Plano de aula para trabalhar desafios corporais com berçário
Objetivos
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.
Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.
Desenvolvimento
Na maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se
movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de
modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um
de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física
proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a
importância desses momentos.
Outro fator importante é a presença do adulto. Ainda que simples, certas
atividades podem paralisar uma criança que sinta medo ou dificuldade em
realizá-las - e o educador ajuda tanto a evitar acidentes quanto a dar
mais confiança aos pequenos. Além disso, o adulto deve ficar atento às
etapas do desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis
demais, não estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis,
não despertam o interesse em superar limites. Portanto, as atividades
até podem ser as mesmas para as diferentes faixas etárias da creche, mas
pequenas variações em seu planejamento e execução são muito bem-vindas.
Atividade 1
Uma proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a
passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e
assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro
obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a
regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração,
estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2
No pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para
descida. Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser
interessante. Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e
ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão
direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com
qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí,
trabalhar novos estímulos à outra mão.
Atividade 3
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o
desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar
uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega
envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e
trabalho em equipe.
Atividade 4
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e
mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por
exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e
guepardos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser
interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que
ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Atividade 5
Bolas variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão,
handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma
competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa
etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e
dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode
incrementar ainda mais o trabalho.
Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não
para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das
atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir
realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das
possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda
orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de
também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos
filhos.
Da Nova Escola.
Plano de aula para trabalhar desafios corporais com berçário
Objetivos
- Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças.
- Desenvolver habilidades corporais variadas.
Material necessário
Bolas, cordas, escorregador, colchonetes e imagens de animais.
Desenvolvimento
Na maioria das vezes, as crianças são muito ativas e estão sempre se
movimentando. Contudo, é importante que a Educação Física seja feita de
modo sistemático durante, por exemplo, dois períodos de 30 minutos, um
de manhã e outro pela tarde. É certo que qualquer atividade física
proporciona benefícios, mas a organização ajuda a criança a perceber a
importância desses momentos.
Outro fator importante é a presença do adulto. Ainda que simples, certas
atividades podem paralisar uma criança que sinta medo ou dificuldade em
realizá-las - e o educador ajuda tanto a evitar acidentes quanto a dar
mais confiança aos pequenos. Além disso, o adulto deve ficar atento às
etapas do desenvolvimento das crianças: se as propostas forem fáceis
demais, não estimulam os pequenos a contento e, se forem muito difíceis,
não despertam o interesse em superar limites. Portanto, as atividades
até podem ser as mesmas para as diferentes faixas etárias da creche, mas
pequenas variações em seu planejamento e execução são muito bem-vindas.
Atividade 1
Uma proposta interessante é enfileirar bolas e auxiliar as crianças a
passar os pés por cima delas - primeiro o direito, depois do esquerdo e
assim por diante. Em seguida, as cordas podem servir como outro
obstáculo a ser ultrapassado, por cima ou por baixo, de acordo com a
regulagem de altura. Exercícios como esses exigem concentração,
estratégia, preparo e, ao mesmo tempo, são estímulos divertidos.
Atividade 2
No pátio, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para
descida. Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser
interessante. Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e
ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão
direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com
qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí,
trabalhar novos estímulos à outra mão.
Atividade 3
Propostas que envolvem cooperação são ferramentas importantes para o
desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Ficar em fila, passar
uma bola embaixo das pernas e entregá-la nas mãos do próximo colega
envolve não apenas estímulos corporais como também noções de respeito e
trabalho em equipe.
Atividade 4
Aproveite que as crianças costumam gostar muito de imitar animais e
mostre imagens de bichos cujos movimentos elas possam copiar. Por
exemplo, minhocas e cobras rastejam, sapos e cangurus pulam, cavalos e
guepardos correm. Até o caminhar dos gorilas e chimpanzés pode ser
interessante reproduzir: o corpo desses animais acompanha o andar, o que
ajuda as crianças a desenvolver noções de lateralidade.
Atividade 5
Bolas variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão,
handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma
competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa
etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e
dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode
incrementar ainda mais o trabalho.
Avaliação
Faça anotações sobre o desempenho dos pequenos sempre que possível, não
para compará-los, mas para aumentar gradativamente a dificuldade das
atividades em que eles se saem melhor. Se alguma criança não conseguir
realizar determinada proposta, procure auxiliá-la, dentro das
possibilidades dela, até que consiga superar seus limites. Vale ainda
orientar os pais a fazer algumas dessas propostas em casa, a fim de
também contribuírem para a melhoria do desenvolvimento corporal dos
filhos.
Da Nova Escola.
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