Mala viajante
Olá amigos,
o
projeto "MALA VIAJANTE" tem o objetivo de despertar o gosto pela
leitura, independente de que forma essa leitura está sendo feita.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas a nada.
Minha mala vai e vem e há quem brigue por ela, quem não a queira e também quem fica curioso e acaba querendo.
A única coisa que peço é que ilustrem a história, o livro que mais gostou. Eles leem se quiserem, mas eles sempre querem.
dentro tem um caderno de registro das ilustrações, lápis de cor e caneta hidrocor.
vai também um guia de instrução para o responsável.
cada aluno escolhe os livros que vão levar e além da mala, o empréstimo de livro é diário.
Projeto ‘sacola de leitura’
“O livro é aquele brinquedo que por incrível que pareça,
que entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”.
Maria Dinorah
Justificativa:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a
familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu
repertório. isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos
com os textos, desde cedo, e de sua participação frequentem situações
diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno
tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o
livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria,
para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas
mais uma das atividades de escola. Propomos nessa atividade a leitura no
ambiente familiar com atividades dirigidas para que toda a família
possa acompanhar o processo de aprendizagem da leitura e incentive o
educando ao gosto pela leitura.
Objetivos:
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o
projeto maleta de leitura tem como objetivo incentivar o hábito de ler e
estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no
prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse
processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com
literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a
constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade,
porém a questiona e a transforma.
Desenvolvimento:
A cada semana, um aluno levará para casa maleta de leitura contendo
vários objetos dentro e o livro escolhido por ele (a) para ler.a criança
ficará com a maleta por 3 dias. Desta forma ela e a família terão tempo
de ler a história e preparar de forma criativa uma apresentação do
livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Queremos que
nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias
até o fim não seja obrigação, mas, sim uma possibilidade norteada pelo
desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.
Tendo em vista a implantação do projeto solicito o compromisso de cada
responsável em cuidar para que a maleta seja devolvida em perfeito
estado assim como os livros que pertencem à escola e precisam ser bem
cuidados.O responsável que assinar o documento abaixo fica comprometido a
utilizar a maleta para fins educativos junto à sua família e devolver
em 3 dias com todos os livros em perfeito estado, caso haja algum desvio
ou prejuízo o mesmo deverá repor o que foi perdido para que o outro
aluno não fique prejudicado.
Mala viajante
Olá amigos,
o
projeto "MALA VIAJANTE" tem o objetivo de despertar o gosto pela
leitura, independente de que forma essa leitura está sendo feita.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas a nada.
Minha mala vai e vem e há quem brigue por ela, quem não a queira e também quem fica curioso e acaba querendo.
A única coisa que peço é que ilustrem a história, o livro que mais gostou. Eles leem se quiserem, mas eles sempre querem.
dentro tem um caderno de registro das ilustrações, lápis de cor e caneta hidrocor.
vai também um guia de instrução para o responsável.
cada aluno escolhe os livros que vão levar e além da mala, o empréstimo de livro é diário.
Projeto ‘sacola de leitura’
“O livro é aquele brinquedo que por incrível que pareça,
que entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”.
Maria Dinorah
Justificativa:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito
de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao
cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da
imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além
disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e
colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios
culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a
familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu
repertório. isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos
com os textos, desde cedo, e de sua participação frequentem situações
diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno
tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o
livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria,
para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas
mais uma das atividades de escola. Propomos nessa atividade a leitura no
ambiente familiar com atividades dirigidas para que toda a família
possa acompanhar o processo de aprendizagem da leitura e incentive o
educando ao gosto pela leitura.
Objetivos:
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o
projeto maleta de leitura tem como objetivo incentivar o hábito de ler e
estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no
prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse
processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com
literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a
constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade,
porém a questiona e a transforma.
Desenvolvimento:
A cada semana, um aluno levará para casa maleta de leitura contendo
vários objetos dentro e o livro escolhido por ele (a) para ler.a criança
ficará com a maleta por 3 dias. Desta forma ela e a família terão tempo
de ler a história e preparar de forma criativa uma apresentação do
livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Queremos que
nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias
até o fim não seja obrigação, mas, sim uma possibilidade norteada pelo
desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.
Tendo em vista a implantação do projeto solicito o compromisso de cada
responsável em cuidar para que a maleta seja devolvida em perfeito
estado assim como os livros que pertencem à escola e precisam ser bem
cuidados.O responsável que assinar o documento abaixo fica comprometido a
utilizar a maleta para fins educativos junto à sua família e devolver
em 3 dias com todos os livros em perfeito estado, caso haja algum desvio
ou prejuízo o mesmo deverá repor o que foi perdido para que o outro
aluno não fique prejudicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário