QUANDO BEM ORIENTADA E COM AJUDA DOS PAIS, AS TAREFAS TORNAM O ESTUDO MUITO MAIS PRODUTIVO PARA AS CRIANÇAS.
Objetivos:
* Propiciar a compreensão sobre a interação escola-aluno-família com foco na lição da casa.
* Incentivar os pais a organizar a rotina de estudos dos filhos, já visando à autonomia deles.
Faixa etária:
* Crianças a partir do 1º ano.
A maioria dos educadores defende que aluno
deve ter espaço adequado, horário estabelecido para fazer as tarefas e
ser incentivado pelos responsáveis para adquirir disciplina e autonomia
no momento de realizar seus dever. Por isso,
no Colégio Santa Maria, enquanto crianças da educação Infantil estão
aprendendo a lidar com a lição de casa, as do 2º ano do Ensino
Fundamental se sentem mais habituadas, embora também necessitem de apoio
na hora de fazer suas tarefas.
No 6º ano, esse
cenário muda completamente, pois o desafio do aluno é justamente o de
conquistar sua total independência em relação aos estudos. Logo, como a
relação escola-aluno-família se transforma ao longo da vida acadêmica e o
preparo de cada etapa resulta de um esforço conjunto, educadoras do
colégio comentam sobre esse processo comum a todas as crianças. Mas, ao
mesmo tempo em que explicam como os pais devem lidar com a lição de casa
dos filhos - para que a produtividade seja eficiente-, elas também
lançam as bases para que as demais escolas possam alicerçar seu próprio
trabalho.
Anote!
Estudos comprovam
que crianças incentivadas pelos pais a estudar e a fazer as lições de
casa têm um desempenho escolar melhor. No entanto, os pais devem ser
alertados que estimular não significa executar a tarefa da criança.
Preste atenção!
Na escola
tradicional, embora a lição de casa seja um recurso importante para a
fixação dos conhecimentos ministrados em sala de aula, ela também tem
como objetivo fazer com que o aluno exercite a própria responsabilidade e
autonomia.
LIÇÃO DE CASA: AQUISIÇÃO DA AUTONOMIA
Edith Sonagere,
orientadora da Educação Infantil, conta que as crianças de 3, 4 e 5 anos
levam para casa atividades motoras, registros por meio de desenhos,
exercícios matemáticos, coleta de dados, entre outras. A orientação de
como os pais devem se comportar é feita nas reuniões pedagógicas e por
meio de entrevistas quando necessário. "Como na Educação Infantil as
tarefas são simples e se reportam a conteúdos já trabalhados em sala de
aula, solicitamos às famílias que apenas releiam as instruções e deixem
os alunos fazerem a lição sozinhos. Caso a criança solicite ajuda,
apenas deverão estimular o seu raciocínio", diz Edith.
Esse panorama muda
no 2º ano do Ensino Fundamental. Os pais são orientados a organizar a
rotina dos filhos. Portanto, eles devem estipular horário, desligar a TV
e o rádio e indicar um lugar adequado, onde a criança faça o dever
sentada, com claridade e sem muitas interferências do meio.
De acordo com a
professora Rosilene Moutinho Arriola, nessa fase, a função do adulto é
verificar se o estudante precisa de algum material específico - como
revistas para recortar, por exemplo. "No fim, os pais podem rever a
tarefa junto ao filho. Porém, também é imprtante valorizar o que está
bem feito e chamar a atenção para o que poderia ser melhorado, pois é
possível cobrar maior empenho com autoridade e carinho", explica a
professora.
O TEMPO DEDICADO AO DEVER DE CASA.
Entre 6 e 7 anos, a
criança não deve ficar mais do que uma hora realizando a lição diária.
Passado esse tempo, ele se cansará e passará a fazer a tarefa com pouca
qualidade. "Como nessa etapa escolar, ela também não consegue realizar
pesquisas sozinhas, os pais podem ajudar selecionando o material, lendo
alguns trechos juntos, pesquisando na internet, pois o aluno ainda está
em fase de consolidação da alfabetização", orienta Rosilene.
Aos poucos, entre 8
e 9 anos, esse tempo pode ser aumentado gradativamente. Assim, ao
alcançar a faixa etária dos 10 e 11 anos, o estudante deverá ter em
torno de duas horas para realizar suas tarefas.
O PROFESSOR DEVE ORIENTAR
Os pais devem
saber que o ideal para a criança que estuda de manhã é chegar em casa,
almoçar, fazer um pequeno descanso para, depois, iniciar seus deveres. À
tarde, sem um horário estipulado, ela se envolve em outras atividades,
acaba se cansando e, à noite, não terá a mesma disposição para executar a
lição.
o mesmo
procedimento é válido para crianças que estudam à tarde. Embora algumas
realizem a lição à noite, o melhor é reservar esse período para a
interação familiar. Por isso, seria mais interessante fazer a criança
acordar, levantar, realizar sua higiene pessoal, tormar o café,
descansar um pouco e, então, iniciar suas tarefas. Assim, ainda sobra
tempo para ela realizar outras atividade. De certa forma, com toda essa
preparação, a disciplina se estabelece e a rotina de realização do dever
de casa cria por si só um processo de estudo, que faz o aluno se sentir
mais seguro e pronto para as próximas aulas. Consequentemente, quando
ocrrer a passagem para o Ensino Fundamental 2, o estudante também estará
apto a se organizar de acordo com os componentes curriculares, para
obter o sucesso imprescindível aos seus estudos sem muitos sacrificios.
O professor também
deve determinar a quantidade e a diversidade de deveres que a criança
terá que fazer em casa. Logo, é preciso relembrar sempre que, ao
sobrecarregar o aluno, em vez de dinamizar o aprendizado, o máximo que
se consegue é provocar o cansaço e o desinteresse pelos estudos.
Explique aos pais!
Lição de casa não é
punição e nem é dada para preencher apenas tempo do aluno. Ela visa
agilizar o processo de ensino-aprendizagem e para ser proveitosa deve
ser feita em um clima prazeroso. Por isso, os responsáveis não podem
demonstrar irritação quando a criança pede ajuda. Da mesma forma, também
não é aconselhável ficar corrigindo tudo que os filhos fazem. Em vez
disso, o certo é conversar com criança para descobrir quais são suas
dificuldades e, então, apresentá-las na próxima reunião com os
professores, para obter a orientação necessária para auxiliá-la em
situações semelhantes.
Fonte: Guia Prático para professores de ensino fundamental I. nr. 98.
QUANDO BEM ORIENTADA E COM AJUDA DOS PAIS, AS TAREFAS TORNAM O ESTUDO MUITO MAIS PRODUTIVO PARA AS CRIANÇAS.
Objetivos:
* Propiciar a compreensão sobre a interação escola-aluno-família com foco na lição da casa.
* Incentivar os pais a organizar a rotina de estudos dos filhos, já visando à autonomia deles.
Faixa etária:
* Crianças a partir do 1º ano.
A maioria dos educadores defende que aluno
deve ter espaço adequado, horário estabelecido para fazer as tarefas e
ser incentivado pelos responsáveis para adquirir disciplina e autonomia
no momento de realizar seus dever. Por isso,
no Colégio Santa Maria, enquanto crianças da educação Infantil estão
aprendendo a lidar com a lição de casa, as do 2º ano do Ensino
Fundamental se sentem mais habituadas, embora também necessitem de apoio
na hora de fazer suas tarefas.
No 6º ano, esse
cenário muda completamente, pois o desafio do aluno é justamente o de
conquistar sua total independência em relação aos estudos. Logo, como a
relação escola-aluno-família se transforma ao longo da vida acadêmica e o
preparo de cada etapa resulta de um esforço conjunto, educadoras do
colégio comentam sobre esse processo comum a todas as crianças. Mas, ao
mesmo tempo em que explicam como os pais devem lidar com a lição de casa
dos filhos - para que a produtividade seja eficiente-, elas também
lançam as bases para que as demais escolas possam alicerçar seu próprio
trabalho.
Anote!
Estudos comprovam
que crianças incentivadas pelos pais a estudar e a fazer as lições de
casa têm um desempenho escolar melhor. No entanto, os pais devem ser
alertados que estimular não significa executar a tarefa da criança.
Preste atenção!
Na escola
tradicional, embora a lição de casa seja um recurso importante para a
fixação dos conhecimentos ministrados em sala de aula, ela também tem
como objetivo fazer com que o aluno exercite a própria responsabilidade e
autonomia.
LIÇÃO DE CASA: AQUISIÇÃO DA AUTONOMIA
Edith Sonagere,
orientadora da Educação Infantil, conta que as crianças de 3, 4 e 5 anos
levam para casa atividades motoras, registros por meio de desenhos,
exercícios matemáticos, coleta de dados, entre outras. A orientação de
como os pais devem se comportar é feita nas reuniões pedagógicas e por
meio de entrevistas quando necessário. "Como na Educação Infantil as
tarefas são simples e se reportam a conteúdos já trabalhados em sala de
aula, solicitamos às famílias que apenas releiam as instruções e deixem
os alunos fazerem a lição sozinhos. Caso a criança solicite ajuda,
apenas deverão estimular o seu raciocínio", diz Edith.
Esse panorama muda
no 2º ano do Ensino Fundamental. Os pais são orientados a organizar a
rotina dos filhos. Portanto, eles devem estipular horário, desligar a TV
e o rádio e indicar um lugar adequado, onde a criança faça o dever
sentada, com claridade e sem muitas interferências do meio.
De acordo com a
professora Rosilene Moutinho Arriola, nessa fase, a função do adulto é
verificar se o estudante precisa de algum material específico - como
revistas para recortar, por exemplo. "No fim, os pais podem rever a
tarefa junto ao filho. Porém, também é imprtante valorizar o que está
bem feito e chamar a atenção para o que poderia ser melhorado, pois é
possível cobrar maior empenho com autoridade e carinho", explica a
professora.
O TEMPO DEDICADO AO DEVER DE CASA.
Entre 6 e 7 anos, a
criança não deve ficar mais do que uma hora realizando a lição diária.
Passado esse tempo, ele se cansará e passará a fazer a tarefa com pouca
qualidade. "Como nessa etapa escolar, ela também não consegue realizar
pesquisas sozinhas, os pais podem ajudar selecionando o material, lendo
alguns trechos juntos, pesquisando na internet, pois o aluno ainda está
em fase de consolidação da alfabetização", orienta Rosilene.
Aos poucos, entre 8
e 9 anos, esse tempo pode ser aumentado gradativamente. Assim, ao
alcançar a faixa etária dos 10 e 11 anos, o estudante deverá ter em
torno de duas horas para realizar suas tarefas.
O PROFESSOR DEVE ORIENTAR
Os pais devem
saber que o ideal para a criança que estuda de manhã é chegar em casa,
almoçar, fazer um pequeno descanso para, depois, iniciar seus deveres. À
tarde, sem um horário estipulado, ela se envolve em outras atividades,
acaba se cansando e, à noite, não terá a mesma disposição para executar a
lição.
o mesmo
procedimento é válido para crianças que estudam à tarde. Embora algumas
realizem a lição à noite, o melhor é reservar esse período para a
interação familiar. Por isso, seria mais interessante fazer a criança
acordar, levantar, realizar sua higiene pessoal, tormar o café,
descansar um pouco e, então, iniciar suas tarefas. Assim, ainda sobra
tempo para ela realizar outras atividade. De certa forma, com toda essa
preparação, a disciplina se estabelece e a rotina de realização do dever
de casa cria por si só um processo de estudo, que faz o aluno se sentir
mais seguro e pronto para as próximas aulas. Consequentemente, quando
ocrrer a passagem para o Ensino Fundamental 2, o estudante também estará
apto a se organizar de acordo com os componentes curriculares, para
obter o sucesso imprescindível aos seus estudos sem muitos sacrificios.
O professor também
deve determinar a quantidade e a diversidade de deveres que a criança
terá que fazer em casa. Logo, é preciso relembrar sempre que, ao
sobrecarregar o aluno, em vez de dinamizar o aprendizado, o máximo que
se consegue é provocar o cansaço e o desinteresse pelos estudos.
Explique aos pais!
Lição de casa não é
punição e nem é dada para preencher apenas tempo do aluno. Ela visa
agilizar o processo de ensino-aprendizagem e para ser proveitosa deve
ser feita em um clima prazeroso. Por isso, os responsáveis não podem
demonstrar irritação quando a criança pede ajuda. Da mesma forma, também
não é aconselhável ficar corrigindo tudo que os filhos fazem. Em vez
disso, o certo é conversar com criança para descobrir quais são suas
dificuldades e, então, apresentá-las na próxima reunião com os
professores, para obter a orientação necessária para auxiliá-la em
situações semelhantes.
Fonte: Guia Prático para professores de ensino fundamental I. nr. 98.
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