Matemática - Números Naturais
Ajudando
seu aluno a conceituar
números
naturais
Você
já observou crianças pequenas contando? Quando contam uma coleção de objetos, “recitam”
números, muitas vezes “saltando” alguns e repetindo outros. Se os objetos estão
espalhados, elas costumam contar alguns mais de uma vez e deixar de contar
outros. Além disso, não é claro para algumas quando devem parar a contagem. Crianças
neste estágio, ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está
presente em suas vidas – e isso incentiva suas primeiras tentativas de
contagem. As crianças levam para a escola essa “vontade” de contar, que deve
ser incentivada e explorada.
a)
Atividades de contagem
Da mesma forma que uma criança aprende
a falar enquanto fala (corretamente ou não), ela deve aprender a contar
enquanto conta. Aproveite as muitas oportunidades que aparecem em sala de aula
para contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte (e peça para
que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole os limites de
contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10, introduza a
contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu aluno tenha o conceito
pronto para fazer contagens (isso seria como pedir que uma criança só falasse
quando já soubesse fala corretamente).
b)
Atividades estabelecendo relações entre coleções diferentes
Estas atividades (correspondência um a
um entre os elementos de duas coleções) conduzem á comparação de quantidades e
preparam para o conceito de igualdade e desigualdade entre números.
Por
exemplo: Distribua para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte:
“Há mais canetas do que tampas?”
Observe
as estratégias utilizadas pelos alunos para comparar, pois algumas disposições
espaciais podem causar dificuldades nos primeiros estágios. Peça então que os
alunos retirem e coloquem as tampas nas canetas. Em seguida, repita a pergunta.
Repita este tipo de atividade, variando
os materiais e as quantidades envolvidas, sempre permitindo que seus alunos
desenvolvam suas próprias estratégias de comparação. Você pode usar, por
exemplo: pires e xícaras, os próprios alunos e suas carteiras, pedras pequenas
e pedras grandes, etc. Aos poucos, os alunos devem concluir que a quantidades
de objetos é independente da forma e do tamanho (por exemplo: podem existem
menos pedras grandes que pedras pequenas, embora quando amontoadas, as pedras
grandes ocupem um volume maior do que as pedras pequenas).
c)
Atividades lúdicas
Explore o gosto das crianças por jogos
e brincadeiras para criar situações de aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR
LEVEZA
Para
este jogo são utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que apresentam a
representação numérica e pictórica dos números de 1 a 10 (podemos também usar
as cartas de um a dez de um baralho). Os cartões são divididos por 2 crianças.
Cada
criança abre um cartão de seu monte os valores são comparados. Quem tiver o
maior valor, fica com os dois cartões. Em caso de empate, novos cartões são
abertos e o aluno que tiver o maior número nesta nova rodada ganha os quatro
cartões. Ao final do jogo, ganha quem tiver mais cartões.
Crie variações deste jogo, usando novos
cartões com números e representações pictóricas de cada valor para ampliar o
limite numérico (até 20, por exemplo).
Matemática - Números Naturais
Ajudando
seu aluno a conceituar
números
naturais
Você
já observou crianças pequenas contando? Quando contam uma coleção de objetos, “recitam”
números, muitas vezes “saltando” alguns e repetindo outros. Se os objetos estão
espalhados, elas costumam contar alguns mais de uma vez e deixar de contar
outros. Além disso, não é claro para algumas quando devem parar a contagem. Crianças
neste estágio, ainda não desenvolveram o conceito de número, mas ele está
presente em suas vidas – e isso incentiva suas primeiras tentativas de
contagem. As crianças levam para a escola essa “vontade” de contar, que deve
ser incentivada e explorada.
a)
Atividades de contagem
Da mesma forma que uma criança aprende
a falar enquanto fala (corretamente ou não), ela deve aprender a contar
enquanto conta. Aproveite as muitas oportunidades que aparecem em sala de aula
para contar. Sempre que for significativo para os alunos, conte (e peça para
que as crianças contem) alunos, lápis, brinquedos, etc. Extrapole os limites de
contagem das crianças (por exemplo, se elas só contam até 10, introduza a
contagem com 15 ou 20 elementos). Não espere até que seu aluno tenha o conceito
pronto para fazer contagens (isso seria como pedir que uma criança só falasse
quando já soubesse fala corretamente).
b)
Atividades estabelecendo relações entre coleções diferentes
Estas atividades (correspondência um a
um entre os elementos de duas coleções) conduzem á comparação de quantidades e
preparam para o conceito de igualdade e desigualdade entre números.
Por
exemplo: Distribua para cada aluno 6 canetas e 6 tampas de caneta. Pergunte:
“Há mais canetas do que tampas?”
Observe
as estratégias utilizadas pelos alunos para comparar, pois algumas disposições
espaciais podem causar dificuldades nos primeiros estágios. Peça então que os
alunos retirem e coloquem as tampas nas canetas. Em seguida, repita a pergunta.
Repita este tipo de atividade, variando
os materiais e as quantidades envolvidas, sempre permitindo que seus alunos
desenvolvam suas próprias estratégias de comparação. Você pode usar, por
exemplo: pires e xícaras, os próprios alunos e suas carteiras, pedras pequenas
e pedras grandes, etc. Aos poucos, os alunos devem concluir que a quantidades
de objetos é independente da forma e do tamanho (por exemplo: podem existem
menos pedras grandes que pedras pequenas, embora quando amontoadas, as pedras
grandes ocupem um volume maior do que as pedras pequenas).
c)
Atividades lúdicas
Explore o gosto das crianças por jogos
e brincadeiras para criar situações de aprendizagem.
Por exemplo: Jogo MAIOR
LEVEZA
Para
este jogo são utilizados 40 cartões, como ilustrado acima, que apresentam a
representação numérica e pictórica dos números de 1 a 10 (podemos também usar
as cartas de um a dez de um baralho). Os cartões são divididos por 2 crianças.
Cada
criança abre um cartão de seu monte os valores são comparados. Quem tiver o
maior valor, fica com os dois cartões. Em caso de empate, novos cartões são
abertos e o aluno que tiver o maior número nesta nova rodada ganha os quatro
cartões. Ao final do jogo, ganha quem tiver mais cartões.
Crie variações deste jogo, usando novos
cartões com números e representações pictóricas de cada valor para ampliar o
limite numérico (até 20, por exemplo).
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