Estimule
a Amizade entre Crianças com árvore dos Afetos na Educação Infantil e
Ensino Fundamental 1. Veja também Plano de Aula sobre Árvore do Afetos.
Pesquisas apontam que estimular amizades na
infância estimula o desenvolvimento de características, como:
sociabilidade, autonomia e altruísmo, além de reduzir comportamentos
negativos.
Durante a socialização, a criança aprende
a se virar sozinha, fazendo concessões, que não ocorrem na presença dos
pais. Além disso, as boas amizades podem incentivar a cooperação e
também evitar hostilidade e conflitos. Com isso, a criança aprende a
lidar melhor com as próprias emoções, reduzindo as chances de problemas
comportamentais durante a infância.
A
amizade também ajuda as crianças a serem mais altruístas e generosas e,
consequentemente, mais seguras. O altruísmo auxilia na melhoria
comportamental, nas habilidades sociais e também na saúde física, já que
os baixos níveis de estresse refletem em batimentos cardíacos e
funcionamento do cérebro estáveis. Com isso, os pequenos se tornam
capazes de reconhecer atos de gentileza e criam empatia, estabelecendo
uma relação de reciprocidade mesmo com as pessoas mais diversas.
No início do ano, as crianças ainda estão criando laços,
entendendo o que é amizade e a respeitar as diferenças entre elas. Essa
fase de adaptação é muito importante e o fortalecimento das amizades é
imprescindível para que esse período seja uma experiência gostosa
para os pequenos.
Nesse sentido, porque não oportunizar momentos que incentivem e estimulem a amizade?
Uma ótima atividade para isso é a árvore dos afetos. Veja um plano de aula sobre essa atividade pedagógica!
Você verá neste post:
Estimule a Amizade entre Crianças com árvore dos Afetos
Dados da Aula:
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- 1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno.
- 2) Relacionar afetividade e aprendizagem.
- 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.
- 1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno.
- 2) Relacionar afetividade e aprendizagem.
- 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.
Duração das atividades: Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “Garota pede ajuda para demolir escola”, disponível em:
2º Momento: Explore
o vídeo com os/as alunos/as, propondo algumas questões como: O que
vocês acharam do vídeo? Por que a criança queria demolir a sua escola?
Vocês acham que ela estava fazendo uma piada? Por que será que as
pessoas que atenderam ao telefone acreditaram que se tratava de uma
piada? O que na escola era tão ruim para a criança querer cometer tal
ato? Você já teve vontade de demolir a sua escola? Quando? Por quê? Como
você lidou com essa situação? No vídeo, a criança se queixou de seus
professores. E você? Tem alguma queixa para fazer de seus/suas
professores/as? Já procurou conversar com eles/elas a respeito? Já
buscou saber se eles/elas também têm queixas em relação à você ou à sua
turma?
3º Momento: Divida
a turma em trios para que reflitam e conversem sobre seus/suas
professores/as. Oriente os/as alunos/as a procurarem se lembrar de
todos/as os/as professores/as que têm ou já tiveram. Após esssa etapa,
os/as alunos/as deverão escolher alguns/mas professores/as para produzir
cartões com imagens e palavras afetivas direcionadas a eles/as, de
forma a garantir que a relação de afeto e vínculo se fortaleça a cada
dia.
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “Garota pede ajuda para demolir escola”, disponível em:
2º Momento: Explore
o vídeo com os/as alunos/as, propondo algumas questões como: O que
vocês acharam do vídeo? Por que a criança queria demolir a sua escola?
Vocês acham que ela estava fazendo uma piada? Por que será que as
pessoas que atenderam ao telefone acreditaram que se tratava de uma
piada? O que na escola era tão ruim para a criança querer cometer tal
ato? Você já teve vontade de demolir a sua escola? Quando? Por quê? Como
você lidou com essa situação? No vídeo, a criança se queixou de seus
professores. E você? Tem alguma queixa para fazer de seus/suas
professores/as? Já procurou conversar com eles/elas a respeito? Já
buscou saber se eles/elas também têm queixas em relação à você ou à sua
turma?
3º Momento: Divida
a turma em trios para que reflitam e conversem sobre seus/suas
professores/as. Oriente os/as alunos/as a procurarem se lembrar de
todos/as os/as professores/as que têm ou já tiveram. Após esssa etapa,
os/as alunos/as deverão escolher alguns/mas professores/as para produzir
cartões com imagens e palavras afetivas direcionadas a eles/as, de
forma a garantir que a relação de afeto e vínculo se fortaleça a cada
dia.
Atividade 2:
Professor/a, indique aos/as alunos/as a leitura do livro “Uma professora muito Maluquinha” de Ziraldo para ser lido em casa durante a semana, para posterior reflexão e discussão em aula.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e discutirem sobre o livro “Uma professora muito Maluquinha”
Sugestão de questões desencadeadoras da discussão:
Por
que vocês acham que a professora do livro era conhecida como
“Maluquinha”? O que ela tinha de “maluquinha”? Na sua percepção, a
professora Maluquinha tinha afeto por seus/suas alunos/as? Como pode ser
observado isso? Os/as alunos/as gostavam da professora Maluquinha? Você
acha que eles/as aprendiam o que ela ensinava? Por quê? Você conhece
alguma professora ou professor parecida/o com a Professora Maluquinha?
3º Momento: Professor/a, proponha aos/as alunos/as que construam uma história com o título: “A/o minha/meu Professora/r muito Maluquinha/o”.
Nesse texto, os/as alunos/as deverão imaginar um/a professor/a que, na
sua percepção, seja afetivo/a, criativo/a, cuidadoso/a e atencioso/a e
narrar uma história baseada na relação deste/a professor/a com seus/suas
alunos/as.
Professor/a, indique aos/as alunos/as a leitura do livro “Uma professora muito Maluquinha” de Ziraldo para ser lido em casa durante a semana, para posterior reflexão e discussão em aula.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e discutirem sobre o livro “Uma professora muito Maluquinha”
Sugestão de questões desencadeadoras da discussão:
Por
que vocês acham que a professora do livro era conhecida como
“Maluquinha”? O que ela tinha de “maluquinha”? Na sua percepção, a
professora Maluquinha tinha afeto por seus/suas alunos/as? Como pode ser
observado isso? Os/as alunos/as gostavam da professora Maluquinha? Você
acha que eles/as aprendiam o que ela ensinava? Por quê? Você conhece
alguma professora ou professor parecida/o com a Professora Maluquinha?
3º Momento: Professor/a, proponha aos/as alunos/as que construam uma história com o título: “A/o minha/meu Professora/r muito Maluquinha/o”.
Nesse texto, os/as alunos/as deverão imaginar um/a professor/a que, na
sua percepção, seja afetivo/a, criativo/a, cuidadoso/a e atencioso/a e
narrar uma história baseada na relação deste/a professor/a com seus/suas
alunos/as.
Atividade 3:
1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “O Caderno”, disponível em:
2º Momento: Explore
a música com os/as alunos/as: Essa música é uma dedicatória a quem?
Quem está fazendo essa dedicatória? Na música, o compositor apresenta o
caderno como companheiro e amigo fiel da criança. Você concorda com
isso? Imagine que ao invés desta música ser uma dedicatória feita por um
“caderno” que ela fosse dedicada por um/a professor/a a você. É
possível? O que você pensa que ele/ela teria a lhe dizer?
3º Momento: Após essas perguntas iniciais, solicite aos/as alunos/as que, a partir da letra da música “O caderno”,
eles/as elejam um/a professor/a, com quem cultivem uma relação de
admiração e respeito, e imaginem que esse/a professor/a fez essa
dedicatória a eles/as, alunos/as. Os/as alunos/s deverão produzir um
texto resposta ao/à professor/a e, após a produção, poderão ilustrar da
forma que preferirem, com desenhos, colagens, fotos, palavras, dentre
outros recursos. Se for possível entrar em contato com os/as
professores/as, peça aos alunos que entreguem os textos, como forma de
reconhecimento e de homenagem aos/às mesmos/as.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “O Caderno”, disponível em:
2º Momento: Explore
a música com os/as alunos/as: Essa música é uma dedicatória a quem?
Quem está fazendo essa dedicatória? Na música, o compositor apresenta o
caderno como companheiro e amigo fiel da criança. Você concorda com
isso? Imagine que ao invés desta música ser uma dedicatória feita por um
“caderno” que ela fosse dedicada por um/a professor/a a você. É
possível? O que você pensa que ele/ela teria a lhe dizer?
3º Momento: Após essas perguntas iniciais, solicite aos/as alunos/as que, a partir da letra da música “O caderno”,
eles/as elejam um/a professor/a, com quem cultivem uma relação de
admiração e respeito, e imaginem que esse/a professor/a fez essa
dedicatória a eles/as, alunos/as. Os/as alunos/s deverão produzir um
texto resposta ao/à professor/a e, após a produção, poderão ilustrar da
forma que preferirem, com desenhos, colagens, fotos, palavras, dentre
outros recursos. Se for possível entrar em contato com os/as
professores/as, peça aos alunos que entreguem os textos, como forma de
reconhecimento e de homenagem aos/às mesmos/as.
O Caderno – Toquinho
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel…
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel…
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer… Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer…(2x)”
4º Momento:
Reflita com os/as alunos/as sobre o quanto cultivar o afeto na relação
professor-aluno é importante para que a aprendizagem se dê de forma
prazerosa e significativa. Procure investigar se, em sua história
escolar, vivenciaram situações em que a aprendizagem de determinado
conteúdo tornou-se mais fácil e interessante em função da relação de
afeto estabelecida com o professor e se o contrário também aconteceu. A
partir dessas reflexões, solicite aos/às alunos/as que se dividam em
grupos e criem peças teatrais abordando esta temática. Professor/a,
acompanhe a elaboração das peças e os ensaios, de modo que o conteúdo
apresentado seja uma forma de promover reflexões gerais acerca do tema e
não exponha situações particulares, evitando possíveis
constrangimentos.
5º Momento: Promova
um momento de apresentação das peças teatrais, convidando todos os
professores da turma para assistirem e/ou participarem. Ao final das
apresentações, faça um fechamento da atividade, procurando avaliar com
os/as alunos/as e seus/suas professores/as a importância da afetividade
na relação professor-aluno, bem como sugerir estratégias que favoreçam
esta aproximação.
Professor/a vale a pena assistir ao seguinte vídeo O SABER E O SABOR para subsidiá-lo/a em sua aula:https://youtu.be/rCIiaoyrFXw
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel…
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel…
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer… Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer…(2x)”
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel…
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel…
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer… Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer…(2x)”
4º Momento:
Reflita com os/as alunos/as sobre o quanto cultivar o afeto na relação
professor-aluno é importante para que a aprendizagem se dê de forma
prazerosa e significativa. Procure investigar se, em sua história
escolar, vivenciaram situações em que a aprendizagem de determinado
conteúdo tornou-se mais fácil e interessante em função da relação de
afeto estabelecida com o professor e se o contrário também aconteceu. A
partir dessas reflexões, solicite aos/às alunos/as que se dividam em
grupos e criem peças teatrais abordando esta temática. Professor/a,
acompanhe a elaboração das peças e os ensaios, de modo que o conteúdo
apresentado seja uma forma de promover reflexões gerais acerca do tema e
não exponha situações particulares, evitando possíveis
constrangimentos.
5º Momento: Promova
um momento de apresentação das peças teatrais, convidando todos os
professores da turma para assistirem e/ou participarem. Ao final das
apresentações, faça um fechamento da atividade, procurando avaliar com
os/as alunos/as e seus/suas professores/as a importância da afetividade
na relação professor-aluno, bem como sugerir estratégias que favoreçam
esta aproximação.
Professor/a vale a pena assistir ao seguinte vídeo O SABER E O SABOR para subsidiá-lo/a em sua aula:https://youtu.be/rCIiaoyrFXw
Recursos Complementares
Afetividade e aprendizagem: relação professor-aluno, disponível em:
A afetividade e as relações interpessoais na escola, disponível em:
Afetividade e aprendizagem: relação professor-aluno, disponível em:
A afetividade e as relações interpessoais na escola, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=sPm7TITgQ_U
Avaliação
Professor/a,
a avaliação deverá ser contínua e processual. Procure observar se os/as
alunos/as se envolveram na realização das atividades propostas em aula e
se conseguiram reconhecer o quanto é importante que se cultive o afeto
na relação professor-aluno.
*** Autor: LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
Professor/a,
a avaliação deverá ser contínua e processual. Procure observar se os/as
alunos/as se envolveram na realização das atividades propostas em aula e
se conseguiram reconhecer o quanto é importante que se cultive o afeto
na relação professor-aluno.
*** Autor: LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
Estimule
a Amizade entre Crianças com árvore dos Afetos na Educação Infantil e
Ensino Fundamental 1. Veja também Plano de Aula sobre Árvore do Afetos.
Pesquisas apontam que estimular amizades na
infância estimula o desenvolvimento de características, como:
sociabilidade, autonomia e altruísmo, além de reduzir comportamentos
negativos.
Durante a socialização, a criança aprende
a se virar sozinha, fazendo concessões, que não ocorrem na presença dos
pais. Além disso, as boas amizades podem incentivar a cooperação e
também evitar hostilidade e conflitos. Com isso, a criança aprende a
lidar melhor com as próprias emoções, reduzindo as chances de problemas
comportamentais durante a infância.
A
amizade também ajuda as crianças a serem mais altruístas e generosas e,
consequentemente, mais seguras. O altruísmo auxilia na melhoria
comportamental, nas habilidades sociais e também na saúde física, já que
os baixos níveis de estresse refletem em batimentos cardíacos e
funcionamento do cérebro estáveis. Com isso, os pequenos se tornam
capazes de reconhecer atos de gentileza e criam empatia, estabelecendo
uma relação de reciprocidade mesmo com as pessoas mais diversas.
No início do ano, as crianças ainda estão criando laços,
entendendo o que é amizade e a respeitar as diferenças entre elas. Essa
fase de adaptação é muito importante e o fortalecimento das amizades é
imprescindível para que esse período seja uma experiência gostosa
para os pequenos.
Nesse sentido, porque não oportunizar momentos que incentivem e estimulem a amizade?
Uma ótima atividade para isso é a árvore dos afetos. Veja um plano de aula sobre essa atividade pedagógica!
Você verá neste post:
Estimule a Amizade entre Crianças com árvore dos Afetos
Dados da Aula:
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- 1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno.
- 2) Relacionar afetividade e aprendizagem.
- 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.
- 1) Reconhecer o valor do afeto na relação professor-aluno.
- 2) Relacionar afetividade e aprendizagem.
- 3) Auxiliar o aluno a construir vínculos afetivos com seus professores.
Duração das atividades: Três ou mais aulas de uma hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Não são necessários conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “Garota pede ajuda para demolir escola”, disponível em:
2º Momento: Explore
o vídeo com os/as alunos/as, propondo algumas questões como: O que
vocês acharam do vídeo? Por que a criança queria demolir a sua escola?
Vocês acham que ela estava fazendo uma piada? Por que será que as
pessoas que atenderam ao telefone acreditaram que se tratava de uma
piada? O que na escola era tão ruim para a criança querer cometer tal
ato? Você já teve vontade de demolir a sua escola? Quando? Por quê? Como
você lidou com essa situação? No vídeo, a criança se queixou de seus
professores. E você? Tem alguma queixa para fazer de seus/suas
professores/as? Já procurou conversar com eles/elas a respeito? Já
buscou saber se eles/elas também têm queixas em relação à você ou à sua
turma?
3º Momento: Divida
a turma em trios para que reflitam e conversem sobre seus/suas
professores/as. Oriente os/as alunos/as a procurarem se lembrar de
todos/as os/as professores/as que têm ou já tiveram. Após esssa etapa,
os/as alunos/as deverão escolher alguns/mas professores/as para produzir
cartões com imagens e palavras afetivas direcionadas a eles/as, de
forma a garantir que a relação de afeto e vínculo se fortaleça a cada
dia.
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “Garota pede ajuda para demolir escola”, disponível em:
2º Momento: Explore
o vídeo com os/as alunos/as, propondo algumas questões como: O que
vocês acharam do vídeo? Por que a criança queria demolir a sua escola?
Vocês acham que ela estava fazendo uma piada? Por que será que as
pessoas que atenderam ao telefone acreditaram que se tratava de uma
piada? O que na escola era tão ruim para a criança querer cometer tal
ato? Você já teve vontade de demolir a sua escola? Quando? Por quê? Como
você lidou com essa situação? No vídeo, a criança se queixou de seus
professores. E você? Tem alguma queixa para fazer de seus/suas
professores/as? Já procurou conversar com eles/elas a respeito? Já
buscou saber se eles/elas também têm queixas em relação à você ou à sua
turma?
3º Momento: Divida
a turma em trios para que reflitam e conversem sobre seus/suas
professores/as. Oriente os/as alunos/as a procurarem se lembrar de
todos/as os/as professores/as que têm ou já tiveram. Após esssa etapa,
os/as alunos/as deverão escolher alguns/mas professores/as para produzir
cartões com imagens e palavras afetivas direcionadas a eles/as, de
forma a garantir que a relação de afeto e vínculo se fortaleça a cada
dia.
Atividade 2:
Professor/a, indique aos/as alunos/as a leitura do livro “Uma professora muito Maluquinha” de Ziraldo para ser lido em casa durante a semana, para posterior reflexão e discussão em aula.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e discutirem sobre o livro “Uma professora muito Maluquinha”
Sugestão de questões desencadeadoras da discussão:
Por
que vocês acham que a professora do livro era conhecida como
“Maluquinha”? O que ela tinha de “maluquinha”? Na sua percepção, a
professora Maluquinha tinha afeto por seus/suas alunos/as? Como pode ser
observado isso? Os/as alunos/as gostavam da professora Maluquinha? Você
acha que eles/as aprendiam o que ela ensinava? Por quê? Você conhece
alguma professora ou professor parecida/o com a Professora Maluquinha?
3º Momento: Professor/a, proponha aos/as alunos/as que construam uma história com o título: “A/o minha/meu Professora/r muito Maluquinha/o”.
Nesse texto, os/as alunos/as deverão imaginar um/a professor/a que, na
sua percepção, seja afetivo/a, criativo/a, cuidadoso/a e atencioso/a e
narrar uma história baseada na relação deste/a professor/a com seus/suas
alunos/as.
Professor/a, indique aos/as alunos/as a leitura do livro “Uma professora muito Maluquinha” de Ziraldo para ser lido em casa durante a semana, para posterior reflexão e discussão em aula.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem em círculo e discutirem sobre o livro “Uma professora muito Maluquinha”
Sugestão de questões desencadeadoras da discussão:
Por
que vocês acham que a professora do livro era conhecida como
“Maluquinha”? O que ela tinha de “maluquinha”? Na sua percepção, a
professora Maluquinha tinha afeto por seus/suas alunos/as? Como pode ser
observado isso? Os/as alunos/as gostavam da professora Maluquinha? Você
acha que eles/as aprendiam o que ela ensinava? Por quê? Você conhece
alguma professora ou professor parecida/o com a Professora Maluquinha?
3º Momento: Professor/a, proponha aos/as alunos/as que construam uma história com o título: “A/o minha/meu Professora/r muito Maluquinha/o”.
Nesse texto, os/as alunos/as deverão imaginar um/a professor/a que, na
sua percepção, seja afetivo/a, criativo/a, cuidadoso/a e atencioso/a e
narrar uma história baseada na relação deste/a professor/a com seus/suas
alunos/as.
Atividade 3:
1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “O Caderno”, disponível em:
2º Momento: Explore
a música com os/as alunos/as: Essa música é uma dedicatória a quem?
Quem está fazendo essa dedicatória? Na música, o compositor apresenta o
caderno como companheiro e amigo fiel da criança. Você concorda com
isso? Imagine que ao invés desta música ser uma dedicatória feita por um
“caderno” que ela fosse dedicada por um/a professor/a a você. É
possível? O que você pensa que ele/ela teria a lhe dizer?
3º Momento: Após essas perguntas iniciais, solicite aos/as alunos/as que, a partir da letra da música “O caderno”,
eles/as elejam um/a professor/a, com quem cultivem uma relação de
admiração e respeito, e imaginem que esse/a professor/a fez essa
dedicatória a eles/as, alunos/as. Os/as alunos/s deverão produzir um
texto resposta ao/à professor/a e, após a produção, poderão ilustrar da
forma que preferirem, com desenhos, colagens, fotos, palavras, dentre
outros recursos. Se for possível entrar em contato com os/as
professores/as, peça aos alunos que entreguem os textos, como forma de
reconhecimento e de homenagem aos/às mesmos/as.
1º Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: “O Caderno”, disponível em:
2º Momento: Explore
a música com os/as alunos/as: Essa música é uma dedicatória a quem?
Quem está fazendo essa dedicatória? Na música, o compositor apresenta o
caderno como companheiro e amigo fiel da criança. Você concorda com
isso? Imagine que ao invés desta música ser uma dedicatória feita por um
“caderno” que ela fosse dedicada por um/a professor/a a você. É
possível? O que você pensa que ele/ela teria a lhe dizer?
3º Momento: Após essas perguntas iniciais, solicite aos/as alunos/as que, a partir da letra da música “O caderno”,
eles/as elejam um/a professor/a, com quem cultivem uma relação de
admiração e respeito, e imaginem que esse/a professor/a fez essa
dedicatória a eles/as, alunos/as. Os/as alunos/s deverão produzir um
texto resposta ao/à professor/a e, após a produção, poderão ilustrar da
forma que preferirem, com desenhos, colagens, fotos, palavras, dentre
outros recursos. Se for possível entrar em contato com os/as
professores/as, peça aos alunos que entreguem os textos, como forma de
reconhecimento e de homenagem aos/às mesmos/as.
O Caderno – Toquinho
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel…
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel…
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer… Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer…(2x)”
4º Momento:
Reflita com os/as alunos/as sobre o quanto cultivar o afeto na relação
professor-aluno é importante para que a aprendizagem se dê de forma
prazerosa e significativa. Procure investigar se, em sua história
escolar, vivenciaram situações em que a aprendizagem de determinado
conteúdo tornou-se mais fácil e interessante em função da relação de
afeto estabelecida com o professor e se o contrário também aconteceu. A
partir dessas reflexões, solicite aos/às alunos/as que se dividam em
grupos e criem peças teatrais abordando esta temática. Professor/a,
acompanhe a elaboração das peças e os ensaios, de modo que o conteúdo
apresentado seja uma forma de promover reflexões gerais acerca do tema e
não exponha situações particulares, evitando possíveis
constrangimentos.
5º Momento: Promova
um momento de apresentação das peças teatrais, convidando todos os
professores da turma para assistirem e/ou participarem. Ao final das
apresentações, faça um fechamento da atividade, procurando avaliar com
os/as alunos/as e seus/suas professores/as a importância da afetividade
na relação professor-aluno, bem como sugerir estratégias que favoreçam
esta aproximação.
Professor/a vale a pena assistir ao seguinte vídeo O SABER E O SABOR para subsidiá-lo/a em sua aula:https://youtu.be/rCIiaoyrFXw
“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel…
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel…
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer… Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer…(2x)”
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel…
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel…
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer… Só peço a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer…(2x)”
4º Momento:
Reflita com os/as alunos/as sobre o quanto cultivar o afeto na relação
professor-aluno é importante para que a aprendizagem se dê de forma
prazerosa e significativa. Procure investigar se, em sua história
escolar, vivenciaram situações em que a aprendizagem de determinado
conteúdo tornou-se mais fácil e interessante em função da relação de
afeto estabelecida com o professor e se o contrário também aconteceu. A
partir dessas reflexões, solicite aos/às alunos/as que se dividam em
grupos e criem peças teatrais abordando esta temática. Professor/a,
acompanhe a elaboração das peças e os ensaios, de modo que o conteúdo
apresentado seja uma forma de promover reflexões gerais acerca do tema e
não exponha situações particulares, evitando possíveis
constrangimentos.
5º Momento: Promova
um momento de apresentação das peças teatrais, convidando todos os
professores da turma para assistirem e/ou participarem. Ao final das
apresentações, faça um fechamento da atividade, procurando avaliar com
os/as alunos/as e seus/suas professores/as a importância da afetividade
na relação professor-aluno, bem como sugerir estratégias que favoreçam
esta aproximação.
Professor/a vale a pena assistir ao seguinte vídeo O SABER E O SABOR para subsidiá-lo/a em sua aula:https://youtu.be/rCIiaoyrFXw
Recursos Complementares
Afetividade e aprendizagem: relação professor-aluno, disponível em:
A afetividade e as relações interpessoais na escola, disponível em:
Afetividade e aprendizagem: relação professor-aluno, disponível em:
A afetividade e as relações interpessoais na escola, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=sPm7TITgQ_U
Avaliação
Professor/a,
a avaliação deverá ser contínua e processual. Procure observar se os/as
alunos/as se envolveram na realização das atividades propostas em aula e
se conseguiram reconhecer o quanto é importante que se cultive o afeto
na relação professor-aluno.
*** Autor: LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
Professor/a,
a avaliação deverá ser contínua e processual. Procure observar se os/as
alunos/as se envolveram na realização das atividades propostas em aula e
se conseguiram reconhecer o quanto é importante que se cultive o afeto
na relação professor-aluno.
*** Autor: LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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