Centopeia que pensava, O Pintinho do Vizinho, Saladinha de queixas,  Mamão, melancia tecido e poesia, Meu material escolar, Como se fosse dinheiro,  Lá vem o ano novo,  O corpo (coleção criança curiosa),  Se essa rua fosse minha, Abobrinha quando cresce, Uni Duni Tê,  O menino que aprendeu a ver,  A bacaeacó- Ninguém me entende, Um avião e uma viola, Bililico, Caco Coelho adora ler, Fiz voar o meu chapéu, Galo, galo não me calo, -O jogo do vira-vira,Limeriques das coisas boas, O Leão e o Jabuti, A ovelha branca da família, A Lua e a Bola, Parem de construir é hora de dormir,  Pode, pai?
Outros Autores: Ana Maria Machado , Helbert de Souza , Pedro Bandeira , Tatiana Belink, Fabio Sombra , Ricardo Azevedo, Ruth Rocha,  Michele Longour a, Fátima Miguez , Carlos Queiroz Telles , Angela Lago , Luís Colombini, Tales Elias Colombini , j Eva Furnari, Denize Carvalho, Sonia Dreyfuss , Peter Bently ,  Sylva Orthof, Luciana Garcia,  Alexandre Azevedo , Sherri Duskey, Carlos Jorge, Ziraldo, Maurício de Souza, Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Monteiro Lobato, dentre outros que forem adequados para a faixa etária e a proposta do projeto.
·       DVD: Todos Clássicos acima, Palavra Cantada e outros.
·       CD: Saltimbancos, Arca de Noé, Casa de Brinquedos, Palavra Cantada, e outros que possam ser lançados no decorrer do ano.
·       TEATRO DE FANTOCHES
Bibliografia:  Títulos acima,
                     Parâmetros curriculares nacionais
                    Referencial Curricular Nacional.
 Fonte:Colégio Santo Ivo
          
PROJETO: QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO...
Era uma vez um grupo de crianças que se encantava com o mundo dos contos de fadas.  Inventar histórias, fantasiar e dar vida a personagens eram suas atividades preferidas. Em meio a essas muitas histórias de dragões e bruxas, príncipes e princesas, reis e rainhas, animais e crianças, fadas e duendes, surgiu o projeto “Quem conta um conto, aumenta um ponto...”, que proporcionou às crianças situações significativas de aprendizagem ao ouvir, dramatizar, contar, criar e recriar histórias com os mais diferentes personagens e os mais divertidos enredos. Preparem-se!

1. NOME DO PROJETO: “Quem conta um conto aumenta um ponto...”
*TEMPO ESTIMADO: 01 mês.
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural.

3. PROBLEMÁTICA:
De acordo com o diagnóstico realizado pelos educadores, no inicio do ano letivo de 2014 a maioria dos alunos da escola, demonstraram dificuldades em demonstrar o gosto pela leitura, interpretação e produção textual. Diagnóstico esse que possibilitou aos educadores uma reflexão sobre o problema, levando-os à hipótese de que a razão das dificuldades de leitura e produção escrita estaria no pouco acesso dos alunos aos diversos gêneros textuais e em especial aos textos literários.

4. JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Quem conta um conto aumenta um ponto...” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio da contação de história.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as literaturas infantil, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.
5. OBJETIVOS:

• Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
• Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares;
• Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história;
• Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas, internet), manuseando-os e reparando na beleza das imagens;
• Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe;
• Contar de histórias conhecidas;
• Realizar leituras orais e silenciosas de histórias;
• Interpretar histórias lidas;
• Realizar o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;
• Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
• Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelos professores e colegas;
• Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
• Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
• Participar da apresentação dos contos apresentadas pelos pais dos alunos;
• Conhecer a biblioteca pública de nossa cidade;
• Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
• Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
• Dramatizar histórias e contos trabalhados;
• Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;

6. AÇÕES NECESSÁRIAS:

  • Seleção de literaturas infantil;
  • Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas salas de aula;
  • Criação das caixas ou baús da leitura;
  • Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola;
  • Criação de espaços em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos.
  • Criação do concurso do aluno “Medalha de ouro” na contação de histórias para os colegas;
7. METODOLOGIAS:

  • Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
  • Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas, utilizando slide;
  • Contação de historias por professores;
  • Contação de histórias por alunos;
  • Contação de histórias pelos pais dos alunos e por pessoas da comunidade local;
  • Leituras orais de histórias pelos professores;
  • Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
  • Pesquisa e leitura de histórias na internet;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos professores;
  • Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos;
  • Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
  • Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
  • Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
  • Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
  • Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
  • Contação de histórias usando fantoches;
  • Escrita e reescrita de histórias;
  • Piquenique em área rural com contação de história dramatizada;
  • Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
  • Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
  • Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
  • Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
  • Realização do Dia D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com divulgação dos livretos produzidos com dramatizações e lições deixadas pelos contos de fadas;
  • Apresentações dos personagens dos contos de fadas pelos alunos, através da caracterização dos mesmos.
8. CONTEÚDOS:

  • Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Interpretação;
  • Produção escrita verbal e não-verbal;
  • Oralidade;
  • Estudo do vocabulário;
  • Sequência lógica: Início, meio e fim;
  • Coerência e coesão textual;
  • Noções de grandezas;
  • Numerais;
  • Cores primárias e secundárias.
9. RECURSOS:

  • Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil; fantoches; palanque; aparelho de TV e DVD, projetor de imagem, microfone;
  • Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina, papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos impressos, EVA, TNT, etc.
10. AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto foi realizada durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas (contos e recontos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

11. SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do projeto aconteceu com a realização do Dia D da leitura e contação de histórias no Espaço cultural de nossa cidade. Onde estava acontecendo a exposição dos trabalhos realizados pelos professores e alunos de todas as turmas e divulgação dos livretos de histórias produzidos pelos alunos contando com a participação da comunidade local.

 Fonte:E.E.I.Primeiros Passos
 




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