Projeto Corpo Humano - Educação Infantil
Olá amigos, tudo certinho?
Conforme
o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para
vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de
Jardim - 4 e 5 anos.
PROJETO
CONHECENDO
MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ
TEMA:
Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz
JUSTIFICATIVA:
A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos
alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega.
Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer
o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele
de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma
imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as
diferenças.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
OBJETIVOS:
·
Conhecer as partes do corpo e aprender a
nomeá-las;
·
Reconhecer a função de cada parte e órgão de
nosso corpo;
·
Incitar a curiosidade sobre as partes que
compõem o corpo humano, externas e internas;
·
Estimular o respeito a si mesmo, suas
capacidades e limitações;
·
Proporcionar a percepção do próprio corpo e
expressão desta imagem
através
do desenho;
·
Desenvolver a percepção de mundo da criança
através dos cinco sentidos;
·
Estimular a importância de ter uma alimentação
balanceada e rica em frutas e verduras;
·
Reforçar a conscientização do respeito às
diferenças;
·
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia
em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
PERÍODO:
Segunda quinzena de maio,
junho e julho.
CONTEÚDOS:
- As partes do corpo;
- Esquema corporal
- Sentimentos;
- Órgãos dos sentidos;
- Higiene e saúde
- Lateralidade.
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:
- Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
- Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
- Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre eles;
- Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
- Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
- Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
- Representações de histórias através de desenhos;
- Representação do corpo através de desenhos;
- Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
- História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
- Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
- Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
- Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
- Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
- Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de sexo;
- Percebendo o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar, correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
- Músicas: “Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc.
- Desenho e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do corpo.
- Completar um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
- Fazer quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
- Recortar de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e tem que desenhar o corpo, etc.)
- Modelando o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do corpo humano até que esteja o mais completo possível.
- Mapeamento do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.
- Conhecendo os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta
- Levar para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando de descobrir utilizar os cinco sentidos.
- O dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
- Atividades pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.
- Histórias com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história, isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o corpo.
- Dramatização do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do jornal e o reconhecimento das partes do corpo.
- Técnica de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
- Massagem: Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo do outro.
- Técnicas de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.
- Jogos no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no programa de pinturas.
- Medindo o nosso corpo: medir o corpo, utilizando fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.
- Trabalhando a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a lateralidade dominante. Pode ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.
- Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
- Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
- Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
- Confecção de álbum de alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a prejudicial à saúde;
- Pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
- Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
- Contação de histórias com fantoches;
- Jogo da memória das frutas;
- Bingo das frutas;
- Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
- Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica);
- Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos,
- Atividades com as letras do alfabeto e números;
- Sequência numérica e de quantidade.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio
das partes do corpo.
Será também através da análise da
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.
RECURSOS:
Jornais,
revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante,
papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho,
produtos de higiene e etc.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos
trabalhos realizados durante o projeto.
REFERÊNCIA:
Diretrizes
Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A Criança
Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.
Fonte: http://www.cantinhoalternativo.com.br
Projeto Corpo Humano - Educação Infantil
Olá amigos, tudo certinho?
Conforme
o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para
vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de
Jardim - 4 e 5 anos.
PROJETO
CONHECENDO
MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ
TEMA:
Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz
JUSTIFICATIVA:
A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos
alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega.
Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a
saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer
o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele
de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma
imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as
diferenças.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer
e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da
higiene para uma vida saudável.
OBJETIVOS:
·
Conhecer as partes do corpo e aprender a
nomeá-las;
·
Reconhecer a função de cada parte e órgão de
nosso corpo;
·
Incitar a curiosidade sobre as partes que
compõem o corpo humano, externas e internas;
·
Estimular o respeito a si mesmo, suas
capacidades e limitações;
·
Proporcionar a percepção do próprio corpo e
expressão desta imagem
através
do desenho;
·
Desenvolver a percepção de mundo da criança
através dos cinco sentidos;
·
Estimular a importância de ter uma alimentação
balanceada e rica em frutas e verduras;
·
Reforçar a conscientização do respeito às
diferenças;
·
Ampliar a percepção da criança de sua autonomia
em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
PERÍODO:
Segunda quinzena de maio,
junho e julho.
CONTEÚDOS:
- As partes do corpo;
- Esquema corporal
- Sentimentos;
- Órgãos dos sentidos;
- Higiene e saúde
- Lateralidade.
EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:
- Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
- Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
- Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre eles;
- Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
- Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
- Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
- Representações de histórias através de desenhos;
- Representação do corpo através de desenhos;
- Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
- História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
- Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
- Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
- Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
- Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
- Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de sexo;
- Percebendo o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar, correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
- Músicas: “Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc.
- Desenho e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do corpo.
- Completar um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
- Fazer quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
- Recortar de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e tem que desenhar o corpo, etc.)
- Modelando o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do corpo humano até que esteja o mais completo possível.
- Mapeamento do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.
- Conhecendo os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta
- Levar para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando de descobrir utilizar os cinco sentidos.
- O dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
- Atividades pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.
- Histórias com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história, isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o corpo.
- Dramatização do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do jornal e o reconhecimento das partes do corpo.
- Técnica de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
- Massagem: Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo do outro.
- Técnicas de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.
- Jogos no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no programa de pinturas.
- Medindo o nosso corpo: medir o corpo, utilizando fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.
- Trabalhando a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a lateralidade dominante. Pode ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.
- Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
- Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
- Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
- Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
- Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
- Confecção de álbum de alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a prejudicial à saúde;
- Pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
- Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
- Contação de histórias com fantoches;
- Jogo da memória das frutas;
- Bingo das frutas;
- Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
- Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica);
- Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos,
- Atividades com as letras do alfabeto e números;
- Sequência numérica e de quantidade.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste,
através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio
das partes do corpo.
Será também através da análise da
evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.
RECURSOS:
Jornais,
revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante,
papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho,
produtos de higiene e etc.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos
trabalhos realizados durante o projeto.
REFERÊNCIA:
Diretrizes
Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A Criança
Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.
Fonte: http://www.cantinhoalternativo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário