Atividade História - 7º ano

Observe a figura abaixo e responda os exercícios 1, 2 e 3.

1. A gravura representa parte de uma fazenda açucareira do Brasil colonial. Sobre este assunto, responda:
a) Explique como Portugal conseguiu recursos financeiros para a produção açucareira no Brasil.
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b) Onde Portugal conseguiu mão-de-obra suficiente para os engenhos do Brasil colonial?
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c) Qual o principal motivo que levou os portugueses a não utilizarem a mão-de-obra escrava indígena no Brasil?
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2. A gravura representa:
a) a moenda
b) a casa das caldeiras
c) a casa de purgar
d) a senzala
3. Observando a figura, explique qual era a importância da pecuária para os engenhos no Brasil. (0,5)
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4. A produção açucareira exigia mão-de-obra e uma das alternativas foi trazer escravos africanos para a colônia.
Julgue as alternativas abaixo colocando V ou F.
(   ) Os escravos africanos no Brasil colonial   trabalhavam somente  nos engenhos de açúcar.
(   ) Era comum os senhores de engenho castigarem seus escravos.
(   ) No Brasil colonial o que determinava a riqueza de uma pessoa era a posse de terras e a quantidade de escravos.
(   ) Era comum  os escravos que conseguiam liberdade com a carta de alforria quisessem possuir  um escravo.
(   ) O trabalho nos engenhos de açúcar só havia a mão-de-obra escrava.
5.  Das quinze capitanias hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram. Foram elas
a) São Paulo e Salvador.
b) Rio de Janeiro e Pernambuco.
c) Pernambuco e São Vicente.
d) São Vicente e São Paulo.
6. Observe a imagem:
Descreva a sena retratada nela. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar, artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca de proteção e auxílio).
Como se dava o processo de produção do açúcar? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os lusos se liberarem dá dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes interesses no comércio do açúcar.
9. No século XVII, a crise na empresa açucareira nordestina foi motivada pelo(a)
a) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, expulsão dos holandeses.
b) desenvolvimento da pecuária, concorrência antilhana, queda do preço do açúcar nos mercados internacionais.
c) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, fim do monopólio português.
d) queda do preço do açúcar nos mercados internacionais, concorrência antilhana, fim do monopólio português.
10. Observe a  charge a seguir:
a) Identifique o conflito retratado na charge e as razões que o motivaram.
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b) Por que o personagem do navio afirma: “e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
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Observe a figura abaixo e responda os exercícios 1, 2 e 3.

1. A gravura representa parte de uma fazenda açucareira do Brasil colonial. Sobre este assunto, responda:
a) Explique como Portugal conseguiu recursos financeiros para a produção açucareira no Brasil.
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b) Onde Portugal conseguiu mão-de-obra suficiente para os engenhos do Brasil colonial?
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c) Qual o principal motivo que levou os portugueses a não utilizarem a mão-de-obra escrava indígena no Brasil?
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2. A gravura representa:
a) a moenda
b) a casa das caldeiras
c) a casa de purgar
d) a senzala
3. Observando a figura, explique qual era a importância da pecuária para os engenhos no Brasil. (0,5)
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4. A produção açucareira exigia mão-de-obra e uma das alternativas foi trazer escravos africanos para a colônia.
Julgue as alternativas abaixo colocando V ou F.
(   ) Os escravos africanos no Brasil colonial   trabalhavam somente  nos engenhos de açúcar.
(   ) Era comum os senhores de engenho castigarem seus escravos.
(   ) No Brasil colonial o que determinava a riqueza de uma pessoa era a posse de terras e a quantidade de escravos.
(   ) Era comum  os escravos que conseguiam liberdade com a carta de alforria quisessem possuir  um escravo.
(   ) O trabalho nos engenhos de açúcar só havia a mão-de-obra escrava.
5.  Das quinze capitanias hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram. Foram elas
a) São Paulo e Salvador.
b) Rio de Janeiro e Pernambuco.
c) Pernambuco e São Vicente.
d) São Vicente e São Paulo.
6. Observe a imagem:
Descreva a sena retratada nela. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar, artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca de proteção e auxílio).
Como se dava o processo de produção do açúcar? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os lusos se liberarem dá dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes interesses no comércio do açúcar.
9. No século XVII, a crise na empresa açucareira nordestina foi motivada pelo(a)
a) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, expulsão dos holandeses.
b) desenvolvimento da pecuária, concorrência antilhana, queda do preço do açúcar nos mercados internacionais.
c) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, fim do monopólio português.
d) queda do preço do açúcar nos mercados internacionais, concorrência antilhana, fim do monopólio português.
10. Observe a  charge a seguir:
a) Identifique o conflito retratado na charge e as razões que o motivaram.
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b) Por que o personagem do navio afirma: “e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
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