1) Observe a imagem, e responda:
a) A Terra possui diversos movimentos,
porém dois são os que mais interferem em nosso cotidiano. Observe a figura e
identifique os tipos de movimento que a Terra faz e descreva as suas principais
características.
b) Com base no movimento da Terra na
figura acima, explique o que é o Equinócio e o Solstício.
2) O movimento da Terra responsável
pelas estações do ano é chamado de
(a) Rotação
(b) Nutação
(c) Translação
(d) Precessão
3) No início de sua formação, há mais de
5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície
da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e
era impossível existir vida.
Que características, durante a
transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
(a) Resfriamento lento do planeta,
formação de uma atmosfera e água no estado líquido.
(b) Atmosfera e resfriamento
rápido do planeta.
(c) Os gases da atmosfera primitiva eram
os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em
abundância.
(d) Manutenção das altas
temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
4) Um forte terremoto de 8,8 graus
atingiu a região central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra
atingido em primeiro lugar por um abalo sísmico ou terremoto, portanto o ponto
de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIÓN, às 3h34min (hora local) do dia
27 de fevereiro de 2010, espalhando devastação. Alertas de tsunamis foram
emitidos para 53 países e territórios. O tremor foi sentido em países vizinhos.
No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prédios se mexendo, o
que provocou a saída repentina de moradores que achavam que o prédio estava
desabando.
Por que no Brasil não temos terremotos
de grande intensidade como os que acontecem em outros países?
(a) O Brasil se encontra no meio de uma
placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(b) O Brasil se encontra na borda
(ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(c) A localização do Brasil não
interfere na percepção dos tremores.
(d) O Brasil se encontra no meio da
Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
5) Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
( )
estrela do sistema solar
( )
caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
( )
satélite natural da Terra
( ) maior
planeta do sistema solar
( )
instrumento utilizado para observar os astros
6) sobre a biosfera, podemos destacar
que
(a) não é propício a sobrevivência de
vida.
(b) abrange a hidrosfera, a litosfera e
as baixas camadas da atmosfera.
(c) representa toda a água do planeta.
(d) é composta basicamente de rochas
magmáticas.
7) Destaque a diferença entre tempo
histórico e tempo geológico
8) Para reconstruir a história da Terra,
especialistas em geologia e paleontologia estudam
(a) vulcões e mares.
(b) somente as rochas sedimentares.
(c) rochas e fósseis.
(d) a era glacial.
1) Observe a imagem, e responda:
a) A Terra possui diversos movimentos,
porém dois são os que mais interferem em nosso cotidiano. Observe a figura e
identifique os tipos de movimento que a Terra faz e descreva as suas principais
características.
b) Com base no movimento da Terra na
figura acima, explique o que é o Equinócio e o Solstício.
2) O movimento da Terra responsável
pelas estações do ano é chamado de
(a) Rotação
(b) Nutação
(c) Translação
(d) Precessão
3) No início de sua formação, há mais de
5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície
da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e
era impossível existir vida.
Que características, durante a
transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
(a) Resfriamento lento do planeta,
formação de uma atmosfera e água no estado líquido.
(b) Atmosfera e resfriamento
rápido do planeta.
(c) Os gases da atmosfera primitiva eram
os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em
abundância.
(d) Manutenção das altas
temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
4) Um forte terremoto de 8,8 graus
atingiu a região central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra
atingido em primeiro lugar por um abalo sísmico ou terremoto, portanto o ponto
de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIÓN, às 3h34min (hora local) do dia
27 de fevereiro de 2010, espalhando devastação. Alertas de tsunamis foram
emitidos para 53 países e territórios. O tremor foi sentido em países vizinhos.
No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prédios se mexendo, o
que provocou a saída repentina de moradores que achavam que o prédio estava
desabando.
Por que no Brasil não temos terremotos
de grande intensidade como os que acontecem em outros países?
(a) O Brasil se encontra no meio de uma
placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(b) O Brasil se encontra na borda
(ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(c) A localização do Brasil não
interfere na percepção dos tremores.
(d) O Brasil se encontra no meio da
Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
5) Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
( )
estrela do sistema solar
( )
caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
( )
satélite natural da Terra
( ) maior
planeta do sistema solar
( )
instrumento utilizado para observar os astros
6) sobre a biosfera, podemos destacar
que
(a) não é propício a sobrevivência de
vida.
(b) abrange a hidrosfera, a litosfera e
as baixas camadas da atmosfera.
(c) representa toda a água do planeta.
(d) é composta basicamente de rochas
magmáticas.
7) Destaque a diferença entre tempo
histórico e tempo geológico
8) Para reconstruir a história da Terra,
especialistas em geologia e paleontologia estudam
(a) vulcões e mares.
(b) somente as rochas sedimentares.
(c) rochas e fósseis.
(d) a era glacial.
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