Projeto: AMPLIANDO O BRINCAR




Justificativa: 
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
Promover a interação família-escola, proporcionando aos pais a oportunidade de participar de forma mais efetiva da educação dos filhos, por meio do resgate de brinquedos e brincadeiras que as crianças não conhecem e que eram vivenciados por seus pais.


Objetivos:
- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
· Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.
· Participar de situações de socialização.
· Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.
· Construção de brinquedos com sucatas. 
· Registrar diferentes formas de brincar.
- Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. 
- Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros. 
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. 
- Participar de variadas situações de comunicação oral. 
- Participar de diversas situações de intercambio social. 
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

Sugestões de atividades:

· Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?)
· Listar os brinquedos em cartaz. 
· Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?) 
· Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar. 
· Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância. 
· Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos. 
· Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras. 
· Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos. 
· Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo)
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
Leitura e escrita de letras, sílabas, palavras e textos sobre o assunto.
Trabalhar sequência numérica, números vizinhos (boliche de garrafa pet)




Justificativa: 
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
Promover a interação família-escola, proporcionando aos pais a oportunidade de participar de forma mais efetiva da educação dos filhos, por meio do resgate de brinquedos e brincadeiras que as crianças não conhecem e que eram vivenciados por seus pais.


Objetivos:
- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.
· Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.
· Participar de situações de socialização.
· Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo.
· Construção de brinquedos com sucatas. 
· Registrar diferentes formas de brincar.
- Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação. 
- Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros. 
- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção. 
- Participar de variadas situações de comunicação oral. 
- Participar de diversas situações de intercambio social. 
- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

Sugestões de atividades:

· Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?)
· Listar os brinquedos em cartaz. 
· Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?) 
· Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar. 
· Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância. 
· Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos. 
· Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras. 
· Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos. 
· Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo)
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.
Leitura e escrita de letras, sílabas, palavras e textos sobre o assunto.
Trabalhar sequência numérica, números vizinhos (boliche de garrafa pet)


Nenhum comentário:

Postar um comentário