Observe a figura abaixo e responda os
exercícios 1, 2 e 3.
1. A gravura representa parte de uma
fazenda açucareira do Brasil colonial. Sobre este assunto, responda:
a) Explique como Portugal conseguiu
recursos financeiros para a produção açucareira no Brasil.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Onde Portugal conseguiu mão-de-obra
suficiente para os engenhos do Brasil colonial?
______________________________________________________________________________________
c) Qual o principal motivo que levou os
portugueses a não utilizarem a mão-de-obra escrava indígena no Brasil?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A gravura representa:
a) a moenda
b) a casa das caldeiras
c) a casa de purgar
d) a senzala
3. Observando a figura, explique qual
era a importância da pecuária para os engenhos no Brasil. (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A produção açucareira exigia
mão-de-obra e uma das alternativas foi trazer escravos africanos para a
colônia.
Julgue as alternativas abaixo colocando
V ou F.
( ) Os escravos africanos no
Brasil colonial trabalhavam somente nos engenhos de açúcar.
( ) Era comum os senhores de
engenho castigarem seus escravos.
( ) No Brasil colonial o que
determinava a riqueza de uma pessoa era a posse de terras e a quantidade de
escravos.
( ) Era comum os
escravos que conseguiam liberdade com a carta de alforria quisessem
possuir um escravo.
(
) O trabalho nos engenhos de açúcar só havia a mão-de-obra escrava.
5. Das quinze capitanias
hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram.
Foram elas
a) São Paulo e Salvador.
b) Rio de Janeiro e Pernambuco.
c) Pernambuco e São Vicente.
d) São Vicente e São Paulo.
6. Observe a imagem:
Descreva a sena retratada nela.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era
composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de
terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de
cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana
e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos
escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses
dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses
dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar,
artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca
de proteção e auxílio).
Como se dava o processo de produção do açúcar?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses
estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países
europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os
lusos se liberarem dá dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o
escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes
interesses no comércio do açúcar.
9. No século XVII, a crise na empresa açucareira nordestina foi
motivada pelo(a)
a) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa,
expulsão dos holandeses.
b) desenvolvimento da pecuária, concorrência antilhana, queda do
preço do açúcar nos mercados internacionais.
c) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, fim do
monopólio português.
d) queda do preço do açúcar nos
mercados internacionais, concorrência antilhana, fim do monopólio português.
10. Observe a charge a seguir:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que o personagem do navio afirma: “e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe a figura abaixo e responda os
exercícios 1, 2 e 3.
1. A gravura representa parte de uma
fazenda açucareira do Brasil colonial. Sobre este assunto, responda:
a) Explique como Portugal conseguiu
recursos financeiros para a produção açucareira no Brasil.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Onde Portugal conseguiu mão-de-obra
suficiente para os engenhos do Brasil colonial?
______________________________________________________________________________________
c) Qual o principal motivo que levou os
portugueses a não utilizarem a mão-de-obra escrava indígena no Brasil?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A gravura representa:
a) a moenda
b) a casa das caldeiras
c) a casa de purgar
d) a senzala
3. Observando a figura, explique qual
era a importância da pecuária para os engenhos no Brasil. (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. A produção açucareira exigia
mão-de-obra e uma das alternativas foi trazer escravos africanos para a
colônia.
Julgue as alternativas abaixo colocando
V ou F.
( ) Os escravos africanos no
Brasil colonial trabalhavam somente nos engenhos de açúcar.
( ) Era comum os senhores de
engenho castigarem seus escravos.
( ) No Brasil colonial o que
determinava a riqueza de uma pessoa era a posse de terras e a quantidade de
escravos.
( ) Era comum os
escravos que conseguiam liberdade com a carta de alforria quisessem
possuir um escravo.
(
) O trabalho nos engenhos de açúcar só havia a mão-de-obra escrava.
5. Das quinze capitanias
hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram.
Foram elas
a) São Paulo e Salvador.
b) Rio de Janeiro e Pernambuco.
c) Pernambuco e São Vicente.
d) São Vicente e São Paulo.
6. Observe a imagem:
Descreva a sena retratada nela.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era
composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de
terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de
cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana
e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos
escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses
dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses
dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar,
artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca
de proteção e auxílio).
Como se dava o processo de produção do açúcar?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses
estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países
europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os
lusos se liberarem dá dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o
escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes
interesses no comércio do açúcar.
9. No século XVII, a crise na empresa açucareira nordestina foi
motivada pelo(a)
a) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa,
expulsão dos holandeses.
b) desenvolvimento da pecuária, concorrência antilhana, queda do
preço do açúcar nos mercados internacionais.
c) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, fim do
monopólio português.
d) queda do preço do açúcar nos
mercados internacionais, concorrência antilhana, fim do monopólio português.
10. Observe a charge a seguir:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Por que o personagem do navio afirma: “e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário