👍Caderno: corte e recorte
O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
- Estabilidade postural
- Percepção visual
- Coordenação visomotora
- Integração bilateral
- Orientação espacial
- Consciência corporal
- Força muscular
Mas por onde começar?
Entre
2 anos e 2 anos e meio, a criança já pode começar a manusear uma
tesoura escolar. Entretanto, é importante que esse aprendizado seja
realizado de maneira gradual, respeitando seu desenvolvimento.
Entre 2 e 3 anos
Nessa
idade, provavelmente, seu filho vai precisar das duas mãos para abrir e
fechar a tesoura. No começo ele pode usar uma força excessiva para
realizar o movimento e talvez não tenha desenvolvido habilidades
suficientes para realizar muitos movimentos com a tesoura.
Entre 3 e 4 anos
Com
alguma precisão, seu filho já consegue fazer cortes em linha reta.
Nessa fase, pode-se começar a praticar novos movimentos tais como as
curvas, pois suas habilidades já permitem usar a mão auxiliar para girar
o papel.
Entre 4 e 5 anos
A
criança que foi estimulada é capaz de realizar cortes em curva com
precisão. Ela também consegue cortar formas geométricas (círculos,
quadrados e triângulos). Se você traçar uma linha no papel para
direcionar o corte, seu filho conseguirá ser muito eficaz com a tesoura.
Entre 5 e 6 anos
Nessa
fase a criança pode cortar o papel seguindo contornos mais complexos.
As mãos, uma auxiliar, outra dominante, trabalham de forma coordenada
para segurar e cortar o papel com a tesoura, tornando o corte mais
preciso, sem bordas irregulares.
Atenção!
Ao
colocar uma tesoura na mão do seu filho é sempre importante explicar
que é um utensílio que deve ser usado com cuidado e atenção, e apenas
para cortar os materiais oferecidos durante cada atividade.
Repita as instruções toda vez que ele for usar a tesoura. E só deixe que ele utilize a tesoura sob a supervisão de um adulto.
👍Caderno: corte e recorte
O uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como:
- Estabilidade postural
- Percepção visual
- Coordenação visomotora
- Integração bilateral
- Orientação espacial
- Consciência corporal
- Força muscular
Mas por onde começar?
Entre
2 anos e 2 anos e meio, a criança já pode começar a manusear uma
tesoura escolar. Entretanto, é importante que esse aprendizado seja
realizado de maneira gradual, respeitando seu desenvolvimento.
Entre 2 e 3 anos
Nessa
idade, provavelmente, seu filho vai precisar das duas mãos para abrir e
fechar a tesoura. No começo ele pode usar uma força excessiva para
realizar o movimento e talvez não tenha desenvolvido habilidades
suficientes para realizar muitos movimentos com a tesoura.
Entre 3 e 4 anos
Com
alguma precisão, seu filho já consegue fazer cortes em linha reta.
Nessa fase, pode-se começar a praticar novos movimentos tais como as
curvas, pois suas habilidades já permitem usar a mão auxiliar para girar
o papel.
Entre 4 e 5 anos
A
criança que foi estimulada é capaz de realizar cortes em curva com
precisão. Ela também consegue cortar formas geométricas (círculos,
quadrados e triângulos). Se você traçar uma linha no papel para
direcionar o corte, seu filho conseguirá ser muito eficaz com a tesoura.
Entre 5 e 6 anos
Nessa
fase a criança pode cortar o papel seguindo contornos mais complexos.
As mãos, uma auxiliar, outra dominante, trabalham de forma coordenada
para segurar e cortar o papel com a tesoura, tornando o corte mais
preciso, sem bordas irregulares.
Atenção!
Ao
colocar uma tesoura na mão do seu filho é sempre importante explicar
que é um utensílio que deve ser usado com cuidado e atenção, e apenas
para cortar os materiais oferecidos durante cada atividade.
Repita as instruções toda vez que ele for usar a tesoura. E só deixe que ele utilize a tesoura sob a supervisão de um adulto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário