Algumas
atividades, desenvolvidas em sala de aula, são fundamentais no processo
de alfabetização das crianças. Leitura em rodas, caça-palavras,
escrever textos memorizados e até ditados. Pela simplicidade das
atividades, é possível até que os pais alfabetizados tentem
desenvolvê-las em casa.
01 - LEITURA EM RODAS
O que é:
o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de
diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas
etc.).
Quando propor:diariamente,
tomando o cuidado de trabalhar cada tipo de texto várias vezes, para
que a turma se familiarize com ele, e de variar os gêneros, para que o
repertório se amplie.
O que a criança aprende:
esse é o principal canal de acesso ao mundo da escrita, essencial para
os filhos de pais analfabetos ou que têm pouco contato em casa com
livros, revistas e outros materiais. Na atividade, a criança se
familiariza com a linguagem dos livros (onde há histórias que divertem),
dos jornais (que trazem notícias), dos manuais (que ensinam a usar um
aparelho) etc. Assim, ela aprende que cada um é produzido e apresentado
de uma forma diferente e, assim, começa a perceber a diferença entre a
língua falada e a escrita.
02 - LER PARA APRENDER A LER
O que é: a
confrontação da criança com listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) e
textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e
trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou "leia"
trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).
Quando propor: em
dias alternados com as atividades de escrita. A atividade deve ser
realizada só com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é
aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler
com autonomia.
O que a criança aprende: acompanhando
o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de
"descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso
acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a
realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele
reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou
identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de
leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será
determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores -
e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito.
Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma
letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme
a antecipação feita.
03 - ESCREVER PARA APRENDER
O que é:a
escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava-línguas
e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que
podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor:em
dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o
sistema de escrita. A atividade deve ser realizada com alunos não
alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho
sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever.
O que a criança aprende:concentrada
apenas no sistema de escrita - pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a
criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e
quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar
graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de
alfabetização.
04 - DITADO PARA ESCRIBA
O que é: a
turma cria oralmente um texto num gênero específico - conto, carta,
bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar alfabetizada, e a
professora escreve no quadro. É condição didática para a atividade as
crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem saber definir o que
são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe diferenciá-los.
Quando propor:
várias vezes por semana. Sempre que o uso da escrita se fizer
necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de
bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento de projetos de leitura e
escrita.
O que a criança aprende:ela
se aprimora na linguagem escrita ao adaptar a linguagem oral (mais
coloquial) às exigências de um texto no que se refere às suas
características. Há ainda o trabalho de revisão dessa produção,
eliminando palavras repetidas.
Algumas
atividades, desenvolvidas em sala de aula, são fundamentais no processo
de alfabetização das crianças. Leitura em rodas, caça-palavras,
escrever textos memorizados e até ditados. Pela simplicidade das
atividades, é possível até que os pais alfabetizados tentem
desenvolvê-las em casa.
01 - LEITURA EM RODAS
O que é:
o professor organiza a turma em uma roda e faz a leitura em voz alta de
diferentes tipos de texto (contos, poemas, notícias, receitas, cartas
etc.).
Quando propor:diariamente,
tomando o cuidado de trabalhar cada tipo de texto várias vezes, para
que a turma se familiarize com ele, e de variar os gêneros, para que o
repertório se amplie.
O que a criança aprende:
esse é o principal canal de acesso ao mundo da escrita, essencial para
os filhos de pais analfabetos ou que têm pouco contato em casa com
livros, revistas e outros materiais. Na atividade, a criança se
familiariza com a linguagem dos livros (onde há histórias que divertem),
dos jornais (que trazem notícias), dos manuais (que ensinam a usar um
aparelho) etc. Assim, ela aprende que cada um é produzido e apresentado
de uma forma diferente e, assim, começa a perceber a diferença entre a
língua falada e a escrita.
02 - LER PARA APRENDER A LER
O que é: a
confrontação da criança com listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) e
textos que ela conhece de cor - como cantigas, parlendas e
trava-línguas -, propondo que neles ela encontre palavras ou "leia"
trechos (antes mesmo de estar alfabetizada).
Quando propor: em
dias alternados com as atividades de escrita. A atividade deve ser
realizada só com alunos não alfabéticos. Para os alfabetizados, é
aconselhável propor outras tarefas de leitura, já que eles conseguem ler
com autonomia.
O que a criança aprende: acompanhando
o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de
"descobrir" as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso
acontece porque ele já sabe "o que" está escrito (condição para a
realização da atividade) e precisa pensar somente no "onde". Ele
reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou
identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de
leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será
determinada palavra por já conhecer o tema em questão - frutas, cores -
e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito.
Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma
letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme
a antecipação feita.
03 - ESCREVER PARA APRENDER
O que é:a
escrita de textos memorizados - como cantigas, parlendas, trava-línguas
e quadrinhas - ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que
podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor:em
dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o
sistema de escrita. A atividade deve ser realizada com alunos não
alfabéticos. Para os alfabetizados, é aconselhável propor um trabalho
sobre ortografia ou pontuação, uma vez que eles já sabem escrever.
O que a criança aprende:concentrada
apenas no sistema de escrita - pois o conteúdo ela já sabe de cor -, a
criança pode se voltar apenas ao "como escrever", pensando em quantas e
quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar
graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de
alfabetização.
04 - DITADO PARA ESCRIBA
O que é: a
turma cria oralmente um texto num gênero específico - conto, carta,
bilhete, receita, notícia etc. -, mesmo sem estar alfabetizada, e a
professora escreve no quadro. É condição didática para a atividade as
crianças conhecerem o gênero. Dessa forma, mesmo sem saber definir o que
são uma carta ou um conto de fadas, a criança sabe diferenciá-los.
Quando propor:
várias vezes por semana. Sempre que o uso da escrita se fizer
necessário no dia-a-dia da sala de aula (escrita de
bilhetes, convites etc.) e no desenvolvimento de projetos de leitura e
escrita.
O que a criança aprende:ela
se aprimora na linguagem escrita ao adaptar a linguagem oral (mais
coloquial) às exigências de um texto no que se refere às suas
características. Há ainda o trabalho de revisão dessa produção,
eliminando palavras repetidas.
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