PROVA DE HISTÓRIA - 8º ANO


 QUESTÃO 01 ––––––––––––––––––––––––|
A mudança da capital, em 1763, da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro reflete:
(a) O desejo da coroa portuguesa de reduzir seu controle sobre a região das minas.
(b) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Nordeste açucareiro para a região mineradora, incluindo o Rio de Janeiro.
(c) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Sul para o Norte.
(d) A decadência da economia mineradora e a ascensão do açúcar.
 QUESTÃO 02 ––––––––––––––––––––––––|
De olho no texto e na imagem!
"Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amontoem" (Antonil, "Cultura e opulência do Brasil", 1711).
A partir do século XVIII as atividades da colônia diversificaram-se. O texto expressa uma atividade econômica característica
(a) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.
(b) de todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão-de-obra indígena e negra.
(c) das regiões do Nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão-de-obra escrava.
(d) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do Nordeste.
 QUESTÃO 03 ––––––––––––––––––––––––|
Em finais do século XVI e durante o século XVII, inúmeras expedições percorreram os sertões brasileiros, partindo principalmente da Capitania de São Paulo. Tais expedições ficaram conhecidas como "bandeiras", e seus componentes, "bandeirantes". O objetivo principal das bandeiras era
(a) encontrar um novo caminho para as Índias Orientais.
(b) abastecer as regiões mineradoras das Minas Gerais.
(c) destruir os quilombos de escravos fugidos das grandes fazendas de café.
(d) apresar índios e buscar ouro e pedras preciosas.
 QUESTÃO 04 ––––––––––––––––––––––––|
Sobre a escravidão no Brasil, é correto afirmar que:
(a) eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.
(b) o dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.
(c) aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.
(d) o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.
QUESTÃO 05 ––––––––––––––––––––––––|
Em 29 de junho de 1720 eclodiu um conflito com cerca de dois mil revoltosos, comandados pelo tropeiro português Felipe dos Santos denominado:
(a) Revolta dos emboabas
(b) Guerra dos revoltosos
(c) Conflito do quintado
(d) Revolta de Vila Rica
QUESTÃO 06––––––––––––––––––––––––|
O ouro circulava normalmente pela região mineradora, o que tornava difícil a cobrança do quinto. Para que ficasse mais eficiente esse controle, o governo português proibiu a circulação de ouro em pó criando as:
(a) Intendências mineiras
(b) Casas de fundição. 
(c) fiscalizações das minas
(d) Cercas entre as minas
QUESTÃO 07––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem e leia o texto:
“Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta.”
Observando a imagem e lendo o texto, podemos concluir que
(a) não havia nenhum instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros
(b) surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.
(c) os escravos aceitavam sua condição sem buscar formas de resistências.
(d) os senhores de engenho aceitavam as práticas culturais dos escravos.
QUESTÃO 08 –––––––––––––––––––––––––|
Durante o período da mineração no Brasil ocorreu um violento conflito entre paulista e portugueses que ficou conhecido como:
(a) Conflito dos moicanos
(b) Conflito da mineração
(c) Guerra da mineração
(d) Guerra dos emboabas
QUESTÃO 09 –––––––––––––––––––––––––|
Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram
(a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
(b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
(c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
(d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
 QUESTÃO 10 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
Ela se refere a expressão “Santo do pau oco”. Na época da mineração, podemos dizer que
(a) a expressão “santo do pau oco” deriva do contrabando de ouro feito no interior de estátuas de santos.
(b) as pessoas utilizavam o santo oco para ficar mais leves, pois a madeira pesava.
(c) não se tratava de contrabando, e sim da fé religiosa da época.
(d) os portugueses utilizavam os santos do pau oco para levar o ouro arrecadado dos impostos.
 QUESTÃO 11––––––––––––––––––––––––|
Quando os portugueses chegaram ao litoral das novas terras, se depararam com uma enorme quantidade de pau-brasil, madeira muito valiosa na Europa, que posteriormente originou o nome da colônia. Sobre a exploração do pau-brasil, podemos afirmar que
(a) o pau-brasil era adquirido por meio da compra com moeda portuguesa cunhada em ouro.
(b) a base da mão de obra era formada por escravos africanos.
(c) embora a extração tenha sido muito grande, ela não gerou danos ambientais significativos em função da extensão territorial do litoral brasileiro.
(d) o pau-brasil foi muito explorado, porque a tinta vermelha extraída dele era usada para tingir tecidos na Europa.
QUESTÃO BÔNUS––––––––––––––––––––|
A Guerra dos Emboabas e a Revolta de Felipe dos Santos, no século XVIII, foram movimentos relacionados com
(a) o cultivo da cana-de-açúcar.
(b) a vinda de escravos da África.
(c) a cultura do café.
(d) as questões da mineração.



 QUESTÃO 01 ––––––––––––––––––––––––|
A mudança da capital, em 1763, da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro reflete:
(a) O desejo da coroa portuguesa de reduzir seu controle sobre a região das minas.
(b) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Nordeste açucareiro para a região mineradora, incluindo o Rio de Janeiro.
(c) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Sul para o Norte.
(d) A decadência da economia mineradora e a ascensão do açúcar.
 QUESTÃO 02 ––––––––––––––––––––––––|
De olho no texto e na imagem!
"Os que trazem [o gado] são brancos, mulatos e pretos, e também índios, que com este trabalho procuram ter algum lucro. Guiam-se indo uns adiante cantando, para serem seguidos pelo gado, e outros vêm atrás das reses, tangendo-as, tendo o cuidado que não saiam do caminho e se amontoem" (Antonil, "Cultura e opulência do Brasil", 1711).
A partir do século XVIII as atividades da colônia diversificaram-se. O texto expressa uma atividade econômica característica
(a) do sertão nordestino, dando origem a trabalhadores diferenciados do resto da colônia.
(b) de todo o território da América portuguesa onde era fácil obter mão-de-obra indígena e negra.
(c) das regiões do Nordeste, produtoras de charque, que empregavam mão-de-obra escrava.
(d) do sul da colônia, visando abastecer de carne a região açucareira do Nordeste.
 QUESTÃO 03 ––––––––––––––––––––––––|
Em finais do século XVI e durante o século XVII, inúmeras expedições percorreram os sertões brasileiros, partindo principalmente da Capitania de São Paulo. Tais expedições ficaram conhecidas como "bandeiras", e seus componentes, "bandeirantes". O objetivo principal das bandeiras era
(a) encontrar um novo caminho para as Índias Orientais.
(b) abastecer as regiões mineradoras das Minas Gerais.
(c) destruir os quilombos de escravos fugidos das grandes fazendas de café.
(d) apresar índios e buscar ouro e pedras preciosas.
 QUESTÃO 04 ––––––––––––––––––––––––|
Sobre a escravidão no Brasil, é correto afirmar que:
(a) eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.
(b) o dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.
(c) aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.
(d) o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.
QUESTÃO 05 ––––––––––––––––––––––––|
Em 29 de junho de 1720 eclodiu um conflito com cerca de dois mil revoltosos, comandados pelo tropeiro português Felipe dos Santos denominado:
(a) Revolta dos emboabas
(b) Guerra dos revoltosos
(c) Conflito do quintado
(d) Revolta de Vila Rica
QUESTÃO 06––––––––––––––––––––––––|
O ouro circulava normalmente pela região mineradora, o que tornava difícil a cobrança do quinto. Para que ficasse mais eficiente esse controle, o governo português proibiu a circulação de ouro em pó criando as:
(a) Intendências mineiras
(b) Casas de fundição. 
(c) fiscalizações das minas
(d) Cercas entre as minas
QUESTÃO 07––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem e leia o texto:
“Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta.”
Observando a imagem e lendo o texto, podemos concluir que
(a) não havia nenhum instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros
(b) surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.
(c) os escravos aceitavam sua condição sem buscar formas de resistências.
(d) os senhores de engenho aceitavam as práticas culturais dos escravos.
QUESTÃO 08 –––––––––––––––––––––––––|
Durante o período da mineração no Brasil ocorreu um violento conflito entre paulista e portugueses que ficou conhecido como:
(a) Conflito dos moicanos
(b) Conflito da mineração
(c) Guerra da mineração
(d) Guerra dos emboabas
QUESTÃO 09 –––––––––––––––––––––––––|
Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram
(a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
(b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
(c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
(d) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
 QUESTÃO 10 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
Ela se refere a expressão “Santo do pau oco”. Na época da mineração, podemos dizer que
(a) a expressão “santo do pau oco” deriva do contrabando de ouro feito no interior de estátuas de santos.
(b) as pessoas utilizavam o santo oco para ficar mais leves, pois a madeira pesava.
(c) não se tratava de contrabando, e sim da fé religiosa da época.
(d) os portugueses utilizavam os santos do pau oco para levar o ouro arrecadado dos impostos.
 QUESTÃO 11––––––––––––––––––––––––|
Quando os portugueses chegaram ao litoral das novas terras, se depararam com uma enorme quantidade de pau-brasil, madeira muito valiosa na Europa, que posteriormente originou o nome da colônia. Sobre a exploração do pau-brasil, podemos afirmar que
(a) o pau-brasil era adquirido por meio da compra com moeda portuguesa cunhada em ouro.
(b) a base da mão de obra era formada por escravos africanos.
(c) embora a extração tenha sido muito grande, ela não gerou danos ambientais significativos em função da extensão territorial do litoral brasileiro.
(d) o pau-brasil foi muito explorado, porque a tinta vermelha extraída dele era usada para tingir tecidos na Europa.
QUESTÃO BÔNUS––––––––––––––––––––|
A Guerra dos Emboabas e a Revolta de Felipe dos Santos, no século XVIII, foram movimentos relacionados com
(a) o cultivo da cana-de-açúcar.
(b) a vinda de escravos da África.
(c) a cultura do café.
(d) as questões da mineração.



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