Projeto Mala Viajante



Mala viajante

Olá amigos,
o projeto "MALA VIAJANTE" tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura, independente de que forma essa leitura está sendo feita.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas a nada.
Minha mala vai e vem e há quem brigue por ela, quem não a queira e também quem fica curioso e acaba querendo.
A única coisa que peço é que ilustrem a história, o livro que mais gostou. Eles leem se quiserem, mas eles sempre querem.



 



dentro tem um caderno de registro das ilustrações, lápis de cor e caneta hidrocor.
 



 vai também um guia de instrução para o responsável.
cada aluno escolhe os livros que vão levar e além da mala, o empréstimo de livro é diário.
Projeto ‘sacola de leitura’
“O livro é aquele brinquedo que por incrível que pareça,
que entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”.
Maria Dinorah
Justificativa: 
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequentem situações diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Propomos nessa atividade a leitura no ambiente familiar com atividades dirigidas para que toda a família possa acompanhar o processo de aprendizagem da leitura e incentive o educando ao gosto pela leitura.
Objetivos: 
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto maleta de leitura tem como objetivo incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
Desenvolvimento:
A cada semana, um aluno levará para casa maleta de leitura contendo vários objetos dentro e o livro escolhido por ele (a) para ler.a criança ficará com a maleta por 3 dias. Desta forma ela e a família terão tempo de ler a história e preparar de forma criativa uma apresentação do livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas, sim uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.
Tendo em vista a implantação do projeto solicito o compromisso de cada responsável em cuidar para que a maleta seja devolvida em perfeito estado assim como os livros que pertencem à escola e precisam ser bem cuidados.O responsável que assinar o documento abaixo fica comprometido a utilizar a maleta para fins educativos junto à sua família e devolver em 3 dias com todos os livros em perfeito estado, caso haja algum desvio ou prejuízo o mesmo deverá repor o que foi perdido para que o outro aluno não fique prejudicado.



Mala viajante

Olá amigos,
o projeto "MALA VIAJANTE" tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura, independente de que forma essa leitura está sendo feita.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas a nada.
Minha mala vai e vem e há quem brigue por ela, quem não a queira e também quem fica curioso e acaba querendo.
A única coisa que peço é que ilustrem a história, o livro que mais gostou. Eles leem se quiserem, mas eles sempre querem.



 



dentro tem um caderno de registro das ilustrações, lápis de cor e caneta hidrocor.
 



 vai também um guia de instrução para o responsável.
cada aluno escolhe os livros que vão levar e além da mala, o empréstimo de livro é diário.
Projeto ‘sacola de leitura’
“O livro é aquele brinquedo que por incrível que pareça,
que entre um mistério e um segredo põe ideias na cabeça”.
Maria Dinorah
Justificativa: 
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequentem situações diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Propomos nessa atividade a leitura no ambiente familiar com atividades dirigidas para que toda a família possa acompanhar o processo de aprendizagem da leitura e incentive o educando ao gosto pela leitura.
Objetivos: 
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto maleta de leitura tem como objetivo incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
Desenvolvimento:
A cada semana, um aluno levará para casa maleta de leitura contendo vários objetos dentro e o livro escolhido por ele (a) para ler.a criança ficará com a maleta por 3 dias. Desta forma ela e a família terão tempo de ler a história e preparar de forma criativa uma apresentação do livro para socializar suas aprendizagens com a turma. Queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas, sim uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.
Tendo em vista a implantação do projeto solicito o compromisso de cada responsável em cuidar para que a maleta seja devolvida em perfeito estado assim como os livros que pertencem à escola e precisam ser bem cuidados.O responsável que assinar o documento abaixo fica comprometido a utilizar a maleta para fins educativos junto à sua família e devolver em 3 dias com todos os livros em perfeito estado, caso haja algum desvio ou prejuízo o mesmo deverá repor o que foi perdido para que o outro aluno não fique prejudicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário