Projeto Corpo Humano - Educação Infantil

Projeto Corpo Humano - Educação Infantil

Olá amigos, tudo certinho?

Conforme o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de Jardim - 4 e 5 anos.

PROJETO
CONHECENDO MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ



TEMA:

Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz

JUSTIFICATIVA:

A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega. Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
              

OBJETIVOS:


·         Conhecer as partes do corpo e aprender a nomeá-las;

·         Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;

·         Incitar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;

·         Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;

·         Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem
através do desenho;

·         Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;

·         Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;

·         Reforçar a conscientização do respeito às diferenças;

·         Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.

 PERÍODO:

Segunda quinzena de maio, junho e julho.

CONTEÚDOS:

- As partes do corpo;
- Esquema corporal
- Sentimentos;
- Órgãos dos sentidos;
- Higiene e saúde
- Lateralidade.

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:

  • Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre eles;
  •  Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  •  Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
  • Representações de histórias através de desenhos;
  •  Representação do corpo através de desenhos;
  •  Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  •  Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
  • Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de sexo;
  • Percebendo o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar, correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
  • Músicas: “Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc.
  • Desenho e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do corpo. 
  •  Completar um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
  • Fazer quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
  • Recortar de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e tem que desenhar o corpo, etc.)
  •  Modelando o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do corpo humano até que esteja o mais completo possível.
  • Mapeamento do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.
  • Conhecendo os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta
  • Levar para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando de descobrir utilizar os cinco sentidos.
  • O dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
  • Atividades pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.
  •  Histórias com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história, isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o corpo.
  •  Dramatização do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do jornal e o reconhecimento das partes do corpo.
  • Técnica de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
  • Massagem: Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo do outro.
  • Técnicas de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.
  • Jogos no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no programa de pinturas.
  • Medindo o nosso corpo:  medir o corpo, utilizando fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.
  • Trabalhando a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a lateralidade dominante. Pode ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.
  • Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
  • Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
  • Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
  • Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
  • Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
  • Confecção de álbum de alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a prejudicial à saúde;
  • Pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
  • Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
  • Contação de histórias com fantoches;
  • Jogo da memória das frutas;
  • Bingo das frutas;
  • Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
  • Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica);
  • Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos,
  • Atividades com as letras do alfabeto e números;
  • Sequência numérica e de quantidade.

AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste, através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio das partes do corpo.
            Será também através da análise da evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.

RECURSOS:

Jornais, revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante, papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho, produtos de higiene e etc.

 CULMINÂNCIA:

 Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

 REFERÊNCIA:

Diretrizes Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A Criança Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.






Fonte: http://www.cantinhoalternativo.com.br

Projeto Corpo Humano - Educação Infantil

Olá amigos, tudo certinho?

Conforme o prometido lá no instagram @blogcantinhoalternativo, vou deixar para vocês o projeto sobre o corpo humano que trabalhei com a minha turma de Jardim - 4 e 5 anos.

PROJETO
CONHECENDO MEU CORPO PARA CUIDAR E SER FELIZ



TEMA:

Conhecendo meu corpo para cuidar e ser feliz

JUSTIFICATIVA:

A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem muitas curiosidades em relação ao seu corpo e ao do colega. Assim sendo, pretendemos aproveitar esta curiosidade para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Conhecer o próprio corpo possibilita que a criança tenha condições de interagir com ele de forma coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesma e aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
              

OBJETIVOS:


·         Conhecer as partes do corpo e aprender a nomeá-las;

·         Reconhecer a função de cada parte e órgão de nosso corpo;

·         Incitar a curiosidade sobre as partes que compõem o corpo humano, externas e internas;

·         Estimular o respeito a si mesmo, suas capacidades e limitações;

·         Proporcionar a percepção do próprio corpo e expressão desta imagem
através do desenho;

·         Desenvolver a percepção de mundo da criança através dos cinco sentidos;

·         Estimular a importância de ter uma alimentação balanceada e rica em frutas e verduras;

·         Reforçar a conscientização do respeito às diferenças;

·         Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.

 PERÍODO:

Segunda quinzena de maio, junho e julho.

CONTEÚDOS:

- As partes do corpo;
- Esquema corporal
- Sentimentos;
- Órgãos dos sentidos;
- Higiene e saúde
- Lateralidade.

EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS DE APRENDIZAGEM:

  • Observação do corpo, no espelho e do outro colega, nomeando semelhanças e diferenças;
  • Atividades onde os alunos irão se tocar para perceber os próprios ossos, e os de colega, as próprias articulações, as batidas do pulso, as batidas do coração;
  • Observar os dedos, aprender a nomeá-los, notando as diferenças entre eles;
  •  Identificar as partes do corpo através de atividades orais e práticas utilizando os alunos onde eles irão apalpar nomeando as partes do seu corpo;
  •  Conversa com os alunos sobre os cuidados do corpo: higiene, prevenção de acidentes;
  • Representação prática sobre os sentidos: tato, audição, gustação e olfato;
  • Representações de histórias através de desenhos;
  •  Representação do corpo através de desenhos;
  •  Confecção de bonecos utilizando meias de nylon, jornal e sucatas;
  • História “O amigo do dentinho”(vídeo dá história aqui).
  • Aula prática sobre os cuidados com os dentes, escovação com os alunos;
  • Atividades de recreação, correr, pular, brincadeiras de roda, morto/vivo, dentro/fora, buscando o companheiro, espelho, estátua;
  • Aula sobre a necessidade da higiene corporal: banho diário, cabelos limpos, limpeza dos dentes, unhas cortadas, lavar as mãos antes das refeições;
  •  Contorno do corpo de dois colegas, menino e menina;
  • Completar o corpo contornado dos colegas, observando as diferenças de sexo;
  • Percebendo o corpo: Ao ar livre realizar várias atividades como: rolar, pular, caminhar, correr, imitar animais, dançar aumentando e diminuindo gradativamente o ritmo.
  • Músicas: “Cabeça, ombro joelho e pé”, “ A Formiguinha”, “Boneca de Lata”, “Eu conheço um jacaré”, “Meus dentinhos”, “Cuidado olhinho”, “Corpo Humano” da Angélica, etc.
  • Desenho e Recorte das partes do corpo: Várias atividades podem ser realizadas. Há inúmeras coleções pedagógicas que trazem atividades referentes às partes do corpo. 
  •  Completar um rosto que só há o contorno, recortando as partes que faltam.
  • Fazer quebra-cabeça com figuras recortadas de revistas.
  • Recortar de revistas partes do corpo humano e completar o que falta (recorta a cabeça e tem que desenhar o corpo, etc.)
  •  Modelando o nosso corpo: Utilizando massinha modelar a figura humana. Primeiramente só a cabeça e todas as partes que tem e depois vai acrescentando mais partes do corpo humano até que esteja o mais completo possível.
  • Mapeamento do corpo: Em grupos ou em duplas, utilizando papel pardo, desenhar o corpo do colega (mapa) e completar com as partes do corpo. Em seguida com a ajuda da professora identificar e escrever o nome das partes do corpo.
  • Conhecendo os órgãos dos sentidos: Através de atividades práticas mostrar as crianças às várias formas de sentirmos e percebermos tudo a nossa volta
  • Levar para a sala de aula vários objetos, sabores, essências e sons para que brincando de descobrir utilizar os cinco sentidos.
  • O dado dos sentidos: É um jogo que consiste em jogar o dado o qual em cada face traz um dos órgãos dos sentidos e para cada face uma atividade prática será realizada, relacionando o órgão a sua função. Exemplo: boca vai até a caixa e pega algo para comer e deve dizer o sabor que tem.
  • Atividades pedagógicas relacionando os cinco sentidos e com a higiene. Há inúmeros exemplos em várias coleções pedagógicas disponíveis em todas as escolas.
  •  Histórias com as partes do corpo; histórias que trazem como personagens as partes do corpo. O autor Ziraldo escreveu vários livros: O joelho Juvenal, os cinco dedinhos. É interessante porque é o próprio órgão que fala e conta a história, isso possibilita a imaginação e desperta para os cuidados que se deve ter com o corpo.
  •  Dramatização do banho com as etapas do jornal: Esta é uma atividade muito divertida. É uma história dramatizada do banho, a qual é realizada envolvendo as etapas do jornal e o reconhecimento das partes do corpo.
  • Técnica de Relaxamento: Na sala deitados no chão ao som de uma música realizar exercícios de relaxamento, percepção do corpo e da respiração. É uma atividade muito prazerosa, pois traz bem-estar e é diferente, pois, foge do trabalho pedagógico propriamente dito (nas mesinhas).
  • Massagem: Em duplas são realizadas massagens, da borboleta, do gatinho, etc., para que possam sentir o toque do colega. É o momento de trabalhar o respeito ao corpo do outro.
  • Técnicas de Afetividade: Com auxílio de algumas músicas será realizado várias atividades, terapia do abraço, dança coletiva, etc. É a oportunidade de trabalhar a socialização, a aceitação, as diferenças e os sentimentos.
  • Jogos no Computador: Aproveitando a aula de informática, será trabalhado no Linux Educacional com o Senhor Batata. Um jogo onde os alunos utilizando diferentes partes do corpo terão que montar seu boneco. Assim os alunos poderão utilizar o computador para criar seu boneco. Também puderam desenhar o corpo humano no programa de pinturas.
  • Medindo o nosso corpo:  medir o corpo, utilizando fita métrica e também barbante, assim podem perceber os diferentes tamanhos uns dos outros e em seguida um gráfico pode ser montado com as medidas dos alunos.
  • Trabalhando a lateralidade: Várias músicas e atividades podem ser realizadas com os alunos tanto dentro da sala como fora para que possam perceber e utilizar a lateralidade dominante. Pode ser: pegar, arremessar, separar objetos; brincadeiras recreativas, etc.
  • Identificar e criar o hábito de uma boa alimentação;
  • Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa para as refeições;
  • Identificar e manter os horários para fazer as refeições, valorizando os momentos reservados a elas;
  • Desenvolver independência para manter sua higiene pessoal;
  • Pesquisar e registrar sobre os hábitos alimentares da família e do seu grupo, identificando e utilizando gráficos;
  • Confecção de álbum de alimentos; Confecção de cartazes sobre os alimentos saudáveis e a prejudicial à saúde;
  • Pesquisas sobre os hábitos alimentares da família;
  • Cruzadinhas, labirintos e caça-palavras;
  • Contação de histórias com fantoches;
  • Jogo da memória das frutas;
  • Bingo das frutas;
  • Atividades de classificação com rótulos de alimentos, material de higiene e limpeza;
  • Atividades de escrita, letra inicial, final, quantas letras, sílabas. (Consciência fonológica);
  • Atividades de escrita de pequenos textos pelos alunos,
  • Atividades com as letras do alfabeto e números;
  • Sequência numérica e de quantidade.

AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto será contínua, no decorrer do desenvolvimento deste, através da realização e participação, envolvimento, reconhecimento e domínio das partes do corpo.
            Será também através da análise da evolução das atividades tanto práticas como pedagógicas.

RECURSOS:

Jornais, revistas, folhas de atividades, rádio, Cd, computador, bolas, cordas, barbante, papeis coloridos, massinha de modelas, jogos, caixas, alimentos, rótulos, espelho, produtos de higiene e etc.

 CULMINÂNCIA:

 Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

 REFERÊNCIA:

Diretrizes Curriculares na Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A Criança Como Protagonista da Aprendizagem, 2016.






Fonte: http://www.cantinhoalternativo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário