ATIVIDADE 6º ANO GEOGRAFIA MAIO


1) Observe a imagem, e responda:
a) A Terra possui diversos movimentos, porém dois são os que mais interferem em nosso cotidiano. Observe a figura e identifique os tipos de movimento que a Terra faz e descreva as suas principais características.
b) Com base no movimento da Terra na figura acima, explique o que é o Equinócio e o Solstício.
2) O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de
(a) Rotação
(b) Nutação
(c) Translação
(d) Precessão
3) No início de sua formação, há mais de 5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida. 
Que características, durante a transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
(a)  Resfriamento lento do planeta, formação de uma atmosfera e água no estado líquido. 
(b)  Atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(c) Os gases da atmosfera primitiva eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância. 
(d)  Manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
4) Um forte terremoto de 8,8 graus atingiu a região central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra atingido em primeiro lugar por um abalo sísmico ou terremoto, portanto o ponto de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIÓN, às 3h34min (hora local) do dia 27 de fevereiro de 2010, espalhando devastação. Alertas de tsunamis foram emitidos para 53 países e territórios. O tremor foi sentido em países vizinhos. No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prédios se mexendo, o que provocou a saída repentina de moradores que achavam que o prédio estava desabando.
Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros países?
(a) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(b) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(c) A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
(d) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
5) Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
(      ) estrela do sistema solar
(      ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(      ) satélite natural da Terra
(      ) maior planeta do sistema solar
(      ) instrumento utilizado para observar os astros
6) sobre a biosfera, podemos destacar que
(a) não é propício a sobrevivência de vida.
(b) abrange a hidrosfera, a litosfera e as baixas camadas da atmosfera.
(c) representa toda a água do planeta.
(d) é composta basicamente de rochas magmáticas.
7) Destaque a diferença entre tempo histórico e tempo geológico
8) Para reconstruir a história da Terra, especialistas em geologia e paleontologia estudam
(a) vulcões e mares.
(b) somente as rochas sedimentares.
(c) rochas e fósseis.
(d) a era glacial.
Gabarito: 1. Pessoal – 2. c – 3. a – 4. a – 5. (C) (E) (A) (B) (D) – 6. b – 7. Pessoal – 8. c


1) Observe a imagem, e responda:
a) A Terra possui diversos movimentos, porém dois são os que mais interferem em nosso cotidiano. Observe a figura e identifique os tipos de movimento que a Terra faz e descreva as suas principais características.
b) Com base no movimento da Terra na figura acima, explique o que é o Equinócio e o Solstício.
2) O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de
(a) Rotação
(b) Nutação
(c) Translação
(d) Precessão
3) No início de sua formação, há mais de 5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida. 
Que características, durante a transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
(a)  Resfriamento lento do planeta, formação de uma atmosfera e água no estado líquido. 
(b)  Atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(c) Os gases da atmosfera primitiva eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância. 
(d)  Manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
4) Um forte terremoto de 8,8 graus atingiu a região central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra atingido em primeiro lugar por um abalo sísmico ou terremoto, portanto o ponto de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIÓN, às 3h34min (hora local) do dia 27 de fevereiro de 2010, espalhando devastação. Alertas de tsunamis foram emitidos para 53 países e territórios. O tremor foi sentido em países vizinhos. No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prédios se mexendo, o que provocou a saída repentina de moradores que achavam que o prédio estava desabando.
Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros países?
(a) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(b) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(c) A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
(d) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
5) Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
(      ) estrela do sistema solar
(      ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(      ) satélite natural da Terra
(      ) maior planeta do sistema solar
(      ) instrumento utilizado para observar os astros
6) sobre a biosfera, podemos destacar que
(a) não é propício a sobrevivência de vida.
(b) abrange a hidrosfera, a litosfera e as baixas camadas da atmosfera.
(c) representa toda a água do planeta.
(d) é composta basicamente de rochas magmáticas.
7) Destaque a diferença entre tempo histórico e tempo geológico
8) Para reconstruir a história da Terra, especialistas em geologia e paleontologia estudam
(a) vulcões e mares.
(b) somente as rochas sedimentares.
(c) rochas e fósseis.
(d) a era glacial.
Gabarito: 1. Pessoal – 2. c – 3. a – 4. a – 5. (C) (E) (A) (B) (D) – 6. b – 7. Pessoal – 8. c


Nenhum comentário:

Postar um comentário