Psicomotricidade
“É uma ciência que tem como objetivo o estudo do homem através do
seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo.”
(Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
Ao se ouvir falar em Psicomotricidade, a primeira coisa que nos vem a
mente é o movimento, e consequentemente pensamos na vida que é cheia de
movimento.
O movimento está presente em cada atividade desenvolvida, desde a mais
simples até a mais complexa. O bom aluno deveria ser reflexo não somente
de uma mente ocupada em sala de aula, mas também de sua presença de
corpo inteiro. Hoje em dia as crianças estão cada vez mais privados de
se manifestar fisicamente. Crescemos aprendendo a sermos passivos, a
controlar nossos anseios e a seguir um padrão social já estabelecido e
muitas vezes, depois gastamos nosso tempo e dinheiro com programas
terapêuticos para recuperarmos algo que foi podado e que era para ser
natural. Respeitando a necessidade de expressão corporal que as crianças
têm, o aprendizado pode ocorrer muito mais naturalmente.
Nesse sentido, tem-se como uma das funções da Psicomotricidade, auxiliar
e/ou educar através dos movimentos corporais, a manifestação de
aspectos afetivos e cognitivos, facilitando a aprendizagem, uma vez que o
movimento é uma das bases fundamentais do desenvolvimento da criança e
tem um significado na sua relação afetiva com o mundo.
A criança está em constante movimento corporal, e se utiliza deste para
buscar o conhecimento de seu próprio corpo e do outro, e para suprir sua
necessidade de experimentá-lo não só para seu domínio, mas para a
construção da sua autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
O corpo em movimento está todo o tempo presente no processo de
alfabetização. A estimulação corporal através de atividades específicas
traz ao bebê maior segurança para receber todo o estímulo do mundo que o
rodeia, fazendo-o interagir de forma positiva com as pessoas que o
cercam, desenvolvendo integralmente suas potencialidade e o crescimento
normal.
Num outro momento do desenvolvimento, a escola deverá proporcionar
espaço para se trabalhar conceitos psicomotores para que o aluno
construa sua imagem corporal e obtenha o conhecimento de maneira
expressiva, desenvolvendo sua capacidade de comunicação e interação.
A
psicomotricidade deve então, ser considerada como uma educação de base
na escola primária, pois ela condiciona todos os aprendizados
pré-escolares, levando a criança a tomar consciência de seu corpo,
organizar sua lateralidade, situar-se no espaço, dominar seu tempo e
adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. Tudo isso
traz como benefício, por exemplo, a aquisição da habilidade para
manipular os objetos de sala de aula (lápis, tesoura, régua, etc), uma
vez que torna a criança consciente de suas mãos como parte de seu corpo
permitindo que ela desenvolva padrões específicos de movimento e o
controle de seu tônus muscular, além de proporcionar um aprendizado
prazeroso porque englobará também o lúdico, resgatando e dando um novo
significado ao vínculo aluno-escola-conhecimento.
Psicomotricidade
“É uma ciência que tem como objetivo o estudo do homem através do
seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo.”
(Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
Ao se ouvir falar em Psicomotricidade, a primeira coisa que nos vem a
mente é o movimento, e consequentemente pensamos na vida que é cheia de
movimento.
O movimento está presente em cada atividade desenvolvida, desde a mais
simples até a mais complexa. O bom aluno deveria ser reflexo não somente
de uma mente ocupada em sala de aula, mas também de sua presença de
corpo inteiro. Hoje em dia as crianças estão cada vez mais privados de
se manifestar fisicamente. Crescemos aprendendo a sermos passivos, a
controlar nossos anseios e a seguir um padrão social já estabelecido e
muitas vezes, depois gastamos nosso tempo e dinheiro com programas
terapêuticos para recuperarmos algo que foi podado e que era para ser
natural. Respeitando a necessidade de expressão corporal que as crianças
têm, o aprendizado pode ocorrer muito mais naturalmente.
Nesse sentido, tem-se como uma das funções da Psicomotricidade, auxiliar
e/ou educar através dos movimentos corporais, a manifestação de
aspectos afetivos e cognitivos, facilitando a aprendizagem, uma vez que o
movimento é uma das bases fundamentais do desenvolvimento da criança e
tem um significado na sua relação afetiva com o mundo.
A criança está em constante movimento corporal, e se utiliza deste para
buscar o conhecimento de seu próprio corpo e do outro, e para suprir sua
necessidade de experimentá-lo não só para seu domínio, mas para a
construção da sua autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
O corpo em movimento está todo o tempo presente no processo de
alfabetização. A estimulação corporal através de atividades específicas
traz ao bebê maior segurança para receber todo o estímulo do mundo que o
rodeia, fazendo-o interagir de forma positiva com as pessoas que o
cercam, desenvolvendo integralmente suas potencialidade e o crescimento
normal.
Num outro momento do desenvolvimento, a escola deverá proporcionar
espaço para se trabalhar conceitos psicomotores para que o aluno
construa sua imagem corporal e obtenha o conhecimento de maneira
expressiva, desenvolvendo sua capacidade de comunicação e interação.
A
psicomotricidade deve então, ser considerada como uma educação de base
na escola primária, pois ela condiciona todos os aprendizados
pré-escolares, levando a criança a tomar consciência de seu corpo,
organizar sua lateralidade, situar-se no espaço, dominar seu tempo e
adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos. Tudo isso
traz como benefício, por exemplo, a aquisição da habilidade para
manipular os objetos de sala de aula (lápis, tesoura, régua, etc), uma
vez que torna a criança consciente de suas mãos como parte de seu corpo
permitindo que ela desenvolva padrões específicos de movimento e o
controle de seu tônus muscular, além de proporcionar um aprendizado
prazeroso porque englobará também o lúdico, resgatando e dando um novo
significado ao vínculo aluno-escola-conhecimento.
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