Projeto: estações do Ano



Tema: As Estações do Ano


Objetivos:
- Identificar as estações do ano;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Estimular a criatividade;
- Socializar;
- Desenvolver a atenção e o raciocínio;
- Desenvolver a leitura do alfabeto.
- Identificar letras.
- Identificar formas geométricas.
- Ampliar o raciocínio lógico.
- Desenvolver a sentenças matemáticas
- Desenvolver a coordenação motora com a escrita e pintura.
- Desenvolver a expressão corporal e música.
- Identificar cores.
- Conhecer os Estados da água.
- Despertar na criança o sentimento de preservação da natureza.
- Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado às estações;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1º Dia
- Em círculo conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre estações do ano.
- Colhendo as informações iniciar a aula iniciará com a Primavera - a estação das flores.
- Indicar as características dessa estação.
- Identificar a primeira e a última letra da palavra P-rimaver-A.
- Fazer leitura das letras neste nome; contar quantas letrinhas é necessário para se escrever esta palavra; bem como identificar as vogais.
- Pedir que os alunos levem flores para enfeitar a sala.
- Confeccionar flores na sala de aula e montar um painel com a palavra PRIMAVERA, bem enfeitado.
- Caça ao tesouro: procurar na escola (pátio) flores escondidas e depois fazer a contagem das flores encontradas. (modelo em anexo)
2° Dia
- Dialogar sobre a estação outono, sobre o que as crianças acham que tem no outono.
- Na aula escrever o nome das frutas e a quantidade por extenso.
- Com cartaz de uma árvore os alunos irão contar quantas maçãs, bananas, laranjas e peras têm na árvore.
- As crianças na próxima aula trarão frutas que elas gostam para o piquenique. ( se possível)
- As crianças pintarão frutas. (em anexo)
3º Dia
- Na aula de inverno será trabalhado a palavra e identificar o som de cada letra.
- Com figuras de pessoas com vestimentas as crianças devem identificar as que usamos no inverno, e observar cada letra inicial da vestimenta.
- No inverno trabalhar as formas geométricas, montando casinhas de esquimós (quadrado) gorros (triângulo) etc...
- No INVERNO as crianças podem pintar desenhos referentes ao inverno ( anexo)
- Contar a história “A formiga a cigarra” para as crianças, falando sobre a importância de trabalhar e cooperar com os outros.
4º Dia
- Com cubinhos de gelo, explicar as crianças que no inverno quando está frio a água congela. Isso acontece por causa da temperatura que esfria muito ( se possível).
- Filme “ A era do Gelo” ( se possível).
5º Dia
- Conversar sobre o verão, a estação quente, estação de praia, de sorvete.
- Identificar as letras e o som.
- Caça tesouro: procurar no pátio da escola figura de guarda-sol que usamos quando faz muito calor. (Anexo)
- Fazer a contagem das figuras do guarda-sol usando grupos para trabalhar adição. (anexo)
- Com massinhas de modelar fazer picolés.
- Colorir desenhos que representa o verão (em anexo)
- Fazer uma apresentação com fantoches contando sobre cada estação do Ano.



Tema: As Estações do Ano


Objetivos:
- Identificar as estações do ano;
- Desenvolver a linguagem oral;
- Estimular a criatividade;
- Socializar;
- Desenvolver a atenção e o raciocínio;
- Desenvolver a leitura do alfabeto.
- Identificar letras.
- Identificar formas geométricas.
- Ampliar o raciocínio lógico.
- Desenvolver a sentenças matemáticas
- Desenvolver a coordenação motora com a escrita e pintura.
- Desenvolver a expressão corporal e música.
- Identificar cores.
- Conhecer os Estados da água.
- Despertar na criança o sentimento de preservação da natureza.
- Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado às estações;
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1º Dia
- Em círculo conversar com as crianças sobre o que elas sabem sobre estações do ano.
- Colhendo as informações iniciar a aula iniciará com a Primavera - a estação das flores.
- Indicar as características dessa estação.
- Identificar a primeira e a última letra da palavra P-rimaver-A.
- Fazer leitura das letras neste nome; contar quantas letrinhas é necessário para se escrever esta palavra; bem como identificar as vogais.
- Pedir que os alunos levem flores para enfeitar a sala.
- Confeccionar flores na sala de aula e montar um painel com a palavra PRIMAVERA, bem enfeitado.
- Caça ao tesouro: procurar na escola (pátio) flores escondidas e depois fazer a contagem das flores encontradas. (modelo em anexo)
2° Dia
- Dialogar sobre a estação outono, sobre o que as crianças acham que tem no outono.
- Na aula escrever o nome das frutas e a quantidade por extenso.
- Com cartaz de uma árvore os alunos irão contar quantas maçãs, bananas, laranjas e peras têm na árvore.
- As crianças na próxima aula trarão frutas que elas gostam para o piquenique. ( se possível)
- As crianças pintarão frutas. (em anexo)
3º Dia
- Na aula de inverno será trabalhado a palavra e identificar o som de cada letra.
- Com figuras de pessoas com vestimentas as crianças devem identificar as que usamos no inverno, e observar cada letra inicial da vestimenta.
- No inverno trabalhar as formas geométricas, montando casinhas de esquimós (quadrado) gorros (triângulo) etc...
- No INVERNO as crianças podem pintar desenhos referentes ao inverno ( anexo)
- Contar a história “A formiga a cigarra” para as crianças, falando sobre a importância de trabalhar e cooperar com os outros.
4º Dia
- Com cubinhos de gelo, explicar as crianças que no inverno quando está frio a água congela. Isso acontece por causa da temperatura que esfria muito ( se possível).
- Filme “ A era do Gelo” ( se possível).
5º Dia
- Conversar sobre o verão, a estação quente, estação de praia, de sorvete.
- Identificar as letras e o som.
- Caça tesouro: procurar no pátio da escola figura de guarda-sol que usamos quando faz muito calor. (Anexo)
- Fazer a contagem das figuras do guarda-sol usando grupos para trabalhar adição. (anexo)
- Com massinhas de modelar fazer picolés.
- Colorir desenhos que representa o verão (em anexo)
- Fazer uma apresentação com fantoches contando sobre cada estação do Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário